TDC 2016
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Modern Web Web Moderna e suas infinidades

Vamos descobrir as belezas e novidades do desenvolvimento web moderno com tudo que há de mais novo e bonito, desde protocolos de comunicação a ferramentas de automação de tarefas, passando por todo o ciclo de vida do desenvolvimento e apreciar tudo que compõe o desenvolvimento de aplicações web modernas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 BaaS com Firebase
Andre Baltieri
Já imaginou criar um backend completo para sua aplicação em minutos, com serviço rest, NoSql e ainda RealTime? Nesta palestra vamos ver todas as facilidades que o Firebase nos trás e por que você deve considerá-lo para sua próxima App.
11:10 às 12:00 Vamos falar sobre o futuro da web: HTTP/2
Gabriell Nascimento
O futuro da Web é o HTTP/2. O protocolo HTTP/1.1 está obsoleto e já não atende mais as necessidades da Web de hoje. Apesar de ser um protocolo bastante eficiente e robusto, em uso há quase 20 anos, o HTTP/1.1 não foi projetado para atender muitas das demandas atuais. E para contornar algumas de suas deficiências a solução é gambiarra. Mas não mais! O HTTP/2, a mais nova versão do protocolo HTTP, surgiu exatamente para solucionar problemas que o HTTP/1.1 nem sonhava em ter. E tudo isso para deixar a Web um lugar mais dinâmico sem sacrificar performance e elegância.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Progressive Web Apps: ao infinito e além!
Maria Clara Santana
Web Apps não são nenhuma novidade, Progressive Web Apps são. Nessa palestra mostro o que são PGAs e como esse conceito está mudando a nossa forma de interagir com a modern web principalmente no contexto mobile.
14:10 às 15:00 Web Moderna além do Front-End com AngularJS
José Roberto Araújo
Vivemos um momento bastante diferenciado para plataformas web, onde o desenvolvimento de plataformas web necessitam ser performática, responsivas, tenham facilidade de manutenção, sejam altamente escaláveis e, principalmente, sejam desacoplada de um backend específico, ou seja, dependam apenas APIs. Com base na vivência desse cenário conceitos Básicos de Web (HTML, CSS e AngularJS), NodeJS e, claro, AspNet Core. Toda essa estrutura rodando em Nuvem !
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Entendendo React e Reatividade
Nessa palestra você vai entender o que é o reatividade e como usar React para desenvolvimento web e mobile.
16:40 às 17:30 Web API e Angular no Dieta e Saúde: desafios de um projeto com + de 500mil usuários/mês
Rodolfo Fadino Junior
Nesta palestra mostrarei as principais escolhas e desafios que temos para estruturar uma aplicação SPA e uma Web API unificada que atenda com performance mais de 500mil usuários por mês.
TypeScript em aplicações modernas
Nicolas Takashi
Vamos fazer uma viagem através da história do JavaScript até chegarmos nos dias de hoje e entender o papel do TypeScript em aplicações modernas.
Esqueça Grunt ou Gulp. Webpack and NPM rule them all!
Derek Stavis
Gerenciar assets, tarefas e diferentes targets de build se tornou tarefa cotidiana na vida do desenvolvedor front-end. Apesar de trazer automatização no processo de desenvolvimento e lançamento de versões ferramentas como Grunt e Gulp trazem poucos benefícios para o programador. Muitas vezes traz mais dor de cabeça com arquivos de configuração complexos e falta de padronização de APIs. Esta palestra demostrará como simplificar seu setup utilizando apenas NPM e Webpack para gerenciar todo o processo de desenvolvimento e lançamento de aplicações web.
17:40 às 18:30 Otimização Prematura: a Raíz de Todo o Mal
Fábio Akita
Você precisa desenvolver o e-commerce ou sistema da sua empresa, sua startup. Existem dezenas de opções tradicionais como Java, passando por Javascript, Ruby, até mais exóticas como Clojure. Por que escolher plataformas como Ruby e não a opção considerada mais "rápida" que existe? Como são de fato projetos reais com números reais de custos e investimentos? Quanto de fato a escolha de tecnologia que eu fizer vai custar? Vamos falar sobre o principal mal em todo projeto de software: otimização prematura.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 9 de Julho de 2016

10:00 às 18:30 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquiteto Front-End, Front-End Developer, Web Developer


Investimento

presencial:R$ 200,00

Fazendo sua inscrição (presencial) você terá acesso a esta trilha e também a:
Pavilhão de Stands: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Área de Makers: Este ano teremos mini-palestras e workshops, chegou a hora de colocar a mão na massa e surfar a internet das coisas.
Lado B: Uma sala com conteúdo adicional e trilhas horizontais, estamos preparando muitas novidades.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium, que tem uma seleção de palestras das trilhas de cada dia do evento.


Patrocinadores