Trilha Java

Sempre evoluindo como linguagem e como plataforma

A força do Java como linguagem e como plataforma pode ser observada com sua presença em diversos dispositivos e na sua constante evolução, evolução esta que é acompanhada cada vez mais de perto pela comunidade brasileira. Durante um dia serão apresentados diversos temas sobre a evolução da linguagem e da plataforma, APIs e frameworks de forma prática, reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.


Público Alvo

Profissionais e interessados na Plataforma Java


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 JDK 8: uma visão sobre Lambda, Jigsaw e outras novidades
JDK 8: uma visão sobre Lambda, Jigsaw e outras novidades
Eder Magalhães
Apresentar as features da próxima versão da linguagem, o Java 8. Explorando em detalhes as caracteristicas das 2 principais novidades do JDK8, os projetos: Lambda e Jigsaw;

Eder Magalhães
11:10 às 12:00 Big Data, a era da informação: um case brasileiro
Big Data, a era da informação: um case brasileiro
Marco A. S. Reis
A tabela de documentos do TJDFT tem 200.000.000 (sim, 200 milhões) de registros. Como saber quais documentos contém termos como ?Direito Civil?? E se o usuário precisa descobrir todos os documentos que façam menção à Lei 8.112/90, imaginando que a grafia do termo não pode ser controlada (o usuário pode digitar qualquer coisa parecida com isso). Esses documentos são chamados de não estruturados, pois contém texto em forma livre, escrito pelo usuário final, sem nenhuma formatação.
Utilizar o comando ?like? do SQL não é uma opção.
Nesta palestra será mostrada a solução desenvolvida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal para resolver o problema da busca em documentos jurídicos.
Bancos relacionais são eficientes com dados estruturados ou ambientes transacionais, mas não trabalham bem em ambientes com muito texto. Os bancos NoSQL ou hierárquicos também não foram desenhados para recuperação de texto não estruturado, apesar de serem extremamente rápidos no que se propõem. Em todos os casos, quando o tamanho da base cresce, a busca sofre degradação.
Do outro lado, os sistema de full text search trabalham com grandes volumes de informação não estruturada. Pode-se pesquisar em milhões de documentos indexados em milésimos de segundo. Além de escalável, o mecanismo de busca permite ranking baseado em campos específicos, busca em tempo real, classificação por similaridade, etc.

Marco A. S. Reis
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Guava Libraries: essencial para o programador Java
Guava Libraries: essencial para o programador Java
Edward Ribeiro
O projeto Guava disponibiliza algumas das APIs internas da Google em lincença livre (Apache). Além de possuir um código de alta qualidade, tais bibliotecas permitem ao programador Java aumentar sua produtividade, economizando a escrita de código "boilerplate", e obter alto desempenho na execução de suas aplicações. Nesta palestra falaremos sobre os principais recursos da biblioteca, demonstrando seu uso, e veremos porque esta biblioteca está se tornando essencial para qualquer programador Java moderno.

Edward Ribeiro
14:10 às 15:00
Java FX 2.0
Java FX 2.0
William Antônio Siqueira
JavaFX 2 já contém uma completa biblioteca para criação de aplicações rica usando Java, no entanto, você já conhece todas as características dessa plataforma? JavaFX contém muitos componentes de interface, diversas possibilidades para criação de aplicações e ainda novíssimas ferramentas de desenvolvimento. Com certeza após essa apresentação você irá considerar JavaFX como a plataforma de desenvolvimento de sua próxima aplicação.

William Antônio Siqueira
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Funcionamento interno da JVM
Funcionamento interno da JVM
Luiz Fernando "Feu" Teston
Entenda o que existe por trás de sua plataforma de desenvolvimento preferida.
Itens como compilação dinâmica, carregamento de classes, geração dos bytecodes até sua execução serão explicados de forma simples e intuitiva.
Entendendo o funcionamento da JVM é possível fazer aplicações executarem sem maiores imprevistos em cenários críticos.

Luiz Fernando "Feu" Teston
16:40 às 17:30 Entendendo Classloaders: dificuldades e soluções
Entendendo Classloaders: dificuldades e soluções
Marcelo Takeshi Fukushima / Julien Renaut / Renato Urquiza Lundberg
Embora seja uma funcionalidade essencial para todos os programas escritos em Java - e particularmente importante para aplicativos JEE - não são todos os programadores que entendem como os ClassLoaders funcionam e como diagnosticar e resolver os principais problemas encontrados durante o desenvolvimento e deployment de uma aplicação. Esta palestra tenta desmistificar os ClassLoader?s e mostra os problemas mais comuns relacionados a ele e como diagnosticar e resolver tais problemas.

Marcelo Takeshi Fukushima / Julien Renaut / Renato Urquiza Lundberg
17:40 às 18:30 Entendendo invokedynamic
Entendendo invokedynamic
Douglas Campos
Curioso pra saber o que é invokedynamic? Não faz a mínima idéia de como uma linguagem dinâmica sobre a JVM é construída? Essa palestra é para você.

Douglas Campos
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Marcelo de Castro

Marcelo de Castro


Experiência em desenvolvimento e treinamento em informática. Responsável técnico da Globalcode Alphaville, pós-graduado em Desenvolvimento Corporativo Java pelo IBTA, Tecnólogo em Processamento de Dados pela UNIUBE. Atua desde 2000 no desenvolvimento de sistemas, principalmente para a área acadêmica, e desde de 2004 com a plataforma Java. Palestrante em diversos eventos nacionais, instrutor das Academias Java, Web e Enterprise.


Otávio Santana

Otávio Santana


Empowering staff-plus engineers to deliver highly scalable software on the cloud, so they can become influential in their companies and in the market, and move their technical careers to the next level.

Otavio is a passionate architect and software engineer focused on cloud and Java technologies. He has deep expertise in polyglot persistence, and high-performance applications in the areas of finance, social media, and e-commerce.

As an open-source contributor, Otavio is directly involved in the Java world as an expert leader in several specifications both at the Java Community Process (JCP) and at the Eclipse Foundation. His work on the Apache and Eclipse Foundations helps projects such as MicroProfile and Jakarta EE to flourish.



Douglas Campos

Douglas Campos


Douglas 'qmx' Campos is an old-school language-agnostic developer, working with software for more than 14 years. Passionate about opensource technologies, he created dynjs, is a JRuby committer, and contributes to projects like TorqueBox, VRaptor, Restfulie, jitescript, invokebinder and many more. He is currently working on the AeroGear project at JBoss by Red Hat.


Eder Magalhães

Eder Magalhães


Trabalha profissionalmente com desenvolvimento de sistemas desde 2000. Atuou com diversas tecnologias, destaque para Java, no desenvolvimento de soluções para os segmentos: logística, call center, bancário, e-commerce, educacional. Instrutor da Globalcode desde 2006, aonde já ministrou mais 3000 horas-aula. É editor do portal InfoQ Brasil, colaborando com a publicação de artigos e notícias relacionadas a tecnologia. Pós-Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FIAP. Possui as certificações Java: SCJP (Programador), SCWCD (Desenvolvedor Web), SCBDC (Desenvolvedor Business) e SCEA (Arquiteto - Fase 1). Já apresentou palestras em vários eventos nacionais e escreveu artigos em revistas relacionadas a tecnologia Java.


Edward Ribeiro

Edward Ribeiro


Mestre em Informática pela Universidade de Brasília (2006), na área de sistemas distribuídos, e Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade de Brasília (UnB). Lecionou em faculdades particulares do DF entre 2002 e 2008 e como professor substituto na UnB nas áreas de bancos de dados, sistemas distribuídos e sistemas operacionais. Trabalhou como servidor concursado no SERPRO, Superior Tribunal Militar (STM), TSE (eleições 2008), Câmara Legislativa do DF (CL-DF). Atualmente é servidor concursado do Senado Federal onde desenvolve sistemas web em Java.


Julien Renaut

Julien Renaut


Computação no IME-USP Desenvolve aplicativos de missão crítica em Java há 6 anos. Desenvolve a plataforma open source Jmine.


Luiz Fernando "Feu" Teston

Luiz Fernando "Feu" Teston


Teston possui 12 anos de experiência com programação de sistemas não triviais em diversas linguagens tais como Java, C++ e Python.
Em Java já desenvolveu itens envolvendo manipulação de bytecode em runtime, processamento concorrente e debugs não triviais com ferramentas de profilling e diagnóstico.
Entusiasta de programação funcional e palestrante de eventos como JavaOne Brasil 2010, JustJava e No:SQL(BR) v1 quando não está programando gasta seu tempo insistindo em aprender artes marciais chinesas e cozinha japonesa.



Marcelo Takeshi Fukushima

Marcelo Takeshi Fukushima


Computação no IME - USP Desenvolve aplicativos de missão crítica em Java há mais de 6 anos. Desenvolve a plataforma open source Jmine.


Marco A. S. Reis

Marco A. S. Reis


Trabalha como Arquiteto de Software no TJDFT, com experiência em Java EE, servidores de aplicaçãoo e sistemas de busca textual. Instrutor e palestrante, pesquisa a área de big data.


Renato Urquiza Lundberg

Renato Urquiza Lundberg


Graduado em Ciência da Computação pelo IME-USP onde atualmente cursa Mestrado. Trabalha há mais de 4 anos com Java desenvolvendo aplicações de missão crítica para o mercado financeiro na MAPS (www.maps.com.br). Atua hoje como desenvolvedor líder na Plataforma Jmine (www.jmine.com.br)


William Antônio Siqueira

William Antônio Siqueira


Formado na FATEC de São José dos Campos, tem cerca de 5 anos de experiência na área de TI. Trabalhou com ABAP, Business Objects, Linguagem C e atualmente é Analista de Suporte na Red Hat atuando no suporte de ferramentas JBoss. É moderador do JavaFree, segundo maior site sobre Java do Brasil e apaixonado por Open Source, se envolveu com JavaFX desde a versão 1.0 e fundou o primeiro grupo brasileiro sobre essa tecnologia, além de criar inúmeros artigos em português. Atua também com RESTEasy e portais como o Gatein.


Data e Local

Sábado, 7 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode