TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Internet das Coisas O Futuro são as coisas

A internet das coisas estão transformando o nosso mundo. Os dispositivos conectados oferecem conveniência, como ajudar você a fazer uma lista de compras, monitorar a saúde e quando você programa sua banheira antes de chegar em casa.

A nossa trilha irá levantar discussões sobre IoT e como está crescente está modificando nossas vidas além de suas aplicações no mercado.

Convidamos a todos que se interessam em conhecer projetos, aplicações e ideias sobre a Internet das Coisas a participar da trilha.

Venham se conectar com especialistas, hobbistas e iniciantes na área, esta trilha é para você!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Sua aplicação está preparada para a Internet das Coisas?
Ilo Rivero
O advento da Internet das Coisas mostrou que podemos ter dispositivos computacionais integrados ao nosso dia-a-dia e cada vez mais temos a implementação de dispositivos de IoT em ambientes empresariais e domésticos. Como desenvolvedores de software, temos que terem mente que nossas aplicações irão interagir com algum dispositivo de IoT, se ainda não fazem. Mais do que isso, grande parte do sucesso de implementações de IoT está no software que lhe dá suporte e não necessariamente no hardware. O que são os dispositivos de IoT, como podemos interagir com eles e como podemos utilizar a Internet das Coisas para tornar nossas aplicações melhores são alguns dos temas abordados nesta palestra.
11:10 às 12:00 Inferência de IA em edge devices - A câmera é o novo sensor universal
Jomar Silva

Diversas implementações de soluções de IOT nos últimos anos foram severamente limitadas pelas limitações de largura de banda para a transmissão dos dados, e pela inviabilidade técnica ou econômica de utilização de todos os sensores necessários. A fusão de Inteligência Artificial, Visão Computacional e Internet das Coisas, permite que imagens possam ser processadas com IA em edge devices - transformando imagens em informação - permitindo a implementação de soluções que seriam ficção científica há um ano atrás. Vamos apresentar o projeto OpenVINO, que permite a inferência de IA em edge devices de forma otimizada.

12:10 às 13:00 Aplicações práticas da Internet das Coisas no setor elétrico
Victor Rosa
O conceito de "Smart City" é cada vez mais falado no ramo da internet das coisas: a cidade do futuro, onde tudo é inteligente e interconectado, mas... você sabe o que não pode faltar? Energia elétrica! Imagine só, uma cidade inteligente, onde tudo depende da rede, sem eletricidade ou internet! Venha conhecer um pouco mais sobre como estamos trabalhando para tornar um setor arcaico como o da distribuição de energia mais inteligente! Como automatizamos a iluminação pública, medições de energia e o tratamento de quedas de energia elétrica.
Desenvolvendo soluções IoT com NuttX
Alan Carvalho de Assis
IoT é uma daquelas palavras mágicas que tudo mundo gosta de falar, assim como: Cloud Computer, Big Data, Machine Learning, entre outras, mas poucas pessoas tem conhecimento prático e vivência nesta tecnologia. Mais que uma palavra da moda, IoT é uma mudança de paradigma. Agora não apenas computadores estão ligados à Internet, mas todo tipo de dispositivos, que podem fornecer desde informações como a temperatura ou umidade até informações que não serão úteis diretamente para humanos, mas que poderão ser utilizadas por outras máquinas para tomadas de decisões. Neste contexto o NuttX surge como um sistema operacional para microcontroladores de baixo custo usados em aplicações IoT.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Riscos associados à adoção de IoT em um cenário de ameaças
Alex Simonetti Abreu
A Internet das Coisas, uma das molas propulsoras da 4ª Revolução Industrial, é predominantemente baseada em uma tecnologia inerentemente insegura: a suite TCP/IP. Por causa disto, existem uma série de riscos associados à adoção em larga escala de IoT e que não vêm sendo tratados com o devido respeito, especialmente o que diz respeito a segurança: dispositivos IoT têm sido os principais vetores de ataques DDoS e PDoS, e o objetivo desta apresentação é mostrar porque isso acontece, bem como o que governos têm feito para mitigar isso no âmbito legislativo. Falar-se-á do relatório da Europol de 2017, que inova ao citar CaaS através de botnets, zumbis, hacktivismo, cyberterrorismo, entre outros.
15:10 às 16:00 Internet das Coisas : O que temos agora e o que nos espera mais pra frente?
Elany Branches

Internet das Coisas (IoT) é aquele termo que vez ou outra surge na conversa. E cada dia é um novo hardware/ protocolo/aplicação que aparece. E como nós nesse mundo de tecnologia conseguimos então acompanhar? Que protocolos utilizar? O que são esses objetos inteligentes? O que nós temos agora e o que teremos mais pra frente?

Hackeando sua casa usando o Arduino e Node-RED
Diego Rodrigues Teles

Já pensou em ter uma casa inteligente, ou melhor, poder controlar todos os dispositivos eletrônicos dela usando sua rede social? Mostro para vocês como isso pode ser feito usando JavaScript nessa talk.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 IoT-Industria 4.0
Gylson Trindade

Nesta palestra irei expor como a IoT esta impactando na nossa vida e como ela ira mudar nossa forma de trabalhar, aprender e usar essa nova tecnologia. A relação de IoT e a Industria 4.0.

17:40 às 18:30 Geladeira Vending Machine com pagamento frictionless inspirada na Amazon Go
Vinicius Senger

Nesta palestra vamos apresentar como foi desenvolvida um novo conceito de vending machine baseado em visão computacional e inteligência artificial utilizando tecnologias da Amazon Web Services.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais da área, Makers, e estudantes.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Elany Branches
Elany Branches
Grupo Boticário
Gylson Trindade
Gylson Trindade
Robyto.com.br
Ilo Rivero
Ilo Rivero
PUC Minas
Victor Rosa
Victor Rosa
DTI Digital
Vinicius Senger
Vinicius Senger
Amazon Web Services

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira