TDC 2017
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Programação Funcional Mais do que conceitos alienígenas, produtividade e segurança!

Quando falamos em programação funcional, muitas vezes nos deparamos com termos que em um primeiro momento parecem estranhos, como Monoids, Functors ou Applicatives. Mas no fundo, tudo isso não passa de técnicas para se atingir um objetivo maior: o desenvolvimento de código correto, de forma mais produtiva, e fácil de manter e evoluir. Nessa trilha vamos desmistificar esses e outros termos e mostrar como a programação funcional pode melhorar nosso dia a dia como desenvolvedor.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Introdução a Elm - programação funcional no front-end
Marcel Gonçalves dos Santos

Elm é uma linguagem de programação funcional para construir aplicações front-end. Nesta palestra serão apresentadas as motivações de utilização da linguagem Elm, suas principais características e uma breve introdução a programação funcional. Ela abordará as principais estruturas da linguagem (funções, pattern matching e tipagem estática), o ecossistema, como uma aplicação Elm funciona e referências para aprendizado da linguagem.

11:10 às 12:00 Programação funcional com Haskell, uma linguagem puramente funcional
Felipe dos Santos de Morais

Se você acredita nessa história de que JavaScript, Python, Java8 são linguagens funcionais, você não sabe de nada inocente. :)

Nos últimos tempos várias linguagens estão adotando características funcionais como Java, Swift e JavaScript e para aprender sobre programação funcional fui atrás de uma linguagem chamada Haskell(Muito louca!).

Haskell é uma linguagem puramente funcional que te desafia a pensar de uma maneira diferente da maioria das linguagens que você já utilizou.

Que saber sobre os principais conceitos de programação funcional? Conhecer uma linguagem puramente funcional?

Vamos nessa! o/

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 TimL - a Clojure-like Lisp in your Vim
Thales Mello

We explore how this Clojure like language was implemented in Vim, and explore how to create a Vim plugin with it.

14:10 às 15:00 JavaScript Funcional
Henrique Recidive

Ciência de foguetes? Segredo guardado às sete chaves? Não! O JavaScript funcional agora é mais simples do que parece e está pronto para nos ajudar a escrever códigos mais enxutos, legíveis e testáveis.

Com a evolução do JavaScript nos últimos anos a programação funcional se tornou um atrativo para os times de desenvolvedores mais famosos do mundo. Netflix, AirBNB, Facebook, entre outros, lideram o desenvolvimento de ferramentas que para encarar a missão precisam se embasar em conceitos provados cientificamente, como os da programação funcional.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, leite, água mineral saborizada, sanduíches e cookies. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Explorando programação funcional
Carlos Carmo / Fernando Correa
Nesta palestra vamos apresentar alguns use cases reais que aconteceram na OLX, o objetivo é explorar o paradigma da programação funcional
16:40 às 17:30 Uma nova velha alternativa para Injeção de Dependências
Paulo Renato Campos de Siqueira
A Injeção de dependências surgiu como uma solução para o problema da composição de uma aplicação completa e seus componentes, de forma flexível na qual pudéssemos substituir facilmente cada pedaço individual por outro. O resultado obtido com o uso de ferramentas Guice e Spring é de valor inegável, mas será que não fomos longe demais? Nesta palestra vamos visitar as alternativas mais conhecidas mencionadas acima, Spring e Guice e, em seguida apresentar uma alternativa na qual usaremos apenas construtores... e um pouco de "mágica" fornecida pela linguagem Scala.
17:40 às 18:30 Por que o Open Hardware pode ser considerado uma plataforma de programação funcional? Isso Funciona?
Luckas Farias

Quais os critérios a considerar para escolher pela implementação em hardware de um algoritmo? Como pode-se construir hardwares seguros? O que temos de openHardware e como usa-los? Quais as linguagens que permitem esta implementacão? O que isso tem em comum com a programacão funcional? Será que funciona mesmo?

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 4 de Maio de 2017

8:30 às 19:00 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores com alguma experiência mínimo no desenvolvimento de software, mas não necessariamente com programação funcional.


Investimento

R$ 240,00


Patrocinadores

Diamond





Realização