TDC 2018
São Paulo
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Ruby Lapidando código e a comunidade

Ruby é conhecida por ser divertida de se trabalhar e trazer benefícios de agilidade no dia a dia do programador.

Conheça mais sobre essa linguagem que conquistou o mundo das startups e sabia como inovar e sair à frente.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Programação funcional com Ruby, potencialize e simplifique qualquer codebase.
Rodrigo Serradura

Pergunta: Quantos problemas você já teve de lidar por conta de abstrações complexas e pouco coesas? Ruby é uma linguagem multiparadigma, ou seja, permite o desenvolvimento de aplicações em uma proposta orientada a objetos e funcional. Nessa talk iremos entender como reduzir a complexidade e potencializar resultados ao fazer uso dos recursos funcionais que o Ruby suporta. Tópicos que serão abordados: Introdução aos princípios funcionais, Functional first development e como refatorar uma aplicação Rails na prática do OOP ao FP.

11:10 às 12:00 Design de aplicações orientadas a objeto: uma visão rubista
Elaine Naomi Watanabe

Modelamos aplicações Ruby como um conjunto de objetos interagindo entre si para resolver um problema.

Quando propomos uma solução, ela geralmente é validada dentro de um escopo específico.

Mas mudanças sempre acontecem: no código, nas regras de negócio, na vida, no universo e em tudo mais.

Com essas mudanças, será que uma solução inicialmente proposta continua sendo válida? Se não for, o código implementado está preparado para evoluir e agregar novos comportamentos de maneira saudável?

Nesta talk, vamos analisar princípios e padrões de design de aplicações orientadas a objeto e como podemos aplicá-los no dia a dia a fim de tornar nosso código mais flexível e com maior qualidade.

12:10 às 13:00 Maior performance no seu sistema com o uso adequado de ORM em Rails
Isaac Felisberto de Souza

ORM com ActiveRecord no Rails facilita o trabalho do desenvolvedor, mas quando o sistema cresce o uso inadequado do poder de ActiveRecord pode trazer problemas como baixa performance. Coisas como mapeamentos equivocados, queries N+1, navegação entre Objetos, podem gerar excesso de queries e dificultar a execução, evolução e manutenção do sistema. Venha ver na apresentação técnicas que podemos aplicar como: uso de scopes, includes, queries customizadas com mapeamentos alternativos, testes automatizados validando número de queries geradas, monitoramento com NewRelic, dentre outras que garantem maior performance sem abrir mão do poder que ORM com ActiveRecord dá aos desenvolvedores.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Código simples: Navalha de Occam para desenvolvedores Ruby
Eustáquio Rangel de Oliveira Jr.

Hoje muitas ferramentas/linguagens para desenvolvimento de software fornecem uma facilidade tão grande que alguns desenvolvedores conseguem inserir complexidade onde era simples. Vamos discutir essas práticas de complexidade desnecessária, seja no código, seja na infraestrutura, seja no modo de pensar onde ainda algumas vezes perdura um sentimento de que a complexidade estaria associada á código mais 'profissional' ou 'hacker', quando as soluções mais simples se mostram cada vez mais melhores para desenvolvimento de software a curto, médio e longo prazo.

15:10 às 16:00 Arquitetura Hexagonal: mantendo sua aplicação saudável
Camila Campos

Todo mundo fica frustrado quando demora muito mais do que deveria para entregar uma feature que era pra ser simples. É aí que surge a Arquitetura Hexagonal, também conhecida como Ports & Adapters, cujo objetivo é minimizar o trabalho de criar ou fazer modificações em um software. Essa talk irá apresentar o que é essa arquitetura, por que ela existe e como ela funciona, passando por todo o caminho que um recurso faz no software, desde seu ponto de entrada, até a persistência.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Desenvolvendo e deployando aplicações Ruby utilizando Docker
Amanda Silva Vieira / Juliana Fernandes

Que tal desenvolver em Ruby usando um modelo mais rápido, seguro e enxuto? Usando Docker você poderá empacotar suas aplicações a ponto de ter rodando na sua máquina a mesma infra que está em produção. Chega de dizer "Na minha máquina funciona"! Vamos nessa palestra demonstrar como é possível usar Docker para desenvolver e até colocar em produção esse seu código.

Uma Aplicação Ruby On Rails Integrada com GraphQL, a Linguagem do Facebook para APIs
Sergio Antonio de Souza Lima

GraphQL, é uma linguagem de consulta para APIs projetada pelos engenheiros do Facebook, criadores da famosa rede social de mesmo nome. GraphQL começou a ser usada nos aplicativos desta empresa, e em 2015, esta solução foi disponibilizada como open source. O problema que eles enfrentaram e que serviu de motivação para criar esta solução, era obter os dados necessários para o feed de notícias do Facebook em dispositivos móveis, usando conexões de rede lentas. Vamos mostrar como implementar o GraphQL numa aplicação API em Ruby On Rails, criando assim, um servidor de dados sem usar o tradicional REST.

17:40 às 18:30 Sequel+ para ActiveRecord Heavy Users
Débora Fernandes

Existem alternativas simples ao ActiveRecord que irão economizar seu tempo e melhorar o tempo de escrita da sua aplicação.

A grande maioria dos usuários de Ruby usam o Rails e a grande maioria dos usuários Rails usam apenas o ActiveRecord, que atende, mas com controvérsias. Quero nessa palestra apresentar novas possibilidades para melhorar a performance dos seus projetos.

Painel sobre comunidades para pessoas desenvolvedoras
Barbara Barbosa / Carolina Karklis / Stefanie Melo

Faremos uma discussão sobre comunidades para pessoas desenvolvedoras, focando especialmente em comunidades que representam e ajudam mulheres a entrar no mercado de tecnologia. Conversaremos com organizadoras de comunidades desse tipo, mas voltadas para a comunidade de rubistas, sendo elas o Rails Girls e o Ruby ladies.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 21 de Julho de 2018

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores(as) que compartilham da filosofia empregada pelo Ruby.


Investimento

presencial:R$ 265,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.

Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Camila Campos
Camila Campos
Genial Care
Sergio Antonio de Souza Lima
Sergio Antonio de Souza Lima
Cedro BPO e Soluções em Tecnologia LTDA
Stefanie Melo
Stefanie Melo
Ruby Ladies

Patrocinadores

Diamond





Patrocinio TDC Online


Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Realização

Companhia Aérea Oficial