Trilha Software Livre
Software Livre é a Forma Natural de Desenvolver Software em um Ambiente de Rede. E Você, Vai Ficar de Fora?

Software Livre á a forma natural de desenvolver software em um ambiente de rede. Do mesmo modo que as pessoas se encontram em redes sociais para trocar suas experiências de vida, desenvolvedores de software se encontram em projetos livres para trocar suas experiências, aprender, criar juntos. Empresas participam de projetos livres como forma de gerar negócios, em parceria com outras empresas que investem no mesmo desenvolvimento. E tudo isso, gerando conhecimento livre, que pode ser replicado e remodelado por todos, para o beneficio geral da sociedade.

Com tantas facetas do Software Livre, essa trilha irá focar no desenvolvedor de software. Como e porque se envolver com software livre, exemplos de projetos e histórias de brasilieros que participam de projetos reais, e as principais questões práticas do dia a dia do desenvolvedor livre.

Todo desenvolvedor deveria participar dessa imensa comunidade, para aprender, ensinar e se tornar um desenvolvedor cada vez mais profissional. Não fique de fora, venha para a trilha de software livre do TDC!

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
What Do Programmers Care About - STADIUM

Joel Spolsky from Stack Overflow speaking on 'What do top programmers really care about when looking for a job'
11:10 às 12:00
Software Livre - Guia de sobrevivência

'Software Livre isso, Open Source aquilo, FLOSS, etc'. Possivelmente no seu cotidiano de desenvolvdor você ouve esses termos com alguma frequência. Já se perguntou o motivo? Software livre virou moda? Aliás, qual sua opinião sobre software Livre? Reaça ou Coxinha? Essa palestra vai explicar um pouco sobre o universo de software livre sob diversos ângulos - empresarial, desenvolvedor e pessoal - e com isso expor um pouco de sua importância e ajudá-lo a formar uma opinião mais estruturada sobre o tema e (quem sabe) motivá-lo a contribuir de maneira ativa. - De onde veio esse papo de 'Software Livre'? - Quando SL ainda não era moda - Booooommmm - o tal do OSS - OSS - por que dá tão certo e utilizamos tanto? - Motivos para contribuir - Como começar - SL - mais do que problemas de código, temos muitas pessoas envolvidas - Se é livre, como há empresas que apostam nisso? - SL na rotina, muito além das empresas que tem um ramo em OSS - Outras formas de ajudar os projetos Open Source além de código
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
JavaLivre e em contínuo movimento com o OpenJDK

O OpenJDK é um projeto da JVM baseado totalmente em software livre e de código aberto. Começou a ficar mais conhecido na versão anterior, Java 7, por se tornar a implementação de referência. Esse projeto tem apoio de várias empresas e comunidades, conheça um pouco mais sobre o projeto e as novas funcionalidades que vão além das JSRs no Java 8. Além dos próximos passos no Java 9.
Diário de um desenvolvedor

Caro diário, lembra daquelas primeiras linhas de código no MSX? E daquele livro de PHP que o Dr. Flavio me emprestou? E quando fundamos o PHPSP? Pois é, tanto tempo e a medida que este passa entendo cada vez mais como tudo e todos estão interligados nesse movimento ainda maior...
.Net e o Open Source

Explorar as 3 vertentes open source do ecosistema .NET: 1) As partes do .NET que foram abertas pela Microsoft: ASP.NET, F#, MEF, EF... e o ASP.NET vNext onde contribuições externas são pela primeira vez aceitas 2) A implementação alternativa do .NET para outras plataformas: Mono e Xamarin 3) O universo de bibliotecas e ferramentas open source, desenvolvidas em .NET: NUnit, JSON.NET, etc.... e sua disponibilização via Nuget
14:10 às 15:00
Microsoft e Open Source - Por que e como Contribuir?

Nesta sessão falaremos da importância da iniciativa Open Souce na Microsoft, apresentando alguns dos projetos que estamos trabalhando e como você pode contribuir.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
O papel do Código Aberto na Internet das Coisas

Um novo mundo de possibilidades tecnológicas está surgindo com a Internet das Coisas, e praticamente tudo o está sendo construído tem como base projetos de código aberto. Iremos apresentar alguns projetos Open Source de destaque, que estão ajudando desenvolvedores no mundo todo a construir este novo mundo.
16:40 às 17:30
Software Livre e a Computação em Nuvem (debate)

Software Livre é claramente a base da computação em nuvem: todos os provedores de computação em nuvem utilizam software livre, seja em modelos de negócio, formas de disponibilizar serviços, estratégias para competir no mercado ou como forma de conquistar desenvolvedores. Por outro lado, a computação em nuvem é também vista como uma forma de restringir as liberdades garantidas pelo software livre. Neste debate apresentaremos algumas das grandes dúvidas relacionadas a estas questões, e tentaremos responder a algumas delas.
17:40 às 18:30
Solr facets descomplicado

Os facets permitem agregar resultados de uma query no Solr. Rápido, poderoso e simples de usar, demonstraremos seus principais recursos e como podem fornecer uma simples e rápida visualização de dados.
E o Deltaspike?

Por quê o projeto Apache DeltaSpike está sendo bastante falado ultimamente? Descubra nesta apresentação o que este biblioteca de extensões para o CDI traz que pode ser utilizado para dar aquela acelerada no seu projeto
VRaptor 4

Precisa desenvolver um sistema de e-commerce e não conhece um Framework MVC Action-based produtivo e aderente às especificações do Java EE? Conheça o VRaptor 4, um framework pensado para ser integrado com CDI e desenvolvido com a premissa de Convention Over Configuration para maximização da produtividade da equipe de desenvolvimento!
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 6 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.