Ícone Design Thinking

Trilha Design Thinking Para quem busca inovação tecnológica com conexão humana

Descrição do evento

A Trilha Design Thinking em São Paulo foi um sucesso!

Agora é a vez de Porto Alegre compartilhar suas experiências no #TheDevConf.

Muitas empresas já utilizam o Design Thinking para criar em seus projetos, produtos e serviço.

Você já deve ter ouvido sobre como Design Thinking.

Seja pelas práticas e ferramentas que maximizam as interações entre os diferentes perfis de nossos times para:

  • Entender o nosso usuário: como ele pensa, age, o que o motiva, o que ele quer
  • Criar Idéias juntos com nosso time multidiscplinar e também trazendo o usuário
  • Prototipar o mais rapidamente possível as idéias (com sketchs, scripts, lego,etc.!)
  • Testando as idéias através destes protótipos(sem acabamento) com os nossos usuários! e
  • Aprender e recomeçar o ciclo para criar funcionalidades, características e experiências que realmente tenham valor para nosso usuário e eliminando o desperdício de fazer algo que ele não vai usar!

Se não ouviu ainda esta é oportunidade de Ver e Ouvir como nossos colegas do mundo TI estão aplicando sua confiança criativa para resolver problemas do mundo real e criar produtos e serviços com tecnologia e conexão humana e alcançar a tão almejada inovação!

Palestras

Importante
Grade de palestras sujeita a alterações sem prévio aviso.
08:00 às 09:00

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

O café da manhã será servido na área de coffee break.
09:00 às 10:00

Após o credenciamento e um breve café da manhã, convidamos os participantes a comparecer ao local para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00
Design Thinking no SAP Labs Latin America: A utilização do design thinking para solucionar os problemas do Agronegócio. - 30 min

O Design Thinking está no DNA do SAP Labs Latin America e está diretamente ligado à estratégia global da empresa. Ao longo da palestra, será apresentado como a utilização do design thinking auxiliou um grupo de funcionários SAP, estudantes e um cliente SAP a trabalhar de maneira colaborativa para desenvolver uma solução para um dos grandes desafios do Agronegócio no mundo.
Construindo uma experiência digital diferenciada - 20 min

O design é visual, teórico, experencial. O design é centrado no usuário. Tendo estes conceitos em mente, nesta apresentação será exibido o case de projeto da empresa ilegra, empresa global de TI e negócios, tendo a Rede Bourbon Hotéis & Resorts como cliente. Um projeto que envolveu pesquisa, investigação, visitas in-loco, interação com hóspedes e equipe dos hotéis, workshop de ideação, estudos de usabilidade, muita visão e construção colaborativa.
11:10 às 12:00
Experience Design - 20 min

Apresentar o mindset de se projetar para experiencia de alguem, atributo base para o design thinking. Atrelando a estrutura metodológica do design, com o mindset do design thinking e a relação humana com objetos e interações.
Um paralelo entre os métodos do design thinking e UX design em projetos digitais - 30 min

Nessa palestra iremos traçar um paralelo entre o processo do UX design e design thinking. A proposta do "double diamond do UX" elaborado pela Catarinas Design traz uma variação do tradicional double diamond de ideação junto com as metodologias do "lean UX" em uma abordagem para otimizar o levantamento de insights com objetivo de enriquecer e agilizar a forma de pensar em projetos digitais.
12:10 às 13:00
Tenho o mapa da empatia e agora? - 30 min

A internet está repleta de exemplos de como preencher o Mapa da Empatia, porém existe pouco conteúdo sobre sua utilização pratica. Como cruzar a barreira entre o Mapa da Empatia e a Ideação, vamos ver isso na pratica.
Pessoas e tecnologia ? os benefícios da gestão da mudança - 20 min

Toda transformação envolve uma mudança da situação atual à visão de futuro, na qual as pessoas são solicitadas a implementarem a nova forma de operação definida, introduzir novas tecnologias, mudar suas atitudes e a adquirir novas competências com o intuito de aprimorar e melhorar seus desempenhos. O que se ganha com a gestão desse processo é tornar essa visão uma realidade construída no dia a dia das pessoas.
13:10 às 14:00

Todos os participantes receberão um sanduíche com bebida no horário de almoço. Ele deverá ser retirado mediante apresentação de voucher que se encontra dentro dos kits dos congressistas entregues no credenciamento.

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00
Desafios na moderação de sessões de DT - 20 min

Conheça as armadilhas que uma sessão de Design Thinking pode guardar a um facilitador (coach) e como contorná-las.
Empatia e Escuta com PNL e Comunicação Não Violenta - 20 min

O trabalho em equipe envolve conflitos e necessita de condução para ação. Tenho aprendido muito com a programação neurolinguística a me comunicar mais, e atualmente sou muito interessado em processos de escuta. E isto está muito ligado com o processo de empatia. Como isso faz ligação com o Design Thinking?
Estruturando um time de design: do unicórnio ao especialista - 20 min

Em uma startup em crescimento, é comum ver um único designer com diferentes papéis: ele faz desde pesquisas com o usuário até o front-end de uma funcionalidade. Por um lado, isso garante rapidez nas entregas de uma sprint; por outro, pode render inconsistências visuais e técnicas quando o time começa a crescer. Na Resultados Digitais, fomos de um para cinco designers no time de produto. Definimos funções e processos sem perder a agilidade do nosso time. Aprendemos a ter foco na usabilidade do nosso software, a manter padrões na UI e pesquisar soluções, afim de garantir um produto que os usuários se sintam mais produtivos em suas atividades. Nesta sessão, apresentaremos casos de fracasso e sucesso: onde erramos e onde acertamos até chegar em um modelo adequado para a nossa realidade.
15:10 às 16:00
Desenhando Experiências para IoT - 20 min

O verdadeiro valor de IoT está na inovação em novas experiências e não somente na tecnologia. Entenda os principais desafios e oportunidades, e como o design pode ajuda-lo a criar experiências inesquecíveis.
TI e Design - fechando o gap corporativo - 20 min

Case de uma empresa de TI que incorporou o design de forma transversal, reduzindo o gap entre as fases de concepção e desenvolvimento, ou seja, a fase metaprojetual e projetual. Os resultados dessa mudança são um serviço de maior valor agregado, a conquista de clientes estratégicos e projetos com caráter inovador.
Design Thinking a serviço da sustentabilidade - 20 min

Entenda como um time utilizou do Design Thinking para conceber uma máquina de coleta de resíduos domésticos que está entregando mais de R$ 10.000 (dez mil reais) por ano a uma cooperativa de reciclagem em São Leopoldo/RS.
16:00 às 16:30

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
16:40 às 17:30
ilegra MoveLab - prototipação em foco em uma empresa de T.I - 20 min

Prototipar é um processo vivo de aprendizagem, onde pode-se alterar o projeto e testar novas abordagens em tempo real. Pensando nisso, criamos o ilegra MoveLab, nosso laboratório móvel de prototipação! Inspirado no conceito de uma geladeira, com um projeto exclusivo, onde os colaboradores podem pegar os ?ingredientes? (toolkits /materiais /objetos) que precisam para pensar, criar e prototipar.
Design Thinking no SAP Labs Latin America - 20 min

O Design Thinking está no DNA do SAP Labs Latin America e tem grande relevância para a estratégia global da empresa. A empresa fomenta a utilização da metodologia como meio de auxiliar clientes a obter melhores resultados através de uma maior compreensão dos seus problemas, valorizando a experiência do usuário e entregando real valor através de suas soluções. Ao longo deste keynote, será apresentada a estratégia global da SAP para utilização do Design Thinking, como o SAP Labs Latin America aplica a metodologia, em que áreas a metodologia vem sendo utilizada e como a empresa vem se beneficiando através da incorporação do Design Thinking em suas rotinas de trabalho. Para entender melhor como o SAP Labs Latin America utiliza o Design Thinking, participe!
IBM Design: Design at Scale - 20 min

Como levar o Design Thinking e suas práticas envolvendo processo Criatividade, Co-Criação, Human-Centered-Design para empresas globais, com times distribuídos e localizações remotas? Nesta palestra você verá como a IBM está se transformando em uma empresa orientada ao Design. Desde a criação de Experiências buscando entregar valor pessoal por meio de seus produtos e serviços até a integração de seus departamentos com as lentes do Design de Serviço.
17:40 às 18:30
Painel: Inovação Tecnológica com Conexão Humana

  • Qual o principal ganho do Design Thinking para as empresas e quais as maiores dificuldades encontradas por vocês na implementação?
  • Até que ponto a maneira como o Design Thinking é divulgado e ensinado atualmente ajuda ou atrapalha seu trabalho de implementação?
  • Quais os mal-entendidos mais frequentes enfrentados por vocês diante dos clientes?
  • Design Thinking no Brasil: onde estamos e para onde devemos ir?
18:40 às 19:00

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 26 de Setembro de 2015

8:00 (Credenciamento)

9:00 às 19:00 (Trilhas)

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas interessadas em criar algo que tenha relevância para as demais pessoas


Patrocinadores

DIAMOND

GOLD


SILVER

MEDIA


REALIZAÇÃO