TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Business Agility Criando organizações orientadas por objetivos, centradas em seus clientes.

O Business Agility Model consiste em 9 domínios de interação em 3 dimensões, centrados em torno do cliente, assunto em rápido crescimento no Brasil.

É um modelo onde cada um dos domínios, em cada uma das dimensões é igualmente necessário, inter-relacionado e dependente um do outro.

Assim, a agilidade nos negócios só surge quando a companhia pode ser ágil em todos os domínios e em todas as facetas da sua organização.

Modelos tradicionais de gestão e governança corporativa não conseguem acompanhar as necessidades da economia moderna


Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Certain Uncertainty
Evan Leybourn

The world is changing more rapidly than ever before and organisations of every size are struggling to remain relevant in the eyes of their customers. The simple fact that the average lifespan of a company has decreased by more than 50 years in the last century demonstrates that not all organisations are prepared for this new reality. It is only high-performing, adaptable and agile organisations that will leverage, lead and thrive in this ambiguous and unpredictable market. We call this business agility.

This talk will share the state of business agility around the world. We?ll look at the Domains of Business Agility, interspersed with case studies from 4 multinational organisations.

Business Agility, pra que te quero?
Ademir / Ivan Ferraz
Business Agility é o tema do momento, mas você sabe exatamente o quê é? Espalhar práticas ágeis nas diversas áreas e departamentos da sua empresa tornará toda organização ágil?. Vamos conhecer as bases que podem ajudar as empresas e negócios ser realmente ágeis e capazes de responder a mudanças.
11:10 às 12:00 Bloqueadores do business agility no nível enterprise, como entendê-los e lidar com eles.
Samuel Crescêncio
Transformação lean e ágil no nível enterprise é realmente muito difícil. Nesta talk vamos entender quais os principais impeditivos de se transformar uma grande empresa e como lidar com eles. Barreiras organizacionais, culturais e de negócio tendem a impor dificuldades muito grandes para que a agilidade possa ocorrer de fato no nível do negócio. Vamos dissecar o processo de transformação e entender aspectos cruciais, necessários para remover os bloqueadores do business agility e gerar tração de fato no processo de transformação. E, por conseguinte, acelerar a entrega de resultados para o negócio através da melhoria sistêmica.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Painel de Discussão: como o Business Agility pode ajudar a minha empresa?
Aline De Miranda / Carlos Baldissera / Marcelo Leite Barros
The Developer´s Conference Florianópolis 2019
Modelando negócios e desenvolvendo clientes através do Design
Kamila Oliveira
Muito tem se falado atualmente sobre como o design tem impactado o mundo dos negócios, com novas soluções de produtos e serviços. Porém, pouco exploramos justamente como o design pode repensar a maneira com a qual a espinha dorsal de qualquer empresa se fundamenta: o seu modelo de negócio. Mas como experimentar, testar, falhar e/ou corrigir um erro, em uma estrutura tão importante e complexa, tão avessa ao risco que é a forma pela qual uma empresa cria valor para seus clientes? Essa palestra visa apresentar um case real de como foi possível estruturar um novo modelo mental e definir uma nova estrutura de negócios em um cenário de alta complexidade.
Antes e Depois: Agile Leadership
Mateus Alberto Lima

Trabalhar com gestão de pessoas é um sacerdócio. Ou não? A resposta para essa pergunta pode indicar o porquê de alguns líderes enfrentarem baixa performance e engajamento em seus times. Felizmente, deixar de considerar Business Agility apenas como um framework é revolucionário (e valioso). Nesta palestra compartilharei como a aplicação contínua de Agile Leadership pode refletir no potencial de equipes e saúde de seus integrantes.

14:10 às 15:00 Quando o RH entendeu o significado de “Indivíduos e interações”... negócio nunca foi mais o mesmo
Deborah Zavistanavicius Zapata / André Vidal
As constantes mudanças do mercado, aproxima o RH cada vez mais das transformações digitais, que busca entender seu real papel no apoio aos frameworks e métodos ágeis. Reforçar a atuação como agente de transformação faz com que o RH possa engajar toda a estrutura organizacional através da gestão do conhecimento e educação corporativa. A proximidade com a área estratégica fortalece e facilita a colaboração atuando tanto top down quanto bottom up, trabalhando nas crenças, ritos e processos mais assertivos. Com essa abordadem, traremos algumas experiências em organizações que estão mudando suas formas de pensar e agir em busca de melhores resultados para clientes, parceiros e colaboradores.
Business Agility - Agilidade muito além da T.I.
Guilherme Santos
Implementar metologia ágil para T.I. é um desafio já superado, agora é o momento em que as áreas de negócio querem beber da mesma água e transformar ideias em entregas que geram valor. Nesta palestra abordaremos estratégias para influenciar os C-Levels e engaja-los a partir para uma jornada ágil.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Promovendo o alinhamento estratégico por meio da Strategic Inception
Mayra de Souza Machado / Andy Barbosa

A Strategic Inception é uma técnica que tem como objetivo o alinhamento estratégico organizacional de forma colaborativa. A técnica foi estruturada sob 3 abordagens: empresa de corpo, mente e alma do Roberto Tranjan, modelo estratégico dos 3 horizontes da organização McKinsey e o golden circle do Simon Sinek. Venha conhecer como fazer um alinhamento estratégico colaborativo!

16:40 às 17:30 Pocket Lean Inception - como fizemos Inceptions que cabem no nosso tempo
Teo Inke

Lean Inceptions são muito úteis, mas sempre há resistência em passar uma semana inteira em dinâmicas. Na XP adaptamos o método para rodar em um dia, e rendeu ótimos resultados! Vamos falar como fazemos essa 'Pocket Lean Inception' e quais os prós e contras de cada etapa utilizada/omitida.

Lean Change Management, mudando como mudar!
Antonio Siqueira
Inovação e disrupção estão acontecendo a todo momento e cada vez mais as organizações estão precisando mudar rapidamente para se manterem competitivas. Muitas destas organizações estão investindo em práticas ágeis e/ou lean, mas aplicando modelos antigos de gestão de mudança que não contemplam a velocidade das mudanças de hoje. Lean Change Management é uma abordagem moderna que reúne ideias de Lean Startup, Agile, mudança social and Change Management. Vou contar algumas experiências de transformação ágil para que você possa experimentar outro ponto de vista para mudança com conceitos de Lean Change Management aplicado no dia a dia.
17:40 às 18:30 Jornada ao Business Agility em uma empresa em que a gestão é horizontal
Thulio Ultramari Rosa Prudente
Esta palestra é sobre a experiência da Vagas.com no uso de técnicas Agile e Lean para gestão de iniciativas de Planejamento Estratégico derivados de OKR, revisão do portfólio de produtos, passando pelo início da gestão de portfólio de projetos e reestruturação de times.
Conectando o Delivery com a estratégia de negócios
Tabada Cassia Gomes da Rosa
Como usar Métodos Ágeis e Gerenciamento de produtos para acelerar resultados de negócios ? A palestra tem como objetivo mostrar como garantir que as equipes concentrem seus esforços nas atividades certas e acelerem o atingimento de resultados estratégicos da organização, criando Roadmap de Produto guiados OKRs(Objectives e Key Results), uma metodologia simples e eficaz de trabalhar a gestão e a performance das organizações, que permite dividir temas estratégicos em resultados tangíveis para as equipes.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

C-levels, Agile Coaches, Gerentes e Líderes


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

André  Vidal
André Vidal
Agile Think
Andy Barbosa
Andy Barbosa
AIB Institute
Carlos Baldissera
Carlos Baldissera
Lean Institute Brasil
Deborah Zavistanavicius Zapata
Deborah Zavistanavicius Zapata
Agile Think Assessoria e Treinamento
Evan  Leybourn
Evan Leybourn
Business Agility Institute
Ivan Ferraz
Ivan Ferraz
Mitre Realty
Mateus Alberto Lima
Mateus Alberto Lima
HostGator América Latina
Mayra de Souza Machado
Mayra de Souza Machado
Coletivo AÇÃO
Teo Inke
Teo Inke
Accenture

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet