TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevOps Maximizando a integração entre equipes para entregar valor.

DevOps é um dos tópicos mais discutidos do momento. DevOps engloba um conjunto de práticas, ferramentas e interações entre pessoas para aumentar a colaboração, comunicação e integração entre Desenvolvimento (Devs) e Operações de TI (Ops) para entregar software de modo mais eficiente, freqüente e confiável.

Venha conhecer nesta trilha diversas ferramentas, casos de sucesso e dicas práticas de como DevOps pode lhe ajudar e ser aplicado na sua carreira e empresa.


Tópicos:

Ferramentas de automação de operações; Técnicas de entrega de software; Cultura organizacional; Dinâmicas de equipes

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Site Reliability Engineering - Passo a Passo
Wilson Júnior

Muito vem se falando sobre Site Reliability Engineering, neste Talk quero demonstrar os valores e como a Plataforma de Publicação da Globo.com está adotando a cultura de SRE.

DevOps de uma vez por todas!
Thiago Barradas
Você não sabe bem ainda o que é o DevOps? Você sabe, tem a cultura e o mindset, mas acha que os conceitos ainda não são completos ou bem delimitados? Vamos falar sobre o surgimento do DevOps, conceitos e práticas do dia-a-dia, cultura e hábitos do time, Framework CALMS, Os Três Caminhos, Fluxo de Entrega de Software, Feedbacks, Aprendizado, Pipelines, e muito mais.
11:10 às 12:00 O Dev consegue estimular o Ops?
Cristiane Simons
Nos colocamos um desafio, a entrega da Sprint de Dev passaria a ser celebrada com o Ops. O quanto estávamos preparados para isso acontecer? Neste case será apresentada esta jornada de quando nos propusermos a aplicar DevOps.
Data DevOps - Kubernetes, Python e AWS pra performance na geração de relatórios
Alisson Menezes / Lucas Kawazoi

Relatórios que eram gerados de forma tradicional utilizando excel e bancos de dados SQL, demoravam cerca de 20 horas para coletar e exibir os dados, mordenizamos essa geração, construindo um Data Lake no S3 da AWS, lendo esses dados através do Python que era executado dentro de containers no Kubernetes e gerava o html e o PDF desses relatórios que eram disponiblizados para os nossos clientes de forma totalmente automatica.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 A jornada em monitoramento da In Loco
Renato Nascimento
A história de como inserimos a cultura de monitoramento nos nossos times, como fazemos analytics sobre logs e como nossas ferramentas conversam em uma arquitetura orientada a serviços no Kubernetes. Traremos preocupações atuais na nossa stack, como planejamos melhorá-la, visando a produtividade dos nossos devs, observabilidade e auditabilidade.
Ambiente produtivo sem dores de cabeça - Automação de Deploy de API com AWS CloudFormation e AWS SAM
Raony Benjamim de Assis Alves
Em um ambiente rico em soluções de Cloud Computing é muito comum que, após a construção de vários serviços, a carga operacional da manutenção e atualização torne-se um problema. Além disso, a disponibilização de uma solução em produção requer uma série de garantias de performance e disponibilidade que podem acarretar na elevação dos custos da solução. Nessa palestra, procuraremos demonstrar nossos aprendizados na construção de nossa própria infraestrutura e compartilhar com a audiência boas práticas de utilização dos serviços AWS que trazem ótimos benefícios operacionais, financeiros e boas noites de sono.
14:10 às 15:00 Construindo pipelines com Azure DevOps
Camila Carrera
Essa palestra tem como objetivo mostrar como, de forma simples e intuitiva, é possível construir pipelines do zero, mesmo sendo seu primeiro contato com esse universo. Serão abordados recursos do Azure DevOps que permitem criar e configurar pipelines de build, executando testes e outras validações, possibilitando gerar artefatos que podem ser implantados em vários ambientes através das pipelines de deployment e como é feita a promoção desse código entre os ambientes. Veremos também como todo esse processo pode ser feito, inclusive, de forma visual ou como “pipeline as code”, permitindo versionar sua pipeline com o restante do código da sua aplicação.
Implementação de DevOps PowerShell DSC Microsoft com Gitlab, IIS fino!
Fabio FOL
A Configuração de estado desejado do PowerShell é uma plataforma de gerenciamento de configuração incorporada no Windows baseada em padrões abertos. O DSC é flexível o suficiente para funcionar de forma confiável e consistente em cada estágio do ciclo de vida da implantação (desenvolvimento, teste, pré-produção, produção), bem como durante o scale-out. Vamos realizar uma apresentação ao VIVO, na prática como implementar e configurar IIS do zero, integrado com Gitlab. Ambiente: Teste, Homologação e Produção.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Estado da infraestrutura como código em 2019
Guilherme Oki
No meio de tantas ferramentas e linguagens, fica difícil entender o que realmente é importante para uma infraestrutura robusta e fácil de usar. Nesta apresentação vamos relembrar a evolução da infraestrutura, sobretudo da parte de infraestrutura como código, passando por scripts em shell, códigos em puppet, Kubernetes, datacenters e Cloud. Com isso vamos conseguir relembrar os erros e acertos, mostrar o estado da infraestrutura neste ano e o que podemos esperar para os próximos anos.
DevOps na rede: os desafios de automatizar o NOC
Vanessa Mello
Nesta apresentação, será mostrado um pouco dos desafios e das soluções encontradas para automatizar uma das partes mais sensíveis da TI: a rede. Utilizando ferramentas como Jira, Jenkins e Ansible, foi possível otimizar o tempo de configuração e de entrega e, consequentemente, padronizar os processos do NOC (Network Operations Center).
16:40 às 17:30 Cloud Native Banking: como o Nubank usa imutabilidade na nuvem para atender milhões de clientes
Alexandre Cisneiros
Nascido na Nuvem, o Nubank atende 12 milhões de clientes alavancando microsserviços, ambientes conteinerizados, observabilidade e, na base de tudo isso, imutabilidade. Vamos discutir por que tratamos infraestrutura como um problema de software e como imutabilidade pode ser aplicada em todos os níveis, da infra mais básica às aplicações, quais o ganhos dessas práticas em ambientes de computação em nuvem, e como isso nos permite não ter uma equipe dedicada a infraestrutura. Faremos isso contando casos reais de evolução do nosso ambiente, e mostrando como esses princípios podem tornar as equipes de desenvolvimento mais ágeis e com menos medo de tomar riscos.
Saindo de 2 para 50 releases semanais do app do Nubank
Marcus Fonseca / Miguel Lemos
Migramos todos os nossos repositórios para um só. Como isso afetou o número de releases? Quais foram as estratégias necessárias para essa migração? Qual a importância do uso de tecnologias como Jenkins, Bors, Kubernetes e Ansible na nossa infraestrutura para possibilitar o monorepo? Vamos compartilhar a nossa experiência dessa transição, e responder essas e outras perguntas.
17:40 às 18:30 Tuning do Elasticsearch: Como atender ao seu caso de uso
César Lawall
Nesta apresentação falaremos de como alguns times da OLX validaram o uso de ElasticSearch e o adaptaram a seu propósito. A OLX possui alguns clusters, cada um com perfil de uso e objetivos diferentes. Durante a palestra dissecaremos os conceitos e estruturas e exemplificaremos cenários de falhas e deterioração de desempenho mais comuns, sempre fazendo um paralelo e apresentando as soluções e alternativas para cada caso. Tudo o que você verá é baseado na nossa experiência no mundo real, atendendo mais de 7 milhões de usuários únicos por dia
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019

10 às 19h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas desenvolvedoras, Sysadmins, Gestoras, Arquitetas de solução, Analistas de Infraestrutura, Analistas de Suporte e outras áreas afins


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha DevOps

Camila Carrera
Camila Carrera
Thoughtworks
Cristiane Simons
Cristiane Simons
Banco Itaú
Fabio FOL
Fabio FOL
ARQENGTI
Guilherme Oki
Guilherme Oki
Wildlife Studios

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online