Deliberação TDC2019 FLP Caso 1 - parecer
The Developer's Conference

TDC2019 - Florianópolis Caso de Análise de palestra da trilha Management 3.0

O Comitê de Ética e Conduta do The Developer's Conference analisou um caso que nos foi trazido após o encerramento do TDC 2019 Florianópolis, quando membros e lideranças de coletivos ligados a diversidade racial, solicitaram posicionamento do TDC quanto a aprovação e apresentação da palestra realizada na Trilha Management 3.0 e Gestão Ágil sob o título de "Autonomia, a lei Áurea do mundo ágil." pelo palestrante Thiago Mulek.

Essas lideranças consideram a proposição de tema e analogia proposta inadequada e solicitaram posicionamento e parecer deste comitê.

Para além desta análise, este Comitê de Ética, em nome do The Developer’s Conference pede desculpas a qualquer pessoa que tenha se ofendido frente aos conteúdos apresentados durante o evento.

O The Developer’s Conference enquanto uma Plataforma de Inovação Aberta, tornou-se com o passar dos anos um evento amplo e abrangente que envolve centenas de pessoas das mais diversas origens, saberes e posicionamentos políticos recebendo centenas de submissões tanto para as pessoas que irão coordenar as trilhas quanto aquelas que irão palestrar. Devido a este grande volume é praticamente impossível evitar que equívocos aconteçam, mas é imprescindível que nenhum deles seja menosprezado e é nosso compromisso atender e analisar toda e qualquer questão que possa gerar dúvida ou impacto nos participantes do evento.

O Comitê de Ética realizou análise do questionamento em momento posterior ao evento, considerando que a palestra foi realizada na trilha e não houve nenhuma denúncia quando de sua ocorrência.

Como parte do processo do Comitê escutamos todas as partes envolvidas (Coordenadores da Trilha, Coordenador de Área, Palestrante e as pessoas que fizeram o questionamento) incluindo uma consulta à especialistas na área de História e Diversidade Racial. A esta especialista propusemos a seguinte questão:

Por que este conteúdo pode ser classificado como inadequado e sensível para uma palestra de 25 minutos em um evento de tecnologia ?

Segundo a Mestre em Estudos Étnicos e Africanos, Especialista em Educação e Relações Raciais, Claudia Santos:

"

Com acesso apenas ao título da apresentação e aos slides é muito difícil opinar sobre o conteúdo já que essa informação não está explícita. Não convém emitir parecer sobre o que não se apresenta.

É importante compreender que a "Lei Áurea" é um elemento num processo complexo que é a Abolição da Escravidão. Acredito que fazer um contraponto entre autonomia (um conceito mais relacionado a filosofia) e "Lei Áurea" (um dispositivo legal num complexo processo sócio-histórico, político e antropológico) deixa a curiosidade de como essa construção epistemológica e conceitual será apresentada.

Ao longo do século XX produzimos, enquanto sociedade, muita revisão/demandas por inclusão e respeito a diversidade. É certo que a tensão acompanha esse momento e permanece ao longo do século XXI.

Por isso mesmo falar em escravidão ou qualquer outro conteúdo diretamente ligado a identidade afro-brasileiros é um campo sensível e requer que, quando possível, possamos nos cercar de todo o cuidado para evitar situações racistas.

"

Sabemos que há ainda um grande caminho a ser percorrido no entendimento e na contextualização de temas complexos como o abordado no título da palestra e, com base no que pudemos apurar pelos diálogos e orientações de especialistas, após um amplo debate do tema entre os membros do comitê, consideramos o título, a descrição e a analogia feita durante a palestra inadequado para o formato do evento.

Independente da intencionalidade ou não, um dos valores fundamentais do TDC é preservar a integridade e oferecer respostas a qualquer pessoa que se sinta ofendida, pelos conteúdos nele apresentados. Por isso nossas recomendações e próximas ações são:


Este Comitê de Ética e Conduta do TDC segue disponível em seus canais de comunicação e aberto a todas as contribuições e para o debate de quaisquer temas que possam melhorar não só a convivência mas nosso entendimento como comunidade do universo amplo e diverso das pessoas trabalhadoras da Tecnologia.


Conheça nosso Código de Conduta e o Comitê de ética e conduta.