TDC 2019
Porto Alegre
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Transformação Digital e Inovação Integrar novas tecnologias com novos comportamentos para um mercado em constante mudança

Transformação digital não está relacionada apenas a tecnologias e processos. É muito importante entender que essa ação está ligada a mudanças de comportamentos, percepções sobre o futuro, aplicações de métodos que impactem positivamente na vida das organizações e pessoas.

Compartilhando conceitos, idéias e cases de organizações que estão vivenciado as mudanças dos novos paradigmas da era digital.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Transformação Digital e o Futuro do Trabalho: como se preparar?
JP Coutinho
Com o cenário de Transformação Digital temos visto uma mudança na matriz de papéis e responsabilidades já nas startups e também nas empresas. Novas estruturas, novos cargos, novas responsabilidades, mas acima de tudo, novas competências e habilidades serão exigidas dos profissionais. Que tipo de conhecimento será relevante num mundo onde as máquinas terão mais conhecimento que as pessoas? Como se capacitar e desenvolver as habilidades esperadas do profissional do futuro? Nessa palestra vamos conversar sobre esse contexto.
Design, Agilidade e Tecnologia para apoiar a Transformação Digital
Osmar André Mezetti Pedrozo
A transformação digital torna-se cada vez mais premente para as empresas pelas pressões causadas por: (a) surgimento cada vez mais veloz de novas tecnologias; (b) competição com novos negócios mais disruptivos e (c) pressão dos clientes pela expectativa de novas experiências de uso. Neste sentido, proponho três pontos chave que precisam ser fortalecidos dentro dos times de TI para apoiar as organizações na sua transformação digital: Design, Agilidade e Tecnologia. Nesta palestra, quero compatilhar o conhecimento sobre como estes três pilares são críticos e podem ser o ponto de falha ou de fortalecimento de uma transformação digital.
11:10 às 12:00 Governo 100% Digital em 90 dias! O case da Transformação Digital de Santa Catarina
Allan Rett
Economia de R$ 29 milhões por ano, impacto em 180 mil pessoas! Isso á Transformação Digital de verdade! Entenda como foi a Transformação Digital no Estado de Santa Catarina. Quais foram as estratégias e metodologias para a executar efetivamente a transformação? Como foi a execução da transformação? Como superamos as resistências e dificuldades encontradas? Como foi realizada a comunicação e engajamento com as pessoas impactadas? Quais métricas foram utilizadas para monitorar o andamento da transformação? A palestra visa explanar todos esses tópicos na maior transformação digital realizada no Brasil nesse espaço de tempo.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Os desafios de empresas e governos com a LGPD
Flávio Henrique Moura Stakoviak / Leandro Campos

A Lei Geral de Proteção dos Dados é a legislação regulatória do tratamento de dados pessoais. Fundamentada nos princípios de privacidade, inclui em seu escopo itens como: a liberdade de expressão, a inviolabilidade da intimidade e a livre iniciativa. Um esforço conjunto entre os departamentos de tecnologia, governança e jurídico é necessário para ajustar os processos de segurança das organizações e atender os requisitos descritos na legislação. Nesta palestra, iremos explorar os principais desafios a serem resolvidos e estratégias que estão sendo exploradas por empresas e governos, a fim de garantir o cumprimento da lei.

Cultura Data-Driven: decisões mais inteligentes
Fabio Claus Soares

Como você toma uma decisão hoje? Quais Critérios leva em consideração? Nunca é simples, mas gostaria de compartilhar como a cultura Data-driven possibilita maior assertividade na tomada de decisões.

14:10 às 15:00 Omnichannel na era da transformação digital: uma experiência de compra que corresponde às expectativas dos seus clientes.
Paola Ramos Macalão

A maneira como as pessoas compram mudou. Elas transitam entre o online e o offline em busca de informações sobre um produto, trocando diversas vezes de canal. É fundamental que as marcas ofereçam uma experiência de compra fluida e conectada entre todos os pontos de contato com o cliente. Nesta palestra vamos analisar as diferenças entre uma estratégia multicanal, crosschannel e omnichannel. Apresentar ferramentas, como o Zendesk, que é usada para implementar soluções omnichannel. E mostrar cases de sucesso de empresas que implementaram estratégias omnichannel nos seus canais de venda. Os consumidores já vivem em um mundo omnichannel. E a sua marca já oferece essa experiência?

Impulsionar a transformação digital através dos elementos da Cultura Organizacional
Camila Raquel Lunardeli Fogaça Lima

Em qualquer transformação a base do sucesso está no mindset das pessoas, para se obter as novas ações e cultura almejada. Neste treinamento, baseado nos estudos de Hofstede, será apresentado uma pesquisa de como utilizar os elementos da cultura para direcionar de forma mais assertiva as ações da transformação. O estudo foi aplicado em uma instituição financeira, considerado um ambiente mais tradicional e devido as fintechs está passando por um momento de renovação e transformação.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Lessons Learned: uma empresa tradicional na busca pela evolução em um mercado de forte mudança
Karin Keller

Uma empresa tradicional começa a enxergar uma onda alta de mudança vindo em sua direção. O mercado mudando radicalmente através da tecnologia, e a empresa ainda segurando os remos ("sempre fizemos assim!"). Então surge a ideia: buscar alguém para fazer uma nova estrutura. Assim começou uma jornada de 9 meses em direção à transformação. O problema? Muitos furos no barco! Com essa parábola, conto algumas lições aprendidas no processo de implementação e o que pode ser feito para evitar que aconteça com outro barquinho.

É possível criar uma cultura de pesquisa em empresas privadas no Brasil?
Flávio Henrique Moura Stakoviak / Adriano Ribeiro

O Brasil possui um dos maiores potenciais intelectuais / criativos do planeta, porém muito desse potencial é pouco explorado no sentido de geração de inovação. A rotina diária formada por cronogramas com prazos apertados e a própria falta de organização / entendimento de empregadores em saber qual o rumo certo para direcionar esforços cria uma atmosfera não amigável para o investimento em pesquisas.

As startups líderes em inovação já estão quebrando esta mentalidade e alterando o pensamento: "pesquisas de qualidade acontecem apenas em universidades". Então, como podemos levar isto para outras empresas?

Nesta palestra, pretendemos explorar os meios para tornar isso possível.

16:40 às 17:30 Metodologias Ativas de Aprendizagem - Isso é inovação educacional?
Maria Elena Medeiros Marcos
Há algum tempo o modelo de ensino tradicional vem sendo questionado e novos modelos pedagógicos vem sendo experimentados e instituídos nos ambientes escolares. E neste neste cenários a "bola da vez" são as metodologias ativas de aprendizagem? O que de fato é isso? Isso é uma inovação? Faz sentido para você mudar a forma de ensinar para mudarmos a forma de aprender? São essas as discussões que vamos ter nesse bate papo!
Como tecnologias emergentes impactam na transformação digital
Cynthia Mastrodomenico

Os gráficos de ciclo hype das tecnologias emergentes da Gartner aparece em todos os eventos, mas o que realmente eles querem dizer e como estas tecnologias impactam sua empresa e os seus clientes? O que está mudando é a geração de clientes e com eles cada vez mais sendo protagonistas da marca (da sua empresa), usar o hype de tecnologia não é só para o seu cliente é para sua empresa ser competitiva. Vou apresentar cases reais, que usar o the most das tecnologias resolvendo problemas reais com Blockchain, IA, IOT, Assistentes Virtuais, VR/VA entre outras.

17:40 às 18:30 Autoconhecimento e Inovação: as duas faces de uma mesma moeda
Rachel Malva
Quem é você? Como você prefere se comunicar? Como toma decisões? Seu perfil comportamental restringe ou potencializa sua capacidade de inovar? O ambiente onde está inserido permite você ser quem realmente é? Entender os próprios pontos fortes e armadilhas é o primeiro passo para viabilizar as mudanças que você quer ver. Venha (SE) conhecer!
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 28 de Novembro de 2019

10 às 19h

UniRitter

Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais, organizações, estudantes e clientes que procuram entender melhor os conceitos, as práticas e cases aplicados no mercado atualmente.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Transformação Digital e Inovação

Flávio Henrique Moura Stakoviak
Flávio Henrique Moura Stakoviak
Instituto de Pesquisas Eldorado
JP Coutinho
JP Coutinho
JP Coutinho
Maria Elena Medeiros Marcos
Maria Elena Medeiros Marcos
Imagine Gestão de Projetos e Produtos Digitais
Rachel Malva
Rachel Malva
Hollistica Consultoria

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Atendimento Corporativo


Programa +Diversidade


Realização

Instituição Parceira

TDC Online