TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha PHP O futuro é agora! Profissionalize-se!

Atualmente, o PHP é uma das principais linguagens de programação do mercado, presente na maioria dos sites, e capaz de atender qualquer demanda de software, implementando as features necessárias para o desenvolvimento de aplicações de todos os portes. Esta trilha tem como objetivo principal trazer as principais ferramentas, metodologias e projetos open source nascidos e criados na comunidade aos desenvolvedores PHP. Além de mostrar as principais características para as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre o PHP.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Autenticação com Json Web Token (JWT)
Ivan Rosolen
Vamos falar sobre como utilizar JWT para autenticação de sua API. O que é? Para que serve? Porque precisamos dele? Como utilizar? A ideia principal de palestra e explicar um pouco sobre JWT, vantagens e comparações com outros métodos de autenticação tipo session, redis e outros. Conto um pouco da minha experiencia migrando para jwt, criando apis com isso e uma demo de um login+crud utilizando lib php para facilitar o processo.
Além do MVP com PHP
Romeu Mattos
Nós desenvolvedores muitas vezes temos ideias de negócios milionários e de grande impacto, mas normalmente temos dificuldade em definir qual tecnologia utilizar para tirar essas ideias do papel. Um conceito muito utilizado no meio de startups é o MVP, ou Minimo Produto Viável. Basicamente, você cria o menor produto possível da sua grande ideia, ou seja, um protótipo. Assim, você consegue identificar e corrigir os problemas rapidamente ou descartar o modelo caso necessário. Nesta palestra, apresento formas de utilizar o UpStream de tecnologias como Micro-Services, DDD, TDD e REST para construir APIs escaláveis de MVP. Se você tomar a decisão certa no início, as mudanças pra atender à evolução serão mais tranquilas.
11:10 às 12:00 Doctrine ORM to the Rescue
Paulo Eduardo Lima Rezende
Quase a totalidade das aplicações PHP utilizam-se de banco de dados, o PHP possui sua própria camada de abstração de banco de dados - a PDO, Frameworks geralmente possuem outras camadas de abstração de banco de dados, muitas vezes trabalhando em cima da PDO, mas afinal o que é um ORM? O que é um DBAL? Por que Doctrine é uma das bibliotecas mais populares entre desenvolvedores PHP hoje? Ela possui concorrentes? Vou tentar responder todas essas perguntas e ainda tentar explicar como funciona o Doctrine e como passar a utiliza-lo no seu projeto, seja juntamente com o uso de frameworks ou utilizando PHP puro.
PHP7 - Incompatibilidades e comportamentos.
Marcelo Bertholdt Aymone
Nesta palestra serão abordadas as principais incompatibilidades e mudanças de comportamentos nesta nova versão do PHP. Baseado no migration guide do php7, teremos uma abordagem clara sobre as principais mudanças na linguagem, métodos deprecados, funções modificadas e principalmente o comportamento de alguns métodos que poderão levar a erros de lógica. Tópicos: - Introdução (Lançamento php7 e principais mudanças). - Incompatibilidades com versões anteriores. - Mudanças de comportamento e a importância de testes durante um processo de migração.
12:10 às 13:00 Trabalhando de forma profissional com Silex
Michael Douglas Barbosa Araujo
"Acostumado a sempre ouvir falar de: Zend FrameWork, Laravel, symfony e entre outros ? - Porém existem outras ferramentas que não precisam ser verdadeiros canhões e que seja possível organizar, trabalhar com reutilização de código e etc. Que tal utilizar então um : micro-framework para ajudar nessas rotinas mais comuns e imagine que esse micro-framework seja baseado no symfony ? Essa maravilha é o Silex que para quem está começando a se organizar e deseja entrar no mundo PHP profissional tais como, testes, API's, MVC, módulos próprios, services e entre outros irá ajudar a trilhar esse caminho sem muita dor de cabeça. A palestra visa mostrar os seguintes assuntos: * O que é um micro-framework * Por que devo utilizar ? * Silex X Lumen ! * Instalando o Silex * Serviços * Rotas * Twig - Utilização básica * Doctrine - Utilização básica * Monolog"
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Vida de Programador: Do WordPress ao Axe
Andre Noel
O Axe é um CMS escrito em PHP que gera conteúdo estático, em HTML. O Vida de Programador há 5 anos utilizava o WordPress como CMS e agora migrou todo o conteúdo para o Axe, ganhando muito em performance com isso. Nesta palestra será explicado o funcionamento do Axe e como foi escrito o migrador do Wordpress para o Axe (wp2axe).
15:10 às 16:00 Introdução a Worker
Sérgio Rafael Siqueira
Será apresentando o conceito de worker, como fazer um worker simples com PHP e automatizar algumas tarefas que podem causar latência para o cliente.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Processamento assíncrono com PHP: Entendendo e utilizando sinais de processos
Fernando Fabricio dos Santos
A proposta desta palestra é de apresentar o que são sinais do sistema operacional, como eles funcionam, seus padrões de comunicação e gatilhos. Em seguida apresentar as funções que estão disponíveis no PHP para aplicar no controle dos sinais. Após esta introdução sobre como funcionam os sinais e como lidar com eles utilizando PHP será abordado as alterações que devem ser pensadas na arquitetura para a utilização de processos assíncronos. Para finalizar exemplos de criação de filas, inserção de mensagens e consumo de mensagens, tratamento de erros utilizando signals.
17:40 às 18:30 Vá para o próximo nível - Dicas e truques para a certificação PHP
Matheus Marabesi
Tópicos relacionados as sessões da ZCEP serão abordados como language constructors, streams, SPL e bitwise operators. Porém o maior foco da palestra será em demonstrar caminhos para melhor entender a linguagem PHP para a prova como por exemplo sessões do php.ini e a própria documentação do PHP.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 11 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores PHP, profissionais da área, estudantes e interessados na tecnologia.


Investimento

R$ 200,00


Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO