TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Mobile Se aprofunde nas melhores práticas de desenvolvimento de aplicativos

O que os dispositivos móveis são capazes de fazer hoje em dia é impressionante. A quantidade de usuários de conectados cresce constantemente. Essa conectividade está sendo potencializada com novas tecnologias de inteligência artificial e realidade aumentada. Pessoas desenvolvedoras na área de mobile agora terão novos desafios para enfrentar.

A trilha Mobile reúne informações sobre design, desenvolvimento, testes, DevOps e todos os outros processos dentro do contexto específico de aplicativos móveis e tecnologias mobile. Essa trilha é para quem quer entender de tudo sobre a área. Se você quer ficar por dentro de como criar e manter um aplicativo seguindo as melhores práticas, esse é o seu lugar.


Tópicos:

- Discussões sobre o uso de ferramentas e frameworks novos e populares.

- Tópicos avançados em desenvolvimento mobile tanto nativo quanto híbrido.

- Histórias de desenvolvedores mobile sobre desafios e sucessos.

- Aplicação de tecnologias mobile em outras áreas como desenvolvimento web.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Desenvolvendo Apps Acessíveis com React Native no Nubank
Ana Bavati / Erick Mattos
## Acessibilidade: Primeiros passos - Entendendo acessibilidade - Design acessível - Design universal ## Acessibilidade e Projetos - Importância - Técnicas ## Mapa de acessibilidade - O que é - Como usamos - Benefícios ## React Native - Desenvolvendo apps acessíveis - Exemplos de códigos
iFood: Automatizando testes Android e iOS com o mesmo código
Eduardo Finotti
Nós do iFood, acreditamos que a automação de testes é extremamente importante, mas sabemos que automação de testes para dispositivos móveis ainda assombra muitos profissionais do meio da qualidade de software. Porém, é tão simples quanto escrever testes pra web. Por isso, vamos ver o porque automatizar testes e como iniciar um projeto de automação em minutos, rodando, e pasmem: Android e iOS. E agora a cereja do bolo: COM O MESMO CÓDIGO! Vou mostrar o caminho das pedras, de como iniciar o projeto de automação de testes mobile (Android e iOS), utilizando o framework CodeceptJS + Appium.
11:10 às 12:00 Fastlane para iOS - Otimizando o tempo automatizando!
Alessandra Pereira

A Apple em seu ambiente de desenvolvimento fornece ferramentas para a implementação de processos automatizados, porém isso se restringe muito a execução de testes unitários e ao envio do código fonte. Pensando nas dificuldades que o desenvolvedor possui em realizar todas as outras demandas necessárias para o deploy da aplicação, é aí que entra a necessidade do Fastlane para automatizar essas tarefas.

Into the Dark Mode: uma visão compreensiva do dark theme para Android e iOS
Antonio Silva / João Rafael Santos Camelo
Novas formas de definir darkened UIs estão por todos os tipos de aplicativos ao longo dos anos, e recentemente, presentes nas plataformas Android e iOS. Definir dark themes significa repensar sobre contrastes e cores de modo que a interface se torne bonita e legível. Cada plataforma adota o tema escuro de modo diferente e nesta talk mostraremos como cada uma interpreta o dark theme, e como seu app pode se beneficiar desses guidelines.
12:10 às 13:00 React Native e GraphQL na construçao de mobile apps
Daniel Cavalcante de Souza

Muito se tem falado sobre o uso de GraphQL no lugar ou em conjunto de APIs REST. Da mesma forma dos benefícios em usar React Native para desenvolver aplicações nativas para Android e IOS em um único projeto. Nesta talk, veremos como combinamos essas duas tecnologias no desenvolvimento de uma nova aplicação para substituir uma aplicação monolítica e continuar usando seu mesmo banco de dados.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Continuous Hacking: Pentest no seu pipeline de mobile
Pedro Santiago / Rita Lino
Descubra vulnerabilidades antes de pessoas te atacarem! Aqui você vai aprender como tentar atacar seu app sempre que você desejar: A cada alteração de código, antes de cada deploy, etc. Afinal, um problema de segurança pode acabar com a reputação do seu app e manchar a reputação de sua empresa.
Modularização de apps como arquitetura para refatoração
Matheus Zicari Olimpieff

Nesta palestra vamos abordar como modularizar um aplicativo mobile pode ser uma ferramenta poderosa ao enfrentar uma refatoração de larga escala. Mostrarei o desafio enfrentado no cartola e como isso me ajuda a enfrentar uma base de código legado, reescrevendo o app por partes e ao mesmo tempo entregando valor constantemente, a partir da primeira sprint.

15:10 às 16:00 Perceived Perfomance em aplicações móveis: ganhando tempo através do ilusionismo
Diogo Cabral

No dia a dia do desenvolvimento acabamos nos preocupando muito com a qualidade do código e sua confiabilidade e acabamos por vezes colocando em segundo plano a experiência do usuário, que é tão importante quanto (ou mais!). Nessa talk será mostrado como podemos utilizar artifícios para criar ilusões de que o tempo está passando mais rápido enquanto o usuário aguarda por respostas de requisições, sem melhorar de fato nenhum segundo real na performance do que estamos oferecendo. Será dado o contexto do porque isso é importante, mostrando as técnicas no tocante a perceived performance, citando exemplos das melhores formas de como isto pode ser aplicável no desenvolvimento de aplicações móveis.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Aplicativos Serverless: Tire suas ideias do papel
Marlon Burnett
Já teve aquela idéia incrível de app que engasgou na hora da programação do lado do servidor ? Vou te apresentar ferramentas incríveis que vão te dar super poderes pra acelerar o time-to-market do seu app!
17:40 às 18:30 Mobile Continuous Delivery na OLX
Felipe Costa
Nesta palestra vamos explicar como a OLX saiu de um processo de releases manual trabalhoso para um baseado em pipelines automatizados orientado a clicks de botões para Android e iOS.
 React Native: As dores e alegrias ao utilizar uma solução híbrida
Marlon Chalegre / Otacilio Maia
Conheça as razões pelas quais escolhemos desenvolver os aplicativos móveis do nosso projeto utilizando uma plataforma híbrida, especificamente, React Native. Iremos conversar sobre todos os problemas e os benefícios que essa decisão nos trouxe e a curva de aprendizado dos integrantes do time (existentes e novos).
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2019

10 às 19h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa que tenha interesse em desenvolvimento mobile.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Mobile

Daniel Cavalcante de Souza
Daniel Cavalcante de Souza
Softcom Tecnologia
Diogo Cabral
Diogo Cabral
ThoughtWorks
Felipe Costa
Felipe Costa
OLX Brasil
Rita Lino
Rita Lino
Creditas

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online