Trilha Internet das Coisas
Internet das coisas na palma de sua mão

Uma trilha para amantes da eletrônica. Se você faz parte desse grupo, venha aprender conosco do básico ao avançado sobre temas como: Arduino, Robótica, Eletrônica, RFID, Raspberry Pi e muito mais. . Um dia cheio de trocas incríveis com outros interessados. Ainda, haverão variadas apresentações curtas de interessantes projetos amadores e profissionais. Participe.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Conheça a iniciativa de IoT da Microsoft

A Microsoft juntamente com a Intel está lançando um Hardware e um programa para desenvolvimento para o segmento de Internet das Coisas. Nessa palestra iremos apresentar o programa e convidá-los para participar.
11:10 às 12:00
Arquitetura para Internet das Coisas: de capacetes inteligentes a barcos! (STADIUM)

Nesta palestra vamos apresentar como construir arquiteturas reais para projetos de IoT abordando desde perfíl do projeto, single-board computers, microcontroladores, sensores, atuadores, protocolos e segurança. Vamos mostrar diferentes arquiteturas que a Globalcode construiu nos últimos anos.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
Plataforma Java Embedded & Internet of Things (IoT)

Nesta palestra vou abordar como a plataforma Java está preparada para sistemas embarcados de micro, pequeno, médio e grande portes. Usando Java Embedded conseguimos atender dispositivos pequenos, de poucos KBs até vários MBs de RAM, oferecendo diversos produtos e APIs voltados especificamente ao mercado de embarcados. Também falarei sobre Internet das Coisas (IoT) e como a tecnologia Java pode ajudar seu negócio nesse novo mundo.
14:10 às 15:00
Curso relâmpago de eletrônica básica para programadores

Quer entrar no mundo de IOT mas não consegue fazer nada sem seguir o manual da internet? Quando o circuito falha você sente vontade de arrumá-lo mas se encosta nele aí que tudo pára de funcionar? Quando as coisas não vão bem e você chama seu colega de engenharia para dar uma mãozinha, ele tira um componente esquisito do bolso e coloca em seu circuito e - TADÃ! - tudo funciona magicamente e você não sabe o motivo? Essa palestra vai te explicar de forma sucinta e didática o funcionamento dos principais componentes eletrônicos e como eles exercem suas influências sobre seu circuito.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Tweet pra cerveja! Torneira de chopp controlada por Java, JavaFX, e IoT!

Esteja avisado! Nesta sessão os participantes com idade superior a 18 anos podem ficar bêbados. Vamos demonstrar, end-to-end, como fazer você mesmo uma torneira de chopp controlada por Java e conectada na Internet! Vamos mostrar um aplicativo visual JavaFX usando Java SE 8 e rodando em um Raspberry Pi. Uma aplicação Java EE 7 para processar os dados do Twitter e se comunicar com o RaspberryPi como dispositivo embarcado, para avisar aqueles usuários que estão bebendo demais!
16:40 às 17:30
Internet das Coisas - mais um passo para revolução da nuvem

Descubra como criar soluções não convencionais e como hackear o ambiente a seu favor e criar produtos de IoT inovadores. Nessa palestra será apresentada uma plataforma chamada OpenDevice que possuí uma série de ferramentas para integração e comunicação com dispositivos embarcados como: Arduino, Raspberry e afins, podendo ser controlado por: PC, Android ou mesmo pela nuvem usando Java ou JavaScript através de REST e WebSockets.
17:40 às 18:30
Comunicação entre dispositivos IoT e nuvem para aplicações inteligentes - Do Zero ao Produto

Nesta apresentação será demonstrado forma prática a utilização de MQTT para uma aplicação de Internet of Things, bem como a problemática de protocolos de comunicação pesados para hardwares que ficam enviando informações de controle para nuvem. Veja como a partir do zero criar seu próprio dispositivo e como é fácil seu projeto se comunicar com a web, indiferente de onde ele esteja conectado.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 16 de Outubro de 2014

8:00 às 19:00

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, estudantes, interessados e entusiastas de automação, eletrônica, computação física, Internet das Coisas

Patrocinadores

Diamond


Silver


Apoio


Realização