TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

A plataforma java renova-se continuamente, sempre incorporando novos paradigmas e recursos selecionados pela comunidade a cada novo lançamento.

A comunidade deve ficar ainda mais forte em 2019. Venha conhecer novidades como módulos, jshell, suporte a HTTP2, servlets 4, JPA 2.2, Security API entre outras.

E discutir o que vem sendo proposto para as novas versões das plataformas de desenvolvimento mais usadas.


Contaremos com intérpretes de libras, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Microprofile: Enterprise o suficiente para microserviços
Rafael Benevides

Existem muitos desafios em uma arquitetura orientada a microserviços que não podem ser facilmente solucionadas com Java/Jakarta EE, mas a especificação Microprofile fecha esta lacuna. MicroProfile é uma iniciativa criada pela comunidade Java para fomentar uma inovação rápida em torno de Microserviços e Java para Enterprise. Esta sessão irá mostrar os detalhes em torno da especificação Microprofile, como ela melhora o Java para aplicações cloud-native, e finalmente como implementar uma aplicação Java usando MicroProfile com o projeto Thorntail.

11:10 às 12:00 The quest to the language Graal: one JVM to rule them all
Elder Moraes

É, Frodo... não é fácil ter que trabalhar em projetos com múltiplas linguagens que não se integram nativamente. É como uma jornada rumo a Mordor: cheia de perigos, ciladas e batalhas épicas contra hordas de Bugs (pode chamar também de Orcs). Nessas horas, todo programador gostaria de ter amigo igual ao Sam. Alguém que lhe desse interoperabilidade entre Elfos, Anões, Java, Python, Scala, Node.js... e que ainda permitisse você criar uma nova linguagem! Esse amigo existe. E não é o Sam. O Sméagol o chamaria de Precioso, mas seu nome é Graal VM. E nessa sessão mostraremos como ele vai revolucionar a forma como você pensa e constrói software.

12:10 às 13:00 Quarkus: the supersonic and subatomic Java
Ricardo Martinelli de Oliveira / Filippe Spolti

Quarkus é uma stack de programação com foco para ambientes Kubernetes e com o mínimo de footprint possível, próprio para desenvolvimento de aplicações em arquitetura de microserviços e Cloud-Native. Venha conhecer mais sobre o projeto e como começar a desenvolver suas aplicações com o Quarkus.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 ArchUnit: Garantindo a integridade dos seus padrões arquiteturais em Java
Edlaine Zamora / Erika Silva

Garantir que todas as pessoas sigam um padrão arquitetural em uma aplicação é desafiador. O crescimento do codebase, rotatividade de pessoas desenvolvedoras na equipe e prazos de entrega apertados, entre outros, são fatores que podem influenciar em modificações indesejáveis na arquitetura.

Criar um mecanismo automatizado que garanta a integridade da arquitetura da sua aplicação torna-se essencial. Com o ArchUnit é possível criar testes automatizados dos padrões arquiteturais através de definições de regras a fim de que elas sejam respeitadas por toda a equipe.

Consolidando dados com microservices de forma simples e baixo custo
Marcel de Souza Borges / Cássio Ghislandi Cúnico
Com o crescimento exponencial da quantidade de dados nas aplicações Cloud, é cada vez mais importante obter visões consolidadas para melhorar a experiência do usuário e até mesmo ter melhores decisões de negócios. Em cenários mais simples e com tempo escasso, ferramentas de Big Data podem acarretar maior complexidade e custo desnecessariamente. O objetivo desta palestra é demonstrar como foi construída uma ferramenta de consolidação de dados completa, de fácil manutenção, baixo custo e menor complexidade, capaz de criar várias visões do mesmo dado, como uma alternativa para diversos cenários, utilizando microservices Java EE para comunicação e processamento dos dados.
15:10 às 16:00 Micronaut: Mudando a maneira como construímos microservices
Luram Archanjo

Ao longo dos anos a arquitetura de microservices vem sendo amplamente adotada em conjunto com o Spring Boot. Mas recentemente, estamos presenciando a ascensão dos microframeworks como Micronaut, que inovou o modo de como construímos microservices provendo baixo consumo de memória, rápido startup, non-blocking e outras importantes características que irei demonstrar e conceituar nesta palestra.

Escrevendo código para pessoas além de máquinas
Edlaine Zamora / Erika Silva

Escrever um código que uma máquina entenda é fácil, qualquer um pode escrever. O desafio está em escrever um código que possa ser entendido e alterado facilmente por uma pessoa. Você já começou a ler um um trecho de código e tudo o que pensou foi "o que isso está fazendo? Como vou alterar isso aqui?".

Nesta palestra, vamos apresentar uma série de dicas para que você possa escrever um código bom, que seja entendível por pessoas além de máquinas.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Serviços Reativos na prática com Webflux, Kafka e DynamoDB.
Vinicius Soares / Cléber da Silveira

Hoje em dia a programação reativa vem ganhando espaço no mercado e os principais players estão investindo pesado na construção de frameworks e ferramentas para dar suporte a isto. Mas a dúvida principal é como e onde encaixar este tipo de programação e adequar ao melhor cenário no seu projeto. Mostraremos dois cases onde a programação reativa foi uma excelente escolha e resolveu perfeitamente o problema do projeto.

17:40 às 18:30 JUnit 5 - Vale a pena migrar?
Marco Paulo Ollivier

Mesmo lançado há mais de 1 ano, o JUnit 5 ainda perde muito espaço para suas versões anteriores no mercado principalmente com projetos legados. Nessa talk vamos ver que é interessante e totalmente viável migrar e aproveitar suas vantagens.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos e Gerentes


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Cléber da Silveira
Cléber da Silveira
DBServer Assessoria de Sistemas
Edlaine Zamora
Edlaine Zamora
ThoughtWorks
Erika Silva
Erika Silva
Thoughtworks

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira