TDC 2017
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura PHP Venha conhecer as novidades e tendências de arquitetura PHP

"PHP chegou às grandes aplicações já há algum tempo e cada vez mais a exigência de qualidade e desempenho se intensifica no mundo do desenvolvimento de software. Por isso, pensar na arquitetura e nos padrões de projeto é só o começo de uma longa jornada rumo a perfeição.

Se você já sabe de tudo isso e quer se tornar cada vez melhor no que faz, essa trilha irá mostrar os conceitos e tecnologias mais avançadas para você galgar seu espaço entre os melhores."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Arquitetura de aplicações PHP para um mundo orientado a microsserviços
Flávio Gomes da Silva Lisboa

Nesta palestra abordaremos diversos aspectos da arquitetura de software contextualizados para o cenário de aplicações PHP construídas a partir da integração de microsserviços integrados. Dentro desse cenário, iremos separar o que é responsabilidade do PHP e o que não é, mas com o que ele pode contribuir (ou como ele pode evitar que seus parceiros tornem sua vida difícil). Abordaremos motivações, boas práticas e orientações para lidar com transações, manipulação de erros, execução de código lento, execução em linha de comando, coleta de dados de usuário, análise e business intelligence.

11:10 às 12:00 Composer: PHP dependency manager
Vitor Mattos

Conheça mais sobre Composer, a ferramenta que trouxe uma das maiores revoluções para o PHP. Composer vai muito além de instalação de dependências, aprenda a poupar dias e meses de trabalho e passe a ser um dev feliz focado em trazer as melhores soluções técnicas para as necessidades do negócio.

12:10 às 13:00 Microsserviços: Distribuindo serviços críticos ao negócio
Fernando Silva
Nesta apresentação será abortado conceitos como arquitetura orientada a serviço, arquitetura de microsserviços, escalabilidade, componentização, descentralização, resiliência, monitoramento, entre outros assuntos voltados para o desenvolvimento de aplicações que permitem se pensar em componentes ou camadas independentes que podem ser implantadas, distribuídas, protegidas ou escaladas de forma também independente. Estes conceitos serão exemplificados através de um case onde foi desenvolvido um projeto de carrinho de compras, projeto este altamente crítico e de extrema importância, apresentando informações técnicas e de negócio.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 PHP: Extending the Core - Why you should learn it
Lucas Mendes

Já pensou em contribuir com o core do PHP, construir um driver para acessar um hardware ou até mesmo adicionar uma nova feature na linguagem ? Nessa talk faremos um deep-dive nos internals do PHP, entendendo como as engrenagens giram por debaixo do capô quando executamos nosso código, isto é, a arquitetura da linguagem, o ciclo de vida de execução e algumas de suas estruturas internas. Tudo isso, é claro, com um olhar crítico sobre como desenvolvemos hoje e como podemos melhorar amanhã. Vamos também desenvolver uma extensão explorando os limites da linguagem, tanto à nível de escopo quanto à nível de performance.

15:10 às 16:00 Overengineering, como evitar?
Daniel Archer Cramer

Com o grande crescimento dos micro-frameworks, estamos com muito mais liberdade para criamos a nossa própria estrutura. Porém com grandes poderes temos grandes... problemas. Sempre queremos resolver todos os problemas do mundo antes mesmo da aplicação nascer. Nessa palestra eu mostro um pouco dos grandes desafios de montar a própria estrutura baseada em MVC ou outros. Exemplos de como não cair nessas armadilhas de prever problemas que ainda não existem.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Definindo uma estratégia de testes para aplicações web
Juliana Fernandes

Quando falamos em testar aplicações web, o que vem primeiro à sua cabeça? Testes que simulam o usuário utilizando uma aplicação através da Interface do usuário? Testes exploratórios? Testes automatizados? Testes de unidade? Então, nessa palestra, vou mostrar diferentes níveis de testes automatizados com um contexto ágil e também dar dicas de como definir uma estratégia de testes que faça sentido para suas aplicações web.

Symfony Flex
Gabriel Machado

O Symfony Flex é a nova forma de gerenciar e instalar aplicações Symfony. Ele automatiza tarefas comuns como instalar ou remover bundles e outras dependências. Vamos entender como funciona essa ferramenta e o que ela pode melhorar no nosso workflow.

17:40 às 18:30 O ecossistema Laravel
Ravan Scafi

Começou como mais um framework PHP. Lutou ao lado de outras soluções de mercado. Ainda assim, conquistou seu lugar de destaque. Conheça o que o universo Laravel tem a oferecer, entenda como ele é fator comum entre projetos pessoais, freelas e grandes corporações e saiba como adota-lo para seu próximo projeto, do setup ao deploy.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 9 de Novembro de 2017

8:30 às 19:00 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores PHP com experiência, que estejam a procura de levar suas aplicações a um novo patamar.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.