TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Programação Funcional Resolvendo problemas do mundo real com FP

Trilha focada em mostrar a realidade da Programação Funcional, com palestras de quem está resolvendo problemas com Scala, Clojure, Haskell, F#, Elixir (e mais) em produção - e mais importante - com justificativas!

Coordenação


Patrocínio Trilha

Quero Educação

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Dialing with Elixir -- surviving a major rewrite
Renan (milhouse) Ranelli

Most companies adopting Elixir start small, most of the time with a proof of concept or a rewrite of a non-critical service.

At Telnyx, after being sure Elixir was a good choice, we chose to rewrite one of the most important and critical pieces of software: a high volume, highly available service that influences pretty much every interaction we have with our customers.

This talk will explore our strategy rewriting such critical piece of software, what went well, what didn't, what we wish we knew before starting and our biggest lessons.

If you're thinking about adopting Elixir and/or rewriting a piece of software with it but you're not sure what are dangers, this talk is for you.

11:10 às 12:00 Da linguagem funcional à arquitetura funcional
Juliano Alves / Enio Lopes

Venha ver nessa palestra todas as tecnologias de ponta reunidas e trabalhando juntas: microservices Clojure/Node/Haskell/Elixir, rodando no Kubernetes, se comunicando através de filas como SQS e RabbitMQ, fazendo streaming de dados com Kafka e Kinesis e acumulando dados no Redshift e no BigQuery

12:10 às 13:00 Elm: Programação funcional no frontend
Leonardo Borges Avelino

O objetivo principal dessa talk é apresentar a linguagem de programação funcional Elm e suas boas práticas para o mundo frontend. Desde tipos até a arquitetura de uma aplicação Elm, temos boas práticas para um frontend mais são e manutenível.

Javascript Funcional
Breno Ferreira

Vamos falar um pouco do histórico do desenvolvimento do JavaScript e como isso influenciou a evolução do ecossistema Javascript nos últimos anos, passando de suporte simples a funções como map e reduce e Promises, e hoje possibilita o desenvolvedor adotar o paradigma funcional de uma maneira bem mais natural com coisas como verificação estática de tipos, Persistent Immutable Data Structures e bibliotecas como React.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Lua vai... descomplicar o desenvolvimento dela
Daniel Alves

Lua é uma linguagem de programação interpretada simples e leve, mas eficiente e poderosa. Também é multiparadigma e permite a programação funcional. Nesta palestra, vamos explorar a expressividade na resolução de problemas na prática e abordar os principais recursos dessa, que é amplamente empregada no mundo dos jogos e uma linguagem 100% brasileira.

15:10 às 16:00 Migrando Arquitetura de Chat da OLX para OpenSource com Elixir
Fernando Marcio Rocha Matos / Tiago Lopes Zenicola

Nesta apresentação o time de Messaging da OLX brasil irá mostrar como foi realizada a construção da nova arquitetura de Chat e quais foram todos os desafios ao longo do projeto para a troca de uma arquitetura legada em Java para uma nova arquitetura utilizando Open Source Based com o protocolo XMPP.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Programação funcional na prática com Swift
Rodrigo Amorim Ruiz

Programação funcional não é um paradigma recente, ela vem do meio acadêmico com forte suporte em calculo lambda.

Parece complicado, mas o uso prático não é, e as vantagens de programação funcional em relação a outros paradigmas, como orientação a objetos, se tornam óbvias quando você pega o jeito.

Então venha aprender um pouco sobre o incrível mundo de funções, funções e... funções em um caso real do mercado!

17:40 às 18:30 Programação funcional para humanos
Gabriel Schade Cardoso

Funtores, Funtores Aplicativos, Monads, Monoids e vários termos parecem bastante assustadores. Esqueça essa bobagem que repetem por aí! Programação funcional não é um bicho de sete cabeças. Apesar de não ser um paradigma recente, a programação funcional se manteve na academia durante vários anos, de um tempo para cá ela vem ganhando mercado por conta de diversas características bastante interessantes. Essa palestra será um tour sobre os principais conceitos de programação funcional, como eles se relacionam e interagem entre si e com outros elementos de software. Demonstrando inclusive aplicações híbiridas (Orientação a objetos e funcional juntas!)

JavaScript foi feito para programação funcional!
Enio Lopes

JavaScript é uma linguagem que se enquadra muito bem no paradígma funcional. Aqui na uSwitch nós estamos migrando uma de nossas maiores aplicações para NodeJS com React + Redux e todo o JavaScript escrito nesse projeto é funcional.

Vou descrever como tem sido nossa jornada escrevendo e mantendo um projeto grande escrito puramente em JavaScript funcional. Vou falar de como resolver alguns problemas utilizando JavaScript funcional.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, arquitetos de software, gerentes de projeto


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Enio Lopes
Enio Lopes
uswitch
Juliano Alves
Juliano Alves
uSwitch.com
Leonardo Borges Avelino
Leonardo Borges Avelino
Estratégia Educacional

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial