TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas Já vivemos num mundo conectado à Internet, agora esse mundo passa a ser integrado as nossas coisas do dia-a-dia. Se algo poderá ser conectado à Internet, será!

Até 2020, teremos mais de 20 bilhões de dispositivos conectados à Internet movimentando mais de 1.7 trilhões de dólares. Toda essa revolução já está em andamento, e empresas como Google e Amazon investindo bilhões na criação de dispositivos, que vão de termostatos inteligentes, assistentes por voz, automação residencial até carros autônomos, tudo conectado à Internet.

Nesta trilha serão apresentadas desde tecnologias, projetos, computação embarcada, segurança e a tendência e futuro da tecnologia. Um espaço para a troca de informações, networking e atualização de mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 A nova fronteira para o desenvolvedor
Jomar Silva
A Internet das Coisas é a nova revolução na Indústria de tecnologia, e durante a apresentação vamos mostrar quais quais foram os principais aspectos técnicos e econômicos explicam o surgimento da Internet das Coisas na atualidade. Mostraremos ainda referências para estudos e aprofundamento no tema, bem como bibliotecas e projetos interessantes, além de dicas sobre como começar a desenvolver no mundo de IoT.
IoT Surfboard: o que aprendemos com o primeiro projeto de crowdfunding de IoT brasileiro
Vinicius Senger
Nesta palestra vamos mostrar várias lições aprendidas no projeto de financiamento coletivo da IoT Surfboard.
11:10 às 12:00 IoT in the Cloud: Build & Unleash the Value in your Renewable Energy System
Mark Heckler
"Learn how to build scalable, performant, self-sustaining Embedded Ecosystems powered by modular, small-scale Renewable Energy (solar, wind) systems ? and connect those systems to cloud services. Using low-cost, off-the-shelf hardware, see how to build self-sustaining sensor meshes and access them from anywhere in the world using cloud services for deployment, management, and data/trend analysis. Some of the components used to demonstrate the Internet of Things include: * Raspberry Pis (Java SE Embedded) * Arduinos * Weather/environmental sensors (e.g. temperature, humidity, windspeed/direction, rainfall, barometric pressure, and ambient light levels) * Physical control devices (e.g. relays and actuators for direct manipulation of lighting, cooling fans/heaters, and opening/closing windows) * And more! This session introduces you to IoT and cloud concepts and demonstrates how one nearly always necessitates the other. The key part of the ""Internet of Things"" is not the Things, but the INTERNET; a cloud connection is the key to unlocking full value from your system, regardless of size or scope."
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 nodeLHC - Internet das Coisas com Hardware Livre
Douglas Vinicius Esteves / Leandro Silva Pereira
Placa desenvolvida no Laboratório Hackerspace de Campinas, apresentação da Placa, motivações, planejamento para montagem, desafios com o projeto, Processo de confecção, mostrando também algumas dificuldades nas atividades de montagem da placa, convite para comunidade participar e acessar informações do projeto aberto e planos futuros com o projeto.
libpong
libpong é uma micro game engine do Pong escrita em C que torna o hello world mais interessante do que um simples piscar de leds. https://github.com/dakerfp/libpong
Iot no mercado publicitário
Giovanni Comunello jr.
O mercado de Internet das Coisas está crescendo nas mais variadas direções. Uma direção bem interessante e em expansão é a Iot no Mercado Publicitário. A iTinvent trabalha à 3 anos desenvolvendo projetos especiais de interatividade e possui cases interessantes de Iot no Mercado Publicitário. Nessa palestra apresentaremos alguns cases e faremos algumas demonstrações. Alguns cases: https://www.youtube.com/watch?v=YFNbFiFWyPo https://www.youtube.com/watch?v=Fl3tB7j1OoY https://www.youtube.com/watch?v=I--2URJMEX8 Algumas demonstrações de outras possibilidades: https://www.youtube.com/watch?v=bBtARYKqOEU https://www.youtube.com/watch?v=1B1RE_bODV8 https://www.youtube.com/watch?v=HRImBBldyJI
14:10 às 15:00 Smart office na prática, otimizando o uso de salas de reunião utilizando de sensores conectados e Machine Learning.
Marcelo Junqueira
Você sabia que a taxa de ""No Show"" em salas de reunião dentro das empresas é de até 40%, ou seja, as pessoas reservam as salas e não comparecem. Esse número mostra que esse recurso pode ser muito melhor utilizado. Imagine poder monitorar essa taxa e aplicar uma camada de Machine learing para ajudar otimizar as reservas, reduzindo o disperdício e facilitando muito o dia a dia das pessoas. Criado dentro de uma iniciativa de maker space da CI&T, o Free Room acabou se tornando um produto de IoT oferecido para nossos clientes. A solução Utiliza de sensores conectados a uma plataforma na nuvem, para detectar se as salas estão ocupadas ou não. Com o cruzamento desses dados e as informações de reserva das salas e uma camada de algoritimos preditivos, é possível otimizar o uso destes recursos tão caros. Nessa palestra iremos explorar a evolução do produto desde o protótipo, refinamento do software, plataforma na nuvem, machine learning e segurança. Também iremos entender a importancia de uma plataforma de IoT na Nuvem.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 O seu dispositivo IoT é seguro?
Pedro Henrique Minatel
"Usualmente, falhas de segurança são inseridas durante o desenvolvimento do produto, seja por um algoritmo mal implementado, uso de bibliotecas de terceiros com falhas de segurança, robustez do protocolo escolhido, falhas do hardware, entre outras causas que não foram detectadas durante o processo de teste do dispositivo. Verificar se um dispositivo IoT é seguro ou não envolve muitos testes e análises, o que pode levar um longo tempo, mas para evitar alguns dos erros mais comuns. Vamos analisar algumas das técnicas que podem evitar dores de cabeça e uma má reputação do seu produto e da sua empresa."
16:40 às 17:30 IoT e Mobile: desenvolvimento simples e fácil
Fernando Rizzato
O mundo pós-digital, que ainda estamos descobrindo e com o qual ainda temos que aprender a nos relacionar, lança oportunidades e desafios novos. Com dispositivos de vestir, usar, medir e sentir surgindo a cada dia, barreiras foram derrubadas e aplicações totalmente conectadas abrem espaço para que você integre, conecte, automatize e, o mais importante, inove! Veja como desenvolvê-las de maneira simples e fácil.
A Definir
TDC São Paulo 2016
17:40 às 18:30 LoRa, SigFox ou 3GPP: quem será o próximo padrão de comunicação para IoT? (TRILHA IoT NA STADIUM)
Alessandro Cunha
A existência da internet das coisas pressupõem que as coisas estejam conectadas na internet. Isto parece óbvio mas levanta uma grande questão: qual será o padrão de comunicação para a IoT? Muito se tem falado sobre Bluetooth, ZigBee, WiFi, etc. Mas existem três outros padrões que estão em discussão neste momento e que tem um enorme potencial para ser o padrão de IoT: LoRa, SigFox e 3GPP. Além do protocolo Thead. Nesta palestra iremos apresentar o que é cara uma destas tecnologias, qual é o estado atual de aplicação delas no Brasil e no mundo e o qual é o futuro das mesmas em IoT.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 5 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Esta trilha destina-se a todos aqueles que querem fazer parte desta revolução. Desde os curiosos, entusiastas, makers, engenheiros, designes, empreendedores e programadores, todos serão bem vindos!


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores