TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevTest Porque qualidade é responsabilidade de todos

"A Trilha se destina a pessoas ligadas ao desenvolvimento de software que querem mostrar conceitos e aplicações de teste não feitas somente por testadores. Caracteriza-se por uma trilha mais técnica que a Trilha de Teste onde todos os papéis de um time de desenvolvimento poderão mostrar como contribuem para a qualidade de suas aplicações."

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Quem testa os nossos testes? Medindo a qualidade de testes unitários
Diego Centeno / Ricardo Gaete

Como podemos medir a qualidade dos nossos testes unitários? Testes de mutação, ou mutation tests, servem para medirmos checam a qualidade do testes existentes em nosso projeto. Nesta apresentação iremos mostrar como os testes de mutação podem ajudar a medir a qualidade dos seus testes unitários e garantir, assim, uma maior cobertura da complexidade do seu código.

11:10 às 12:00 Indexando resultados de testes com Elasticsearch
Diego Garcia / Eduardo WITTER

Indexar resultados de testes pode ser útil por uma série de motivos, entre eles a possibilidade de extrair métricas e criar gráficos de forma fácil e concisa. O Elasticsearch é um mecanismo de buscas distribuído, usado para um número crescente de casos de uso, entre eles coleta de métricas. Nessa palestra será abordado como indexar resultados de testes no Elasticsearch e como criar gráficos com estátisticas/métricas no Grafana/kibana.

Um caso de (in)sucesso de testes funcionais com protractor (e mão na massa!)
Lucas Tagliani

Já pensou em criar testes funcionais automatizados para a interface de um produto? Testes funcionais são um dos tipos de testes mais caros para mantermos atualizados, pois qualquer mudança em API, tela ou lógica do front-end causa impactos diretamente na assertividade dos testes. Imagine fazer isto num produto que está nascendo, evoluindo e mudando constantemente! Participei de uma iniciativa assim e vou compartilhar um pouco dessa experiência. Também vou escrever alguns testes funcionais com protractor pra mostrar algumas peculiaridades!

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 3 Técnicas para provisionamento de ambiente de testes que vão turbinar seu projeto
Elder Moraes

Testar pra quê? Teste bom mesmo é feito em produção, não é? E esse negócio de ambiente de teste é perda de tempo e dinheiro.

Tomara que você discorde disso tudo! Afinal, se você acha perda de tempo realizar testes, provavelmente ainda não se deu conta do quão caro é não testar.

Nessa palestra falaremos sobre técnicas para provisionamento de ambientes de testes que darão agilidade e melhorarão o resultado dos seus projetos.

Afinal, se testar é para os fracos, você vai querer ser forte?

Metralhando o próprio produto com tudo!
Flávio Pimenta

Os testes de performance muitas vezes negligenciados são importantes e podem fazer a empresa economizar muito em infraestrutura e na experiência de uso do cliente. Pretendo mostrar uma demo rápida com o locust que é uma ferramenta nova, escalável e que vem ganhando bastante adoção. Vou mostrar as principais dificuldades em realizar um teste de performance e como o Locust nos ajuda a resolvê-las. Pretendo fazer uma demo rodando em ambiente local e também em uma infraestrutura na nuvem.

14:10 às 15:00 Agilizando o ciclo de desenvolvimento da sua equipe com a virtualização de serviços
Caren Moraes Nichele / Alekson Fortes

A virtualização de serviços é uma forma de simular o funcionamento de um serviço (existente ou não) de forma a enviar respostas de maneira pre-determinada e independente do serviço real estar disponível ou não. Nesta apresentação iremos falar sobre os diferentes modos de virtualização de serviços, quando aplicar cada modo de virtualização, e um caso real de como utilizamos a virtualização de serviços para acelerar o desenvolvimento e testes em um time ágil utilizando a ferramenta CA DevTest (antiga CA Lisa).

Escrevendo testes unitários para sua aplicação React utilizando Jest e Enzyme
Paulo Virote de Souza
Vamos debater sobre os desafios de garantia de qualidade quando adota-se uma arquitetura de microsserviços. Como ir além dos testes unitários e garantir a integração mesmo quando utilizamos mensageria assíncrona?
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Testes de Elite - testando código e componentes seguros
Sean Wykes

Segurança é importantíssima para os nossos sistemas e aplicativos modernos. E segurança forte requer o uso de uma série de tecnologias, como a criptografia e os módulos de hardware seguro, por exemplo. No entanto, como essas são tecnologias complexas, elas normalmente são encapsuladas dentro de componentes e serviços seguros e cujos APIs são consumidas por partes menos críticas da aplicação.

Isso traz um grande desafio - como testar esses componentes de software que foram projetados para serem seguros? Muitas vezes, na prática, para garantir que esses componentes realmente são seguros, é preciso lançar mão de técnicas e arquiteturas de teste não-convencionais. Descobre quais e como!

16:40 às 17:30 Unindo testes funcionais de serviço com testes de performance utilizando Karate e Gatling
Leonardo Gallardo

É comum, toda vez que precisamos testar a performance de nossos WebServices, utilizar ferramentas que não tem ligação nenhuma com nossa automação funcional. Se nós já temos todas regras e comportamentos automatizados, porque não utilizar esse mesmo código para testar a perfomance do sistema? Utilizando testes de serviço com Karate e sua nova integração com Gatling nós podemos unir os dois mundos, reduzindo trabalho e evitando complexidade!

Validando o layout da sua aplicação web sem dor
ANDRE MENDES / Cristiane Souza

Proteger o layout de uma aplicação e evitar regressão enquanto a aplicação evolui, costumava ser uma tarefa muito complicada e dolorosa. Algumas vezes, o layout pode quebrar sem que sequer a gente perceba. Nesta talk, vamos conversar um pouco sobre como trabalhar esse aspecto da nossa aplicação, contando nossa experiência de pareamento com os designers para criar um fluxo e automatizar os testes com o novo queridinho da comunidade: BackstopJs.

17:40 às 18:30 Testando o app do Nubank
Victor Maraccini / Francesco Perrotti?Garcia

Nesta palestra, compartilharemos técnicas que utilizamos para tornar nosso código fácil de testar e quais os tipos de testes que fazemos nos apps mobile do Nubank para garantir qualidade em todas as condições de uso.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2018

10 às 19 h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa ligada ao desenvolvimento de software


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Cristiane Souza
Cristiane Souza
Concrete Solutions
Diego Garcia
Diego Garcia
ThoughtWorks
Lucas Tagliani
Lucas Tagliani
ThoughtWorks
Paulo Virote de Souza
Paulo Virote de Souza
Isobar IWS Brazil
Ricardo Gaete
Ricardo Gaete
Walmart Chile

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial