TDC 2017
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

Desde o seu surgimento, a evolução do Java como linguagem e como plataforma tem sido acompanhada ativamente pela comunidade brasileira.

Próximo do lançamento de sua nona versão, previsto para o segundo semestre deste ano, Java continua sendo uma das linguagens mais populares entre desenvolvedores de todo o mundo, especialmente nos ambientes Web e corporativo.

Renova-se continuamente, sempre incorporando novos paradigmas e recursos selecionados pela comunidade a cada novo lançamento.

A trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma, incluindo o lançamento esperado do Java 9, bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Combatendo code smells em aplicações Java
Emmanuel Neri de Souza

Código ruins são um dos maiores vilões na manutenibilidade das nossas aplicações, onde muita vezes dificultam o entendimento do código, proporcionam armadilhas nas implementações e até mesmo ocasionam bugs no sistema, com isso, essa apresentação tem como objetivo mostrar os benefícios de ter um código ?limpo? através de boas práticas como SOLID e clean code, que buscam eliminar os code smells para uma melhor manutenção do nosso código fonte.

Java for ultra low latency applications
Rafael Monteiro e Pereira

Nesta palestra vamos abordar como utilizar Java para aplicações que requerem ultra baixa latência (processamento na casa de ?s) como as que encontramos no mercado financeiro. Entre os temas abordados estão off heap allocation , garbage collector e comunicação eficiênte entre threads

11:10 às 12:00 Aprendendo Java 8 Lambdas com Star Wars
Paulo Henrique Ortolan

Star Wars é uma franquia que se iniciou há muito tempo atrás em uma galáxia muito muito distante e com ela vou desvendar o básico de como utilizar Streams e Lambdas.

Implementando design patterns clássicos no Java 8 usando expressões lambda.
Alessandro Ribeiro

A introdução das expressões lambda no Java 8 mudou a forma como se deve programar na linguagem. Algumas áreas da API padrão, como a de coleções, foram modificadas para se beneficiar da concisão e flexibilidade dessas expressões lambda.

Os padrões de projeto clássicos, que todo desenvolvedor Java aprende no início da carreira, como Decorator, Command, etc, também podem ser implementados de forma mais simples com lambdas. Por serem muito utilizados, saber implementá-los de forma ?funcional? pode ajudar o programador na transição da OO pura, para uma abordagem híbrida OO-funcional.

O objetivo da palestra é mostrar como implementar esses padrões de projeto usando expressões lambda no Java 8.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Alta produtividade em Java com NoSQL
Felipe Ribeiro de Oliveira

Muitas aplicações hoje já nascem usando algum banco não relacional, seja para resolver problemas específicos ou até mesmo complementar os bancos relacionais. Muitos bancos não relacionais estão surgindo no mercado, cada um com sua particularidade, permitir a criação de uma API padrão, ajudará os desenvolvedores a implementar/migrar facilmente sua aplicação sem precisar aprender uma nova API para cada novo banco, o projeto JNoSQL da Eclipse Foundation visa resolver este problema para nós.

14:10 às 15:00 Então você ainda usa Future do Java 5? Que tal outro nível de Concorrência?
Alexandre Gama

Com o Java 5 tivemos diversas mudanças e features interessantes, dentre elas a famosa interface Future. Com ela muitas alegrias e tristezas foram encontradas quando o assunto é Concorrência. Vamos avançar para outro nível com a nova API de Concorrência do Java 8? Nesta palestra, sem slides claro, sujaremos bastante as mãos com muito código usando Threads, Executors, Streams, Map Reduce e outros! Não perca!

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Nove novidades do Java Nove
Helder da Rocha

Há 3 anos em desenvolvimento e prometida para 2016, Java 9 só deve ser lançada no segundo semestre de 2017, e traz muitas novidades. A lista de recursos mudou um pouco em relação às expectativas no ano passado e algumas JSR não serão mais incluídas. Nesta palestra selecionamos nove novidades, dentre as quase 90 features prometidos para o Java 9. Algumas são pequenas alterações na API, mas outras alterações irão mudar a forma como aplicações em Java serão desenvolvidas.

16:40 às 17:30 Annotation Processing: um dos segredos dos projetos Java Open Source
Eder Ignatowicz

Você já ficou intrigado com a mágica que alguns projetos open source fazem a partir de uma única anotação? Como eles são capazes de fazerem nossas vidas tão fáceis? É possível usar isso nos meus projetos? SIM! Venha e junte-se a nós para essa palestra. Nós vamos compartilhar o segredo que muitos projetos open source usam para automatizar tarefas repetitivas, validar lógica em tempo de compilação, limpar códigos padronizados e tornar a vida dos programadores mais fácil.

17:40 às 18:30 É possível ser mais produtivo em Java aplicando os conceitos de Reflection e Convention over Configuration?
Paulo Henrique Soares

Alguns frameworks de desenvolvimento web como o Ruby on Rails rapidamente se tornaram famosos por dar aos desenvolvedores um bom nível de produtividade. Este ganho de produtividade se deve ao fato destes frameworks exigirem poucas configurações para iniciar e manter um projeto.

Esta apresentação mostrará os conceitos de Reflection aplicando-os na construção de um framework MVC básico em Java. Ao fim, será feita uma discussão mostrando como os conceitos e técnicas aplicados podem ser utilizados em outros projetos.

Open-Source Java: Programas Adopt a JDK e OpenJDK
Cesar Augusto Nogueira

Como você pode ajudar a comunidade Java com seu código Open-Source através dos programas Adopt a JDK e OpenJDK?

Nesta mini palestra você aprenderá mais sobre os programas open-source existentes para a construção do futuro da linguagem Java e como você como desenvolvedor pode ajudar.

Defina o futuro do Java em sua comunidade local
Cesar Augusto Nogueira

Como ajudar no futuro da linguagem Java? Quais iniciativas eu, como desenvolvedor posso atuar para ajudar na construção de um futuro cada vez melhor para todos que usam Java? Como me destacar em minha comunidade local de Java?

Para estas e outras perguntas você encontrará respostas nesta palestra, que lhe indicará o lugar certo para você, como desenvolvedor Java ajudar na plataforma e na linguagem de onde você estiver vivendo no mundo.

Slides baseados na minha palestra de OpenSource Java realizada na Campus Party de 2016: (https://pt.slideshare.net/CesarNog/opensource-java-adopt-a-jdk-e-openjdk) que teve apoio do SouJava.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 22 de Julho de 2017

8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores que já utilizam a linguagem e os que desenvolvem em outras linguagens e querem começar a utilizar Java.


Investimento

presencial:R$ 240,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Embarcados Experience: Venha conferir informações de qualidade que auxiliam em projetos eletrônicos e servem para atualização do conhecimento.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Patrocinadores