Trilha Testes
Testo, logo existo

O desenvolvimento de software tem mudado muito nos últimos anos e a área de testes não pode ficar para trás. O objetivo da trilha de testes é trazer novos conceitos e técnicas para continuarmos garantindo a qualidade, sem deixar de acompanhar essa evolução. Serão abordados temas como planejamento, validação, automação e testes ágeis.

Programação / Palestras

Importante: Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Testes de performance na nuvem

Nesta palestra serão apresentados alguns serviços na nuvem utilizados para testar o desempenho de aplicações web, uma forma mais barata de simular milhares de usuários virtuais usando a nuvem ao invés de criar ambientes complexos dentro do laboratório de testes de sua companhia.
Como a virtualização de serviços e de rede podem ajudar no desenvolvimento e testes de aplicações

A virtualização de serviços e de rede tem mostrado que é possível reduzir os prazos dos projetos e aumentar a eficácia dos seus testes, além de tornar suas aplicações mais robustas.
11:10 às 12:00
Aplicando Test Data Management, Service Virtualization e Simulation Test: Qualidade, Disponibilidade e Velocidade na Entrega de Software - Caso Real

No processo de construção de serviços e de peças de software, é muito comum encontrarmos desafios relacionados a ausência ou baixa disponibilidade de ambientes de teste, bem como dificuldade de simular comportamentos existentes em ambientes produtivos, além da necessidade de reproduzir os estímulos que podem determinar e validar o comportamento funcional e de performance de um serviço e das peças de software de um sistema. Demonstraremos como solucionar o desafio de disponibilidade de ambiente e a reprodução de comportamento com serviços virtuais e a automação dos estímulos através de um caso real de uma grande empresa de telefonia onde aplicada para preparar o lançamento mundial de um dos telefones mais populares atualmente. É comum a prática de uso de hubs ou barramentos inteligentes para prover regras de negócio, acesso a dados ou simples integrações entre diversos tipos de dispositivos, indivíduos ou sistemas. O desenvolvimento destes barramentos/hubs são permeados de desafios, desde disponibilidade de ambientes até a simples habilidade de simular o consumo do próprio, do serviço que está como ponte ou qualquer outra camada como banco de dados, outros sistemas integrados, mainframes ou serviços externos. Através deste caso real, demonstraremos como simular um ambiente inteiro permitindo a construção de um hub de serviços mesmo sem a disponibilidade do mesmo para fazer os testes, desenvolvimento, correções e melhorias. E no momento do teste de performance, simular o consumo objetivando promover este hub para a produção com toda funcionalidade e performance testada, com qualidade e sem atrasos no desenvolvimento por ausência de ambiente de teste ou cenário real de simulação. Através da virtualização de serviços será possível reproduzir todo o comportamento do serviço/sistema/ambiente provedor para não depender da disponibilidade do mesmo e assim permitir o desenvolvimento completo e funcional do hub de serviços bem como simular os clientes para garantir não somente a execução mas a performance dentro dos padrões esperados para o negócio. Desta forma aceleramos o desenvolvimento, economizamos com ambiente, licenciamento e profissionais para gerenciar os mesmos, possibilitamos um teste muito próximo do comportamento real a um custo baixo de construção, manutenção e habilitando um time-to-market muito mais rápido e com maior qualidade.
A prática de testes contínuos - quebrando barreiras na organização para melhores resultados

Constantemente os testadores são desafiados com prazos agressivos e escopos mal definidos, e não há ferramenta que salve os testadores nessas horas. Porém a prática de testes contínuos tem como objetivo adiantar os testes e realizá-los no momento em que eles tem maior valor para toda a equipe. Essa palestra vai abordar como implantar essa prática em conjunto com outras práticas como integração contínua, virtualização de serviços e automação efetiva de testes.
12:00 às 13:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00
A/B Testing: Não há nada como testar em produção

Testar em produção e garantir a melhor experiência de uso ao usuário são obrigações para atingir um time to market compatível com a alta exigência dos usuários, empresas que entregam aplicações de qualidade utilizam A/B Testing para entender seus usuários, acelerar o ciclo de entrega da aplicação e proporcionar a melhor experiência de uso a eles. Saiba nesta sessão como o time de Testes e QA podem contribuir para o desenvolvimento e análise e feedback do A/B Testing e também a utilizar os dados gerados para desenhar novos planos e testes direcionados a novas versões.
14:10 às 15:00
Como convenci meu chefe que devíamos automatizar testes

Essa palestra demonstra a resistência que temos em nosso ambiente de trabalho à coisas novas, principalmente em ambientes que já trabalham de uma certa maneira a muito tempo, onde muitos estão acomodados, e o que podemos fazer para contornar esse pensamento e demonstrar que é preciso evoluir, botando a mão na massa e comprovando isso de maneira prática.
Teste móvel e seus requisitos, um foco na Usabilidade e Interação de usuário

Quando se trata de dispositivos móveis, várias questões podem afetar a forma como os aplicativos são construídos, utilizados e testados. Prototipagem, compreensão do contexto, eficiência, erros, satisfação do usuário, eficácia; são fatores importantes na concepção do aplicativo e na sua qualidade. Neste sentido, a apresentação tem o objetivo de apresentar detalhes e técnicas de usabilidade e interação de usuário, que podem ser aplicados pelos testadores durante o desenvolvimento de aplicativos móveis. Serão discutidos técnicas centradas no usuário, impulsionadas pela necessidade de lidar com os desafios adicionais que a mobilidade e a implicação da sua utilização, afetam a qualidade final dos aplicativos.
15:00 às 15:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
15:40 às 16:30
Guia do Tester Técnico das Galáxias

Testar software nunca foi trivial e sendo assim fizemos um pequeno guia para todos seguirem o caminho da verdade do teste de software.
16:40 às 17:30
Especificações e testes funcionais e de interface Web em paralelo usando Spock, Geb e Cucumber-JVM em Sistemas Legados

Michael Feathers define um sistema legado como um sistema sem testes. A idéia de testes unitários pode parecer impossível as vezes em um código complexo, muito acoplado e com muitos code smells que tiram até a fome! Uma abordagem de mais alto nível, com testes funcionais, de integração ou mesmo de interface pode abrir caminho para o refactoring com segurança e capacidade de previsão. Esta palestra apresenta uma abordagem prática de BDD, demonstrando que é possível sim implementar testes que verifiquem os cenários críticos do sistema e abram caminho para o teste unitário de qualidade e valor agregado.
O valor da área de qualidade e teste

Nossa área nunca terá 100% de acerto, até por que é impossível testar todas as possibilidades de teste sem erro algum, as características do projeto a ser desenvolvido, a experiência dos recursos envolvidos no processo aumenta muito a chance da assertividade mas não mitiga todos os erros. O certo seria todos os projetos passarem por testes mas a falta de tempo e planejamento ou fortes motivos acabam forçando a redução dos testes. Desta forma a qualidade e testes tem relacionamento direto com a valorização da área que ainda não ocorre em muitas empresas ou muitas vezes é ignorada ou deixada de lado.
17:40 às 18:30
Visual Regression Testing com PhantomCSS - STADIUM

Já imaginou poder automatizar testes que validem a aparência da sua aplicação web? Poder automatizar testes que validem o CSS? Poder automatizar testes que validem o design responsivo da sua aplicação? É sobre isso que se trata o conceito de Visual Regression Testing, que é suportado por diversas ferramentas atualmente. Nesta palestra, vamos falar sobre Visual Regression Testing, e mostrar uma das ferramentas que tem sido usadas para isso: o PhantomCSS. Faremos um hands-on do PhantomCSS, fazendo um teste em uma página de exemplo, de forma simples.
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 8 de Agosto de 2014

8:00 às 19:00

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa interessada em melhorar a qualidade de uma aplicação ou aprender sobre Teste e Qualidade de Software


Patrocínio Trilha

Patrocinadores

Gold


Silver


Media


Apoio


Realização


Intel is a trademark of Intel Corporation in the U.S. and/or other countries.