TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Pessoas > Tecnologia

Python para todos, todas e todes: Descubra infinitas possibilidades dessa tecnologia que vem ganhando cada vez mais o coração e as telas do mundo! Python é uma das mais requisitadas e populares linguagens de multi-propósito.

Nesta trilha, além de recursos desta teremos muita interação com a melhor parte da linguagem, a sua comunidade!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Criando Histórias Interativas com Ren'py
Cláudia Cruz Machado
Histórias interativas, também conhecidas como visual novels, são um estilo de jogo com bastante narrativa e opções de interatividade. Nessa palestra, aprenda a fazer sua própria visual novel, da criação dos scripts à compilação, através do Ren'py, uma ferramenta open source feita em Python.
11:10 às 12:00 DataRefugees - Open Data
Lucas de Barros Teixeira
Aprenda o conceito de Dados Abertos, e usando uma plataforma 'open source' e on-line para acessar os dados sobre os Refugiados em noss país. Usando Pandas, biblioteca mais famosa do Python realizaremos diversas abordagens nos Dados sobre o tema! Se você busca respostas? Prepare-se! Quero proporcionar formas de você criar suas próprias perguntas, usando tecnologia e os dados abertos.
Thumbor: Performance e escalabilidade no processamento inteligente de imagens
Cristian Dean
O Thumbor é um projeto open source que nasceu e é amplamente utilizado na globo.com para processar de forma inteligente e servir mais de 1 bilhão de imagens por mês. Além de ser altamente extensível e escalável, o Thumbor foi desenvolvido em python, possui um conjunto de bibliotecas compatíveis com diversas linguagens e uma comunidade bastante ativa.
12:10 às 13:00 High audience Python
Guilherme Vierno da Silveira

Nesta talk irei explorar algumas técnicas e ferramentas que podemos empregar para atingir o famigerado throughput de milhares de requisições por segundo usando Python para a web. Mostrarei alguns dos padrões usados na globo.com para atingir grandes números, como os principais frameworks que existem em Python são usados e quais o principais pitfalls que podemos cair.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Ferramentas e práticas de TDD em Python
Patrick Porto
Não é incomum escutar que TDD é uma prática custosa demais para quem está com pressa. Nessa apresentação mostrarei a imporância de fazer TDD além de boas práticas para os testes não se tornarem monstros na hora da manutenção.
GraphQL no mundo real com Graphene
Lucas Costa
A GraphQL é uma tecnologia de APIs inventada no Facebook que tem sido adotada por empresas como Netflix, Github, PayPal, entre outros grandes players. Nessa palestra vou mostrar exemplos do mundo real de utilizar um servidor GraphQL para centralizar o acesso a diferentes APIs, recursos, e serviços através de uma abordagem prática com a biblioteca Graphene. Desde como construir uma aplicação básica até alguns truques para facilitar a disponibilização de recursos para facilitar o desenvolvimento.
15:10 às 16:00 Wrapping C libraries into Python modules
Gustavo Pantuza
Entenda como bibliotecas Python como PIL, ScyPy, Numpy fazem interface com módulos em C compilados disponível no sistema operacional. Nativamente o Python te permite fazer isso. Essa palestra visa apresentar os conceitos, os recursos do compilador/interpretador Python para permitir essa tipo de interação entre as linguagens. Um módulo C / Python será apresentado como exemplo.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Criando robôs para compra e venda de criptomoedas
Rodrigo Brito
Aprenda a criar robôs para automatizar a compra e venda de criptomoedas (Bitcoin, Ethereum, Ripple, etc). Utilizando a linguagem Python é possível criar poderosas ferramentas de automatização direcionadas ao mercado financeiro. Por meio da plataforma BackTrader, podemos operar exchanges, aplicar testes de performance (backtesting), além de criar gráficos customizados. A palestra abordará conceitos básicos do mercado de criptomoedas e mostrará as etapas necessárias para criar o seu primeiro robô de finanças.
Python Clean Code: me ajuda aí sô!
Daniel Nascimento / Mauricio Moreira
Vamos tratar de conceitos relacionados ao código limpo, começando com o que é e o que significa. Entender que código limpo não é apenas uma coisa legal para se ter um luxo em projetos de software, é uma necessidade. Sem código de qualidade, o projeto enfrentará os perigos do fracasso devido a dívidas técnicas acumuladas. Como fazer isso em Python? É disso que vamos falar!!!
17:40 às 18:30 Construindo serviços real-time com aiohttp
Jefferson Andrade
Creio que a crítica mais comum ao Python é em relação à sua performance. Nessa apresentação iremos construir e entender o funcionamento de um serviço em tempo real utilizando o framework aiohttp para construir uma aplicação fantástica em tempo real.
Lightning talk
Patrick Porto
Lightning talk
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Não temos restrições de público. Todos são muito bem vindos.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Cristian Dean
Cristian Dean
Globo.com
Daniel Nascimento
Daniel Nascimento
ThoughtWorks
Lucas Costa
Lucas Costa
Sugar Ads
Lucas de Barros Teixeira
Lucas de Barros Teixeira
Keyrus consultoria
Mauricio Moreira
Mauricio Moreira
ThoughtWorks
Patrick Porto
Patrick Porto
Engenheiro de Software
Rodrigo Brito
Rodrigo Brito
Studio Sol

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira