TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Impressão 3D Aqui imprimimos o futuro

Nesta trilha os participantes serão apresentados às últimas novidades relacionadas ao desenvolvimento, aplicações e soluções em impressão 3D, de forma prática e objetiva. Teremos muitas atividades práticas além do fantástico networking com profissionais renomados do segmento.


Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Aquecendo os motores - Resumão Impressão 3D
Daniel Omar Basconcello Filho / Cláudio Sampaio / Guilherme Razgriz
Bem vindo ao nosso resumão, onde você poderá conhecer muito sobre a tecnologia de impressão 3D, conhecer os palestrantes da trilha, bem como saber o que está rolando no cenário da impressão 3D. A atividade foi especialmente preparada para atender desde quem nunca viu impressão 3D bem como aqueles que são experts no assunto.
11:10 às 12:00 Br-Print3D: O Printer host brasileiro para impressão 3D
Lays Rodrigues
Nesta atividade os participante conhecerão o projeto do primeiro printer host desenvolvidos por brasileiros de código aberto. Nessa incrível jornada do projeto, que já fez um ano, temos em nosso propósito alcançar a confiabilidade máxima na conexão entre o computador e a impressora 3D, de modo que se obtenha impressões perfeitas na grande maioria das vezes, tornando a tarefa de impressão 3D mais descomplicada e acessível. Hoje temos orgulho de fazer parte da comunidade KDE, onde recebemos feedbacks para o desenvolvimento do projeto, que hoje é feito em C++ com o Qt. Para mais informações sobre o projeto acesse: brprint3d.wordpress.com
3Doodler: o lado artístico da impressão 3D
Eduardo de Albuquerque Pires
A 3Doodler é a caneta de impressão 3D que literalmente permite desenhar no ar com plástico. A criatividade e a imaginação são os limites para as esculturas que podem ser feitas com a caneta. A ferramenta utiliza um mecanismo de derreter filamentos de plástico colorido que endurecem instantaneamente ao sair da caneta. Ainda pouco difundida no Brasil, os resultados obtidos com o uso da caneta impressionam e fascinam a comunidade mundial.
Modelagem 3d para impressão 3d
Rubens Rogerio Pereira
Modelagem 3d com foco em impressão 3d. Maximizando o uso das impressoras. Facilitando a impressão. Reduzindo o tempo de impressão com grande aumento de qualidade. Melhorando a experiência dos consumidores com a impressão 3d.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Programação para Impressão 3D: APIs, formatos e técnicas
Cláudio Sampaio
Muito pouco se fala sobre que tipo de teoria você precisa saber para fazer algum programa relacionado à impressão 3D. Esta palestra pretende preencher esta brecha no conhecimento dando a programadores uma visão geral de que bibliotecas e frameworks eles podem usar se quiserem escrever algo para impressão 3D, os formatos de arquivos usados, e obstáculos que enfrentarão.
14:10 às 15:00 Mao3D - Programa Social e colaborativo baseado em tecnologia de impressão 3D
Ana Paula Cano / MARIA KUNKEL
O Mao3D é um Programa Social colaborativo da UNIFESP que protetiza e reabilita crianças e adultos com malformação ou amputação de braços e mãos, com próteses feitas por impressão 3D. A principal vantagem da impressão 3D de próteses é a facilidade e a praticidade da produção, que não exige escala industrial, além da possibilidade de se personalizar o produto final, por exemplo com desenhos de super heróis. O potencial do uso desta tecnologia em países como o Brasil é enorme. As próteses feitas pelo Mao3D são doadas sem nenhum custo graças à colaboração de empresas e pessoas que acreditam na causa. O Programa é replicável e pode ser reproduzido em qualquer lugar do Brasil
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Impressao 3D para maquinas (TRILHA IMPRESSAO 3D NA STADIUM)
Alexandre Aravecchia
A impressão 3D abre grandes oportunidades na industria, mas para criar um modelo industrial são necessárias técnicas de modelagem de precisão, além de conhecimentos específicos de projeto e de processos industriais. Nesta palestra apresentaremos no Blender vários aspectos a se considerar no desenvolvimento de modelos de precisão para impressão 3D.
16:40 às 17:30 Mulheres na impressão 3D: Por que tão poucas?
Ana Paula Cano / MARIA KUNKEL
A impressão 3D é uma das maiores tendências de inovação entre empresas e centros de pesquisas em todo o mundo. Apesar de todo o avanço e disseminação da área nos últimos anos, a participicação feminina ainda é muito pequena. Por que? Podemos dizer que as mulheres estão sendo deixadas para trás desta evolução? O setor de impressão 3D poderia ser mais competitivo se houvesse uma participação feminina mais atuante? Vamos levantar alguns aspectos sobre o gap entre homens e mulheres na área. Inserir mais mulheres no mundo da impressão 3D combinado com novas oportunidades de negócios poderia ser um maneira de encorajar a inclusão feminina neste mercado que está em pleno desnevolvimento.
17:40 às 18:30 Manufatura Aditiva: da prototipagem a produção em série.
Alex Borro
Manufatura Aditiva: da prototipagem a produção em série.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais da área de impressão 3d, desenvolvedores de sistemas embarcados e soluções para controle de dispositivos remoto, desenvolvedores back end + IoT além de qualquer pessoa interessada em ingressar no universo da impressão 3D


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores