TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Análise de Negócios Análise de Negócios e Gestão de Valor, identificando, analisando e resolvendo de fato e na prática os problemas de negócio.

Seja da maneira tradicional ou ágil, a análise de negócios cada vez mais contribui e nos motiva a melhorar o processo de criação de soluções de negócio baseadas em software, assim como a obtenção de melhores resultados usando como ferramenta a gestão de valor.

É com base nesses temas que esta trilha propõe reunir e desafiar à todos na concepção de soluções para problemas das organizações, com palestras e cases focados na prática da análise de negócios e gestão de valor. Não fique de fora! Garanta sua inscrição e venha trocar experiências conosco!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como startups morrem
Victor Hugo Soares
Por trás de todo fracasso de uma startup, existe sempre um conjunto de acontecimentos que se pudessem ter sido detectados e tratados ainda em tempo, poderiam ter evitado a morte do negócio. Na apresentação, será possível conhecer a Matriz de Falhas, uma ferramenta da Databizz para análises de negócios que podem ajudar a medir melhor o progresso e o caminho do fracasso de negócios em fases iniciais.
Como posso agregar valor ao meu negócio usando o Microsoft PowerApps?
Renato Romão
O Microsoft PowerApps é uma poderosa ferramenta lançada pela Microsoft para criação de aplicações de negócios. Não são somente aplicativos de celular ou tablet, mas abrem um leque de oportunidades de automatização e integração com outras ferramentas, facilitando a vida do usuário e melhorando processos internos e/ou externos da empresa.
11:10 às 12:00 Do hype à realidade: Omnichannel com Design Thinking e Lean
Diego Howes / Daniel Alfenas
Como utilizamos Lean, User Story Mapping e Design Thinking para levar agilidade ao negócio de grandes empresas com enormes desafios no atendimento ao cliente.
Geomarketing para alavancar negócios
Daniel Andrade
Imagine você saber onde estão seus clientes e concorrentes? Ou ter mais assertividade sobre onde implantar o seu negócio? Saber o perfil e comportamento do seu consumidor? Tudo isso pode ser feito de forma espacial, através da inteligência geográfica de mercado ou geomarketing. De maneira bem simples: Geomarketing é a utilização de mapas para tomada de decisão estratégica de uma empresas, através de uma massa de dados georreferenciados e geolocalizados, advindos de diversas fontes.
12:10 às 13:00 Criando produtos de forma científica
MAISA FONSECA / Lucas Gomes
Vivemos em uma realidade onde a necessidade do cliente não atendida muda constantemente. Como estamos criando nossos produtos? Convidamos vocês para discutir sobre o que a ciência nos ensina para criar produtos com menos incerteza de dar errado.
Projetos ágeis com clientes remotos: desafios da Análise de Negócios
Marcely Santos
O mercado de TI está cada vez mais aquecido e projetos com clientes de outros estados e até mesmo de outros países têm se tornado uma realidade. Esta palestra visa compartilhar experiências de uma Analista de Negócios que atua em projeto ágil com cliente localizado em outro país, sendo o time de desenvolvimento do projeto formado por profissionais que estão dentro e fora do Brasil. Desafios são vistos no dia a dia do projeto, tanto em relação à disparidade de fuso horário como diferenças culturais, mas existem formas de transformá-los em grandes oportunidades para unir os times e fazer do projeto um sucesso. Nesta palestra, serão compartilhados desafios vivenciados e como superá-los.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Competição ou Cooperação: Como se dá a relação das empresas maduras com startups?
Maria Cecilia Cavalcanti Jucá
Nos últimos anos, o elevado ritmo de mudanças nos modelos de negócio que foram impostos pelas startups assustou bastante corporações mais tradicionais. Empresas como Netflix, Uber e Spotify demonstraram que a ruptura de mercado pode ser completa, deixando empresas mais tradicionais fora da competição. Porém, o que alguns não previam era a inusitada estratégia de se unir a essas scale-ups. A partir disso, surgiu um grande movimento de cooperação (além da já estabelecida competição) entre empresas maduras e startups - se mostrando uma ótima oportunidade de fortalecer ambas instituições. Essa estratégia de negócio, seus benefícios, riscos e desafios são o principal tema dessa palestra.
Como as 7 dimensões do produto pode te ajudar no entendimento das demandas?
Rodolfo Colares
7 dimensões do produto é uma técnica (criada por Ellen Gottesdiener e Mary Gorman, no livro ''discoverto deliver') de refinamento de demandas, que estimula a comunicação e a colaboração. Onde ''caminhamos'' sobre todas as possíveis características que uma demanda pode conter (Atores; Interfaces; Ações; Dados; Regra de Negócio; Ambiente e Qualidade), deixando a comunicação da descrição muito mais efetiva.
15:10 às 16:00 Vou começar a trabalhar com projeto de BI, o que devo entender?
Igor George Abdo
Nesta palestra, vou abordar como elaborar e implantar um projeto de BI de sucesso. Serão dicas simples, mas importantes para elaborar e entregar um projeto de valor ao seu cliente. Esta palestra, tem por objetivo mostrar dicas simples e rápidas para começar um projeto de BI. São dicas como entender de DW, tabelas fatos,a parte visual.
CDX - Conversational Design Experience. Fale a Linguagem do seu Cliente
Alberto Cardoso
Existem muitos casos de usos para a linguagem do seu cliente. O grande desafio hoje é saber onde começar. A técnica de CDX auxilia a você achar o caso de usos no contexto da necessidade do seu cliente ou negócio. Aqui ajudamos a elaborar o projeto e uma demo de projeto para alavancar uma experiência conversacional plena para o canal mais apropriado com o seu cliente.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Requisitos Ágeis e o Governo: Como atuar no levantamento de requisitos em entidades governamentais
Clivison César
A Engenharia de Requisitos é uma área bastante abrangente e importante dentro da Computação. Entender como funciona o negócio e os anseios dos usuários no que concerne o desenvolvimento de soluções tecnológicas, faz-se necessário dentro de um ambiente onde tanta tecnologia existe, mas não se tem uma capacidade inicial de identificar o seu real uso, num primeiro momento. Além disso, vivemos tempos onde as pessoas são o principal produto das entregas de valor e a necessidade de velocidade nas entregas se faz necessário. Como então visualizar um cenário desses dentro de organizações que tem um estigma de serem "arcaicas" como órgãos do Governo? Essa palestra vem desmitificar esse mito.
ARCHI - mini laboratório de experiência digital para grandes empresas
Clarissa Sóter
Archi, do grego ????, representa o início, o desenvolvimento e o fim de tudo. Para nós: uma atividade rápida de criar, desenvolver e implantar experiências digitais dentro de empresas de grande porte. Nesse encontro, apresentaremos nosso modelo de trabalho, composto por um conjunto de canvas e cards especialmente desenvolvido para liderar o caminho de pesquisa, ideação e construção de negócios inovadores. Uma ferramenta de linguagem acessível, gamificada, ágil, que pode ser aplicada em diversas áreas, dentro de grandes empresas, tanto para produtos quanto para serviços.
17:40 às 18:30 Adoção de práticas ágeis para extração de processos de negócio: casos aplicados no Governo e Industria do RN
Yan Justino / Eduardo Luiz Gomes
Dentro de um processo de software a etapa de elicitação pode está sujeita a vários problemas: a comunicação ineficiente; omissão de informação considerada "óbvia"; falta de limites claros no domínio do problema; requisitos registrados de forma desorganizada; e requisitos coletados sem considerar a visão de negócios ou processos que eles executam. Nesse contexto, percebe-se a necessidade de técnicas enxutas que permitam a especificação de processos de negócios como parte do estágio de elicitação. Diante disso, esta palestra apresenta uma técnica que visa descobrir e organizar requisitos através de práticas ágeis para captar elementos, fluxos e detalhes de um processo de negócio.
Nós precisamos de PO!
Juliano Ribeiro
Porque os projetos falham, mesmo sendo bem construídos, usando clean code e as melhores técnicas de desenvolvimento? Porque os produtos ficam lá, estacionados, sem vendas e com dezenas de features implementadas e não usadas? Vamos conversar sobre esses assuntos hoje.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019

10 às 19h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Analistas de Negócios, Product Owners, Analistas de Requisitos, Analistas de Sistemas, Gerentes, Arquitetos de Solução e Negócio, Empreendedores e Desenvolvedores.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Análise de Negócios

Clarissa Sóter
Clarissa Sóter
The Digital Strategy Company
Clivison César
Clivison César
UFPE/Pitang Agile IT
Eduardo Luiz Gomes
Eduardo Luiz Gomes
Ivia Tecnologia
Lucas  Gomes
Lucas Gomes
Knowledge 21
MAISA FONSECA
MAISA FONSECA
Knowledge21
Marcely Santos
Marcely Santos
ThoughtWorks
Rodolfo Colares
Rodolfo Colares
Agile School

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online