TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura de Dados Venha discutir e compartilhar experiências sobre arquitetura de dados RDBMS e NoSQL!

Nos dias de hoje com a infinidade de tecnologias de armazenamento de dados disponíveis, é imprescindível que tenhamos uma arquitetura bem definida para tirarmos melhor proveito de nossas bases de dados.

Utilizar um conceito ou uma classe específica de banco de dados para uma ou outra aplicação dependendo do que ela se trata!

Nessa trilha compartilharemos experiências e cases de mercado sobre arquitetura de dados, deixando ferramentas em segundo plano.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 O que são Estrutura de Dados Probabilísticas e como elas podem ajudar nos Desafios de Privacidade e Arquitetura de Dados?
Lucas Rufino
A quantidade de dados que produzimos dobra ano após ano, segundo a DELL EMC, em 2020 iremos atingir a faixa de 40 Zettabytes de dados produzidos. Na In Loco são gerados mais de 16TB de dados por dia, levantando grandes desafios de arquitetura, como: escalabilidade de sistemas, privacidade de usuários, etc. Estruturas de dados probabilísticas surgem neste contexto como uma solução boa, bonita e barata para grande parte desses desafios. Iremos aprender sobre as três principais estruturas de dados probabilísticas (Bloom-Filter, Count-Min Sketch e HyperLogLog), suas aplicações em privacidade, escalabilidade e análise de dados, e como a In Loco tem aplicado essas soluções em seus serviços.
Uma arquitetura para integração de dados usando REST, Python e MongoDB
Diego Uchoa Soares Barbosa
Nesta apresentação iremos mostrar a arquitetura desenvolvida para resolução de um problema real de consumo de dados acessíveis apenas por chamadas Rest a um serviço. Para você que está iniciando os estudos com Python ou talvez não saiba por onde começar, para quem tem curiosidade sobre integração de dados com bancos de dados NoSQL (MongoDB); É também para você que quer ver uma abordagem criativa e diferente para resolução de um problema.
11:10 às 12:00 Construindo uma plataforma data-intensive do zero
Vinícius de Moraes Rêgo Cousseau
Construir e preencher uma base de dados estruturados de um domínio específico é um desafio por si só. Essa tarefa se torna ainda mais desafiadora quando surge a necessidade desses dados serem acessados e manipulados tanto por usuários humanos quando algoritmos de processamento em batch, em escalas e padrões diferentes. Falaremos sobre o processo de desenvolvimento da nossa plataforma de lugares e estabelecimentos do mundo, os desafios que encontramos e como tudo isso pode se aplicar a desenvolvedores enfrentando situações similares. Os tópicos incluem APIs em escala industrial, event sourcing, databases, jobs Spark e como conectá-los para criar uma plataforma de dados para sua empresa.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Evoluindo a Plataforma de Dados do Nubank
André de Lannoy Tavares / Felipe Sabino

No Nubank estamos devolvendo a mais de 12 milhões de clientes o controle sobre seu dinheiro. Isso só é possível porque construímos uma poderosa plataforma de dados, que é utilizada por toda a empresa para automatizar e escalar decisões.

Nessa palestra apresentaremos os principais componentes da arquitetura de dados do Nubank, e o que aprendemos com a criação de cada um deles: - Como funciona nossa infraestrutura de microsserviços - Como utilizamos spark para democratizar a criação e processamentos de datasets - Como dados de modelos são usados no ambiente de produção - Que ferramentas utilizamos para empoderar os nubankers a tomarem decisões melhores usando dados

14:10 às 15:00 Elasticsearch na OLX: projeto, operação e manutenção de clusters de alta performance
César Lawall
Nesta apresentação falaremos de como alguns times da OLX estão projetando, operando e mantendo clusters de ElasticSearch. A OLX possui alguns clusters, cada um com perfil de uso e objetivos diferentes. A ideia desta palestra é transmitir aprendizados, boas práticas, problemas identificados e soluções para cenários de uso do ElasticSearch. Durante a palestra dissecaremos os conceitos e estruturas e exemplificaremos cenários de falhas e deterioração de desempenho mais comuns, sempre fazendo um paralelo e apresentando as soluções e alternativas para cada caso. Tudo o que você verá é baseado na nossa experiência no mundo real, atendendo mais de 7 milhões de usuários únicos por dia.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Comecei a trabalhar com Power BI, arquitetura de dados o que tenho a ver?
Rafael Mendonça de Barros

Muita gente imagina que self-service BI é sair conectando sua aplicação de BI em qualquer lugar de qualquer jeito, se você pensa assim está completamente errado. Nessa sessão demonstraremos porque a correta arquitetura e modelagem de dados podem facilitar e ajudar o seu projeto com Power BI ou qualquer outra aplicação de selfservice BI.

16:40 às 17:30 Arquitetura Streaming e aplicações com Apache Kafka do Big Data ao App
Tatiana Nascimento

Propor uma arquitetura de dados para processamento streaming mostrando poder computacional de sistemas distribuídos, assíncronos e desacoplados. A aplicação prática do Apache Kafka e fazer um paralelo comparativo com RabbitMQ e outras Message brokers muito utilizado nas organizações pensando em Big Data e aplicações cliente. Vamos mostrar como os dois estão sendo utilizados em alguns projetos voltados, a varejo e intituições financeiras. Laboratório aplicado em arquitetura cloud.

Arquitetando seus Dados para LGPD , boas práticas e governança de dados
Alessandra Monteiro Martins
LGPD na Prática, como fazer ou começar a Governança de Dados para adequação Diante das novas regulamentações externas (GDPR), e a nova legislação Brasileira sobre Proteção de Dados Pessoais, o que fazer para se adequar? Por Onde começar? O que Fazer? E o que não fazer? Para que serve a Governança de Dados e como ela pode ajudar sua empresa no processo de adequação/conformidade a padrões internacionais de Privacidade e Segurança da Informação? Diante de tantos caminhos e desafios, um overview do que se trata, por onde começar o caminho, algumas armadilhas a evitar, e algumas boas práticas para não apenas se proteger, mas evitar futuros problemas.
17:40 às 18:30 ORMs heróis ou vilões dentro da arquitetura de dados?
Otávio Santana

Com a evolução dos aplicativos nascem novas técnicas, frameworks, linguagens de programação, porém, existe um fato consolidado dentro da arquitetura de software corporativo que é a integração com alguma tecnologia necessária para armazenar as informações inerentes ao sistema. Seja NoSQL ou NoSQL um ponto importante é que o paradigma das linguagens difere da tecnologia do banco de dados. Com o intuito de facilitar o desenvolvimento surgem as ferramentas que realizam a interpretação entre a camada da aplicação e os bancos. Essa palestra cobrirá como lidar com essa importante ferramenta para que os programadores e os desenvolvedores vivam em paz e harmonia novamente.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquiteto / Engenheiros / Cientistas de Dados, Administradores de Bancos de Dados, Desenvolvedores


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Arquitetura de Dados

Felipe Sabino
Felipe Sabino
Data Engineer

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online