TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Android Domine a plataforma que domina o mundo

Android é uma das plataformas mais representativas do mercado se extendendo para além dos celulares e chegando à carros, wearables e até mesmo às nossas casas. Nessa trilha cobriremos assuntos iniciantes, avançados, além de novidades sobre a plataforma, sempre com foco no desenvolvimento nativo.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Extenda seu App Android para o Google Assistant
Antonio Marin Neto

Com o anuncio do App Actions no Google I/O 2018, agora é possível extender um app Android para que ele também responda a comandos e ações do usuário, dessa forma é possível levar o seu app Android além dos limites do device Android com pouco trabalho. Nessa palestra vamos ver quais são as vantagens de se extender um app Android para Google Assistant, quais são as ferramentas e como fazer isso através de uma demonstração de um caso real.

11:10 às 12:00 Desenvolvimento moderno de aplicativos Android: um guia [quase] completo
Nelson Glauber

A plataforma Android evolui a uma velocidade incrível, trazendo cada vez mais recursos para os usuários. Com isso, a complexidade dos aplicativos vem crescendo e cria-los está sendo uma tarefa cada vez mais desafiadora. Por essa razão, novas técnicas, ferramentas e APIs são lançadas frequentemente visando aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos aplicativos desenvolvidos. Nesta apresentação veremos as abordagens mais atuais e as principais mudanças na forma de implementar aplicações Android de modo a torná-las mais robustas, performáticas e manuteníveis.

12:10 às 13:00 Android KTX: 25 dicas práticas em 25 minutos!
Walmyr Carvalho

A linguagem Kotlin vem ganhando bastante força na comunidade de desenvolvedores, principalmente após o Google torná-la oficial para o desenvolvimento de aplicações Android no ano passado. Desde então, o Google vem trabalhando em projetos incríveis como o Android KTX, biblioteca criada pela empresa que traz o melhores recursos da linguagem Kotlin pra rotina de desenvolvimento Android.

Nesse talk extremamente prático e rápido, vou mostrar 25 dicas úteis de como utilizar o Android KTX em cenários reais do dia a dia de desenvolvimento de uma aplicação, e como extrair o máximo dessa incrível biblioteca.

Assincronismo no Android, de RxJava a Coroutines
Rafael Dion°sio Toledo

Nessa apresentação, veremos como esse clássico problema pode ser resolvido hoje em dia, começando com os problemas clássicos das AsyncTasks, passando pelo ápice e declínio dos EventBuses, e vendo o atual estado, com RxJava, Coroutines e o recente WorkManager.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Builds incrivelmente rápidos com BUCK
Thales Machado / Leandro Borges Ferreira

Conforme os projetos crescem, features são adicionadas, estabelecemos padrões de desenvolvimento, criamos abstrações e divisões de responsabilidade, e mais importante, adicionamos cada vez mais código. Com isso, é normal vermos builds cada vez mais demorados. Nessa palestra vamos abordar boas práticas para acelerar o tempo de build, modularizando ao máximo o seu projeto e tomando proveito da ferramenta Buck, criada pelo facebook, e de um plugin para o gradle chamado okbuck, do Uber. Já pensou nunca mais ter que dar clean no seu projeto? Já pensou em dar um install pra ver uma mudança feita e isso acontecer em 1s? É possível e já existe!

15:10 às 16:00 Construindo testes automatizados com Architecture Components
Phellipe Silva

Vamos abordar com um pouco mais de detalhes como construir testes automatizados utilizando os novos padrões arquiteturais sugeridos pelo Google.

Exemplos e práticas de como deixar sua app Android mais testável utilizando Architecture Components!

Impressões sobre o Navigation Controller no Android
Marcelo Ricardo Quinta
O Navigation Controller ?trouxe as pessoas que desenvolvem para Android a possibilidade de controlar a sua interface na mesma maneira que é feita no Storyboard do iOS. Mas o que pode ser feito e até quando é bom fazer isso, inclusive em projeto já existente? Vamos falar deste assunto nesta palestra.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Machine Learning em Apps Android com ML Kit
Felipe Augusto Pedroso

Nesta palestra iremos falar sobre o ML Kit, um SDK de Machine Learning lançado pelo Google durante o Google IO 18 e que promete facilitar que apps Android utilizem recursos como reconhecimento de imagens, respostas automáticas e modelos Tensorflow customizados. Vamos discutir as características do SDK e mostrar como ele pode ser integrado ao código de um app Android.

Criando dispositivos inteligentes com Android Things e Machine Learning
Alvaro Viebrantz

Uma introdução a nova plataforma de internet das coisas do Google, o Android Things, e como fazer dispositivos mais inteligentes e poderosos com ela, aliado de ferramentas de Machine Learning. O objetivo é cobrir o básico de como começar com a plataforma, passar alguns conceitos de Machine Learning e apresentar alguns projetos que podem ser feito com isso. Em especial será mostrado um projeto de máquina de doces inteligente, que utiliza o poder do Android Things, aliado com APIs de Machine Learning do Google, como a Cloud Vision API e o Tensorflow, para reconhecer imagens e que dar aos usuários doces se eles mostrarem os objetos corretos para a máquina.

17:40 às 18:30 Otimizações de performance: renderização
Paula Caroline da Rosa

Desenvolvemos telas lindas, cheias de elementos gráficos, cores, para de certa forma encantar o usuário final. Mas será que pensamos em performance na hora de construir um layout? Nesta palestra você entenderá como oferecer mais performance ao app na hora da renderização.

Constraint Layout: indo além do editor de layout
Gabriel Bertini de Oliveira

É sempre muito comum vermos nas apresentações sobre constraint layout um foco enorme na criação de um layout inteiro pelo editor de layout, com a criação das constraints, posicionamento das views, definição das margens. Mas quando deparamos com o dia a dia, vemos que temos de ir muito além disso, existem layouts complexos a serem criados, e muitos não conhecem de fato o poder desse componente. A ideia aqui é aprofundar um pouco mais sobre o que pode ser feito deixando um pouco de lado o editor de layout, e partindo pro XML pra aproveitar o máximo dessa ferramenta.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 18 de Julho de 2018

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedorxs iniciantes e avançados interessados em ampliar seus conhecimentos em desenvolvimento nativo para Android e saber como outros desenvolvedores e empresas estão trabalhando com a plataforma.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Marcelo Ricardo Quinta
Marcelo Ricardo Quinta
Software Engineer
Phellipe Silva
Phellipe Silva
ThoughtWorks

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial