TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile e Agile Coaching Agile Coaching: Valorizando mais pessoas do que processos para potencializar o ambiente de alta performance.

Nesta trilha, você poderá ouvir sobre experiências de outros e outras Agile Coaches e poderá aprender com os erros e acertos alheios, além de compartilhar o que esta realizando na organização que atua.

Mostraremos na prática o princípio ""Pessoas mais do que processos"" do manifesto ágil através de cases de atividades relacionadas a pessoas exercendo papel de Agile Coach nas organizacoes, treinando, ensinando, mentorando e de outras pessoas, tanto tecnicamente através dos frameworks do guarda-chuva Agile, como pessoal e profissionalmente através de técnicas de gestão, coaching e mudança de mindset.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Mudaram o escopo! E agora quem poderá nos defender?
Eraldo B. Santos
Por mais que batemos no peito e coloquemos nas legendas de selfies com post-its que "somos" ou "fazemos" ágil, quando há uma mudança de escopo na Sprint ou no projeto, é como se uma bomba atômica caísse no meio do time e espalhasse o terror. Queremos apontar culpados, rotulamos o cliente de chato e de não saber o que quer, cria-se reuniões inúteis de discussão de contratos e requisitos e por fim o time de desenvolvimento "dá o seu jeito". Mas todos somos culpados e práticas simples como um código enxuto, resiliente e desacoplado, arquitetura emergente, práticas de MVP, identificar e separar as regras de negócio dos requisitos funcionais/não funcionais entre outras, podem salvar o dia!
11:10 às 12:00 Comunicação empática - quem disse que é fácil se colocar no lugar do outro?
Maíra Blasi

Olhando para os lados, tanto na vida pessoal quanto profissional, podemos perceber que a palavra da vez é Empatia, mas será mesmo que a gente sabe se colocar no lugar do outro? Nessa palestra abordaremos os 4 passos da CNV (Comunicação Não Violenta) também chamada de Comunicação Empática - Observação, Sentimento, Necessidade e Pedido. Através dessas estapas, podemos gerar uma melhor compreensão sobre nós mesmos e sobre o outro, buscando uma conexão real e estabelecendo uma comunicação com mais propósito.

Agile & Continuous Delivery - Como ambos ajudam times
Eduardo de Oliveira Ferreira
O livro Continuous Delivery, escrito por Jez Humble em 2010, foi um marco por trazer novos conceitos de como software deve ser produzido. Pequenas releases, múltiplos deploys por dia e automatização de processos são exemplos de práticas defendidas por Humble. Em 2017, meus times começaram a adotá-los e percebemos que não só a parte técnica deveria mudar, mas o processo como um todo. Nessa apresentação mostraremos como começamos a se organizar para fazer entregas pequenas e contínuas, quais cerimônias ágeis foram adotadas, como são as quebras as tarefas e métricas usadas.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Um passo para trás, dois passos para a frente: o segredo para facilitar mudanças
Mário Melo

Nesta palestra eu compartilho alguns casos reais onde eu vi (ou gerei!) problemas criados por esta abordagem tão comum onde um especialista dita as melhores práticas e coordena um processo de mudança centrado em suas crenças e valores.

A história, contada do meu ponto de vista, ilustra as principais dificuldades que tive em deixar minhas convicções técnicas em segundo plano ao tentar facilitar o caminho de algumas equipes rumo à agilidade. Minha expectativa é ajudar outros ScrumMasters e Agile Coaches a evitar alguns deslizes que acabamos por cometer quando estamos em uma posição de referência sobre agilidade.

14:10 às 15:00 ROAM RISK BOARD - Uma abordagem de gerenciamento ágil de riscos
Allan Rett Ferreira
Os métodos Ágeis eliminaram a necessidade de identificar e mitigar os riscos de projetos de software? A resposta é NÃO! Mesmo que os riscos fossem reduzidos através das entregas contínuas e com entregas de menor esforço, ainda é necessário gerenciar e classificar os riscos dos projetos. Adicionar riscos e gerenciá-los, diminuirá as chances de variabilidade e surpresas futuras. Conheça o ROAM RISK BOARD, uma ferramenta criada para gerenciar os riscos e as respostas necessárias ao risco de forma ágil.
Quebrando barreiras para alcançar agilidade nos negócios
Isabela Gayno

A cultura e a mentalidade são elementos fundamentais para alcançar a agilidade nos negócios dentro das organizações. No entanto, eles sozinhos não são suficientes. Essa cultura e mentalidade precisam ser refletidas nas várias funções que sustentam os negócios. Você descobrirá novas maneiras importantes de pensar sobre como criar uma estratégia consistente para uma transformação ágil.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Identificando comportamentos de um developer anti-ágil e como contornar !
Odair Borges

Nenhum desenvolver sob metodologias ágeis diz que não acredita no ágil.

Mas, como dizem por aí o corpo fala e os seus comportamentos sempre dizem a verdade.

Trago 5 dicas para fazer o team member developer acreditar na agilidade !

16:40 às 17:30 O time é lento, será?
Kraysler Castro / Carlos Filipe de Oliveira Pedrosa
As empresas insistem em medir trabalho realizado em horas, o que ofusca os reais problemas burocráticos existentes. Gargalos e mais gargalos de processos engessam o desenvolvimento de uma entrega. Como medir times? Como deixar de forma transparente os gargalos de processos? Como podemos ter times realmente eficazes é o que pretendo responder.
Como desenvolver o midset ágil do time usando OKR e Gestão 3.0
Muniz Antonio

O Mindset Ágil é cada vez mais importante para se adaptar às mudanças exponenciais e o objetivo dessa palestra é discutir como a Gestão 3.0 junto com OKR apresenta elementos práticos para incentivar equipes empoderadas e visão clara de propósito. Os participantes serão incentivados a refletir como adaptar essas práticas em suas organizações.

17:40 às 18:30 Agilidade mais que frameworks e modelos
Danilo Vianna Amador dos Santos
Qual a melhor metodologia? Qual o melhor framework? E para escalar? Estamos vivendo em um período no qual devemos desconstruir os modelos e voltar aos valores e princípios da agilidade para que os conceitos sejam realmente trabalhados. Como então devemos trabalhar a agilidade dentro de nossas organizações?
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019

10 às 19h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

As palestras se destinam a todos que já atuam com o Agile, aos entusiastas e a todos interessados em conhecer e aprender mais sobre essa incrível cultura.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Allan Rett Ferreira
Allan Rett Ferreira
Softplan Planejamento de Sistemas LTDA
Eraldo B. Santos
Eraldo B. Santos
Grupo Webgoal
Isabela Gayno
Isabela Gayno
Mais Mulheres na TI
Kraysler Castro
Kraysler Castro
Banco Inter
Maíra Blasi
Maíra Blasi
GetNinjas
Muniz Antonio
Muniz Antonio
SulAmérica e Ibmec

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira