TDC 2018
Porto Alegre
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Extreme Programming XP Princípios, valores e práticas para manter/evoluir software um software com qualidade

Quanto tempo um produto de software existe e persiste no mercado?

Como podemos evoluí-lo, adicionando novas funcionalidades, sem abrir mão da qualidade?

Nesta trilha, o objetivo é trazer uma discussão de princípios, valores, práticas e ferramentas que apoiam os times nestes desafios. Nosso principal artefato é o software!

Venha participar e traga sua experiência de problemas na evolução ou de práticas como TDD, Design OO com foco em evolução, automação, refactoring e heurísticas de limpeza, entre outras, para manter sua "saúde e bem estar" do seu software.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Deploy Contínuo de Software Legado: Loucura ou Genialidade?
Alexandre Freire
Imagine que sua equipe vai substituir um sistema legado com mais de década em produção, um produto chave da empresa, responsável por grande parte da receita. Não só vocês vão rescrever numa nova linguagem, precisam mudar o banco de dados e protocolo de comunicação com vários outros sistemas... Parece um desafio? Pode parecer loucura, ma pra lidar com o risco escolheamos uma estratégia baseada em um dos avanços da agilidade técnica: Deploy Contínuo! Guiados por esta história, entenda tudo que você precisa pra poder fazer Deploy Contínuo, da automação de testes, passando por uma cultura DevOps, até infraestrutura como código. Você vai sair pronto pra avaliar se Deploy Contínuo pode ajudá-lo.
11:10 às 12:00 Desmistificando a eXtreme Programming para desenvolvedores "não ágeis"
Vinicius Campos Silva

Nossos desenvolvedores conhecem práticas ágeis propostas por eXtreme Programming? Se sim, eles estão realmente aplicando-as de forma que os ajudem a entregar software de valor? Caso contrário, os desenvolvedores estão desacreditados quanto a agilidade? O Scrum team sendo responsável pela qualidade técnica do que está sendo entregue para o cliente, pode e deve utilizar práticas da eXtreme Programming para obter melhores resultados!

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como um trabalho chamado Coach por Imersão tem ajudado na excelencia técnica
Elias Nogueira

O time que você atua está passando por uma transformação, ágil ou mesmo em relação aos membros do time? Sente que poderia ter alguém ajudando a alavancar algumas práticas de engenharia de software enquanto você e seu time estão com um ritmo um pouco acelerado?

Você não está sozinho nesta! Eu também tive estes problemas e uma forma identificamos foi ter coaches técnicos, que chamamos de Coach por Imersão. Vamos trocar experiências sobre o que acertamos e erramos com esta iniciativa.

Largando na frente com uma Startup
Maicon Wissmann Moureira

Irei trazer o Case da Startup de agronegócio e logística onde trabalho como Arquiteto de Software, os desafios enfrentados e como estão sendo superados usando tecnologias disruptivas na forma de entregar um produto em constante e rápida mudança na nova economia.

Na nossa Startup atualmente temos implementado DevOps com CI/CD já integrado a Cloud da Azure, Code First com Migrations, e Microserviços com Asp Net Core e MongoDB, além Xamarin no nosso Mobile App.

Nós agilizamos muito a entrega de soluções de uma forma simples e ininterrupta, onde um deploy de uma nova feature pode ser feita em segundos no meio do expediente sem impactos.

14:10 às 15:00 O que não é XP!
Danieli de Paula

O XP é uma metodologia ágil cada vez mais difundida entre os desenvolvedores, no entanto muitas vezes ainda ocorrem práticas que não estão alinhadas com o que a metodologia prega. Isto acontece por que as pessoas de fato não sabem o que é XP? Ou por conta da rotina e desafios do dia-a-dia? Neste palestra, vou abordar práticas comuns que ocorrem no cotidiano dos times e como são empregados incorretamente os valores, princípios e práticas do XP, trazendo á tona o que de fato não é XP.

Darwin tinha razão? software que não se adapta morre
ROBSON LUIZ VALIM DE BITTENCOURT / Jorge Oleques

O que a teoria da evolução de Darwin tem a ver com desenvolvimento de software em 2018? Tudo! Se pensarmos o software como um organismo vivo e que evolui constantemente, e o mercado de software como a diversidade de organismos presentes na natureza, poderemos usar a teoria de Darwin para entender que só fica no mercado os que conseguem se adaptar melhor e mais rápido ao meio. Nesta palestra iremos apresentar um dos princípios SOLID, que tem por objetivo ajudar nesta tarefa: o Open Closed Principle. Iremos demonstrar ideias para que você consiga enxergar cenários onde este princípio se aplica, além de exemplos práticos com diferentes implementações.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 O ágil acelerou e o dev pirou: Como aplicar práticas simples para manter a saúde do seu projeto estável
Mauricio Andreazza Sganderla / Jorge Oleques

Lembra quando você desenvolvia no modelo tradicional? Provavelmente você ficava meses e meses desenvolvendo algo que alguem especificou para você. Como o surgimento do ágil, começamos a falar de entregas contínuas para acelerar o feedback, pois o cliente so tinha noção do que desejava usando o software. No Scrum Guide, no seu lançamento, se falava em ciclo da 4 a 8 semanas. Com o avanço, muitas equipes diminuiram este ciclo para para algo entre 2 a 3 semanas. Atualmente equipes trabalham com entregas de 1 semana e algumas até com entregas diárias, também conhecida como Continuous Delivery. E agora, como manter tudo saudável e sustentável em ciclor tão curtos? Venha Descobrir!!!

16:40 às 17:30 Como o XP evoluiu em duas décadas
Daniel Wildt / Dionatan de Souza Moura

Extreme Programming parece ser a metodologia com menor quantidade de marketing no mercado, mas podemos encontrar uma série de evoluções na indústria de software influenciadas por suas disciplinas. Nesse papo vamos fazer reflexões e indicar diferentes movimentos que surgem a partir do XP. Exemplos? Lean Startup, movimento devops, mob programming, e o mais avançado de todos: Modern Agile.

Vamos abrir espaço para a platéia participar de um fishbowl, para trazer diferentes perspectivas.

Usando TDD a nível de API
Marcelo Adamatti

Use os poderes de docker-compose para testes integrados a nível de API no seu pipeline de build (CI / CD). Escreva testes na perspectiva dos consumidores, valide seu código em um ambiente próximo do real.

17:40 às 18:30 Mob Programming Hands On, segredos direto de Woody Zuill
Dionatan de Souza Moura

Todas as pessoas brilhantes trabalhando na mesma coisa, ao mesmo tempo, no mesmo lugar, e no mesmo computador. Mob Programming! É a agilidade ao extremo, trabalho em time ao extremo, utilizando eXtreme Programming. Venha conhecer os detalhes aprendidos diretamente com o criador Woody Zuill. Da técnica evoluída de coding dojos à psicologia fundamentada no método. Como facilitar uma sessão de Mob Programming, quando rotacionar o navegador, como começar com o método, como engajar as pessoas?

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2018

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

profissionais envolvidos em desenvolvimento de software como gerentes, coordenadores, desenvolvedores, arquitetos/designers, testadores e analistas.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Daniel Wildt
Daniel Wildt
uMov.me | Wildtech | mais.dev | desenlatar

Patrocinadores

Diamond





TDC +Diversidade


Patrocinio TDC Online


Patrocínios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial