TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Pessoas > Tecnologia

Por mais de 25 anos, Python tem sido usado com sucesso em todo o mundo como uma linguagem de programação na indústria, no setor de serviços, e também em pesquisa e ciência para atender a uma ampla gama de necessidades diferentes. Um número crescente de pessoas cientistas, engenheiras, jornalistas, especialistas na área financeira e outras com pouca experiência de programação está usando Python para resolver problemas técnicos complexos específicos e se fortalecido em torno da inclusiva comunidade Python.

As oportunidades de trabalho tem aumentado ainda mais em um cenário mundial impulsionado por dados e informação. Python é uma das principais linguagens em nichos como Data Science, Big Data e Inteligência Artificial.

Nesta trilha, além de recursos da linguagem teremos muita interação com a melhor parte da linguagem, a sua comunidade!

Venha conosco aprender mais sobre uma linguagem poderosa, rápida, que se comunica bem com as outras, amigável e fácil de aprender, e o melhor de tudo: aberta! ( assim como as pessoas da sua comunidade :) )


Tópicos:

-Ciência e Visualização de Dados

-Visão Computacional

-Machine Learning

-Design e Arquitetura de Código

-Testes

-Qualidade de Código

-Microserviços

-Frameworks

-Segurança


Pré-requisitos:

Vontade de aprender coisas novas, fazer networking e se inserir ainda mais na comunidade.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Python Multitarefas, analisando dados e automatizando rotinas
Fernanda Teixeira Dos Santos

Essa palestra irá abordar como o Python pode otimizar seu tempo tanto em análise de dados como em rotinas diárias, como por exemplo, automatizar um processo de copiar dados de um lugar para outro, juntar várias planilhas, e até como pegar dados de um site.

Python para iniciantes - Como resolvi um problema real
Diego Uchoa Soares Barbosa
Nesta apresentação iremos mostrar uma aplicação simples em Python desenvolvida para resolução de um problema real de consumo de dados acessíveis apenas por chamadas Rest a um serviço. Para você que está iniciando os estudos com Python ou talvez não saiba por onde começar, para quem tem curiosidade sobre integração de dados com bancos de dados NoSQL (MongoDB); É também para você que quer ver uma abordagem criativa e diferente para resolução de um problema.
Classificação de som: Quem está mexendo no meu queijo ?
Wilson Oliveira

Através da identificação de atividade sonora é possível classificar eventos no interior de sua residência ou trabalho. Será apresentado exemplos de home assistants e como criar sua própria aplicação utilizando python e raspberry, capaz de identificar esses eventos e atuar sobre eles. Será utilizado as redes neurais convolucionais de estado arte e explicado por que funcionam tão bem para sons.

11:10 às 12:00 Em nome das boas práticas de código da Casa Django, Rainha do Backend, eu te sentencio a testar - A Game of Tests
Amanda Savluchinske

Valar Testhaeris, todos os homens devem testar. Muitos desenvolvedores subestimam o poder dos testes, mas a noite é escura e cheia de erros. Nessa palestra, você irá aprender os truques do Game of Tests. Deixe-me ajudar durante a sua jornada, te mostrando boas ferramentas e exemplos práticos. Os testes estão chegando.

IBM Watson + Python: Mineração de dados para inserção de conhecimento no IBM Watson em uma abordagem educacional
Luiz Bentes
É notável a utilização de chatbots como uma forma de diminuir a distância das empresas com seus públicos. A maioria dessas soluções visa elucidar dúvidas recorrentes e fazer que o público possa ter essas respostas da melhor maneira possível. Entretanto, apesar de muitas empresas terem migrados parte de suas funcionalidades para dentro de assistentes em forma de chatbots, há ainda uma pequena parte de soluções neste perfil voltadas para a área de Educação. Considerando esta lacuna e o grande potencial positivo será proposto apresentar uma experiência de um sistema capaz de capturar a base de conhecimento de um documento e estruturá-lo seguindo o modelo definido pelo IBM Watson
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Python and Security: Evitando falhas de segurança em aplicações web com Python
Mariana Campos
**Já se perguntou sobre a segurança do seu software? Já criou perspectivas de usuários mal-intencionados na sua aplicação, do que eles poderiam explorar?** Preocupações como essa nem sempre estão no nosso dia-a-dia, como desenvolvedores pensamos sempre em boas funcionalidades e uma boa aparência. O objetivo desta talk é indicar algumas atitudes, críticas, que os desenvolvedores precisam ter para evitar brechas de segurança. Além disso dar algumas dicas de segurança e apresentar ferramentas em python que possam auxiliar no seu processo de desenvolvimento seguro. Nada como deitar na cama, no fim do dia sabendo que seu software está seguro não é!?
Como garantir proteção de dados pessoais no seu projeto
Rebeca Sarai
Em dias de vazamentos de dados sigilosos, proteger os dados de clientes se tornou um ponto de falha para várias empresas, e a solução está longe de trancar tudo em um lugar seguro. Compartilhar de dados é inevitável. Nesta palestra abordaremos os principais pontos da lei que serviu de exemplo para todas as leis de proteção de dados, a GDPR (General Data Protection Regulation), bem como o problema da anonimização de dados. Explorando como usar técnicas de anonimização para proteger as informações pessoais dos usuários ao analisar, testar, processar ou compartilhar um banco de dados.
14:10 às 15:00 Levando o mundo GraphQL para o Django com o Graphene
Marlon Chalegre de Paula / Daniel Cândido
GraphQL é uma tecnologia em ascensão que está alterando a forma como clientes e servidores se comunicam. Em Python, temos como experimentar e usar esta nova tecnologia sem dificuldades e já integrado ao maior Framework Web existente, Django. Através da biblioteca Graphene e sua extensão Graphene-Django podemos usufruir do ambiente GraphQL (queries, mutations, schema e interface interativa) integrado aos recursos do Django, utilizando nossos próprios Models. Nesta apresentação, traremos exemplos reais e contaremos um pouco do nosso aprendizado ao termos implantado e utilizado a estrutura GraphQL / Graphene / Django por mais de um ano em produção.
Robot Framework, um framework Python arretado para automação de testes!
Clauber Lima
Vamos falar sobre o framework de testes escrito em Python para automatizar testes utilizando linguagem natural. Falaremos sobre os testes automáticos que podem ser realizados com o Robot (testes web, de API, mobile e desktop), que são possíveis pela existência de inúmeras bibliotecas (libraries) existentes, criadas e mantidas pela comunidade. A ideia é demonstrar o Framework (utilizando exemplos práticos e reais), o seu poder e ganho de produtividade por se tratar de um framework que utiliza "keyword-driven", compatível com as versões 2 e 3 do Python, além de ser possível rodar no Docker e ser compatível com CI e cross-bronwser.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Web Crawlers de gente grande com Python e Scrapy
Gileno Alves Santa Cruz Filho
Nessa palestra irei apresentar o framework mais poderoso para construção de web crawlers em Python: Scrapy. Com o Scrapy é possível fazer um simples Web Crawler para resgatar preços de um e-commerce como construir poderosos Web Crawlers que façam login, pesquisa e acessem diversas páginas ao mesmo tempo de forma escalável, rápida e com pouco código.
16:40 às 17:30 Fishbowl: Mercado de Trabalho com Python
Lidiane de Souza Monteiro

Ao longo dos anos a adoção de Python em projetos, empresas e por pessoas desenvolvedoras cresceu bastante. Hoje o cenário é quente e impulsionado por áreas como web, data science, inteligência artificial e ensino de programação.

Onde estão os desenvolvedores Python em Recife? No que trabalham? Há vagas de Python? E os salários? PJ ou CLT? E as empresas e instituições? Por que Python? Dá pra aprender Python e suas tecnologias derivadas nos eventos da comunidade?

Neste Fishbowl vamos conhecer de perto o cenário local e trocar ideias com as pessoas que alimentam essa comunidade tão diversa e inclusiva.

Zuando detecção de rosto com o Python
Maria Fernanda Souza
Nessa apresentação você será introduzido a versão em Python da biblioteca OpenCV e da biblioteca DLib, que possibilitam a gente fazer coisas maravilhosas. Em poucas linhas de código você verá como essas bibliotecas são poderosas. Por exemplo, o OpenCV possibilita você a fazer edições de imagens, segmentação de imagens e junto ao DLib você consegue detectar rostos e seus pontos de interesse. Com tudo isso e muito mais, a gente também consegue zuar tudo e fazer uma doideiras, claro, o foco da apresentação.
17:40 às 18:30 Escalabilidade e internacionalização com Django para milhões de acessos
Anne Kelly Ribeiro da Silva
Se você possui um conhecimento básico em Django e tem interesse em conhecer cenários e problemas enfrentados pelo mercado e como este framework é aplicado como solução tecnológica, aqui é o seu lugar! Nessa palestra, iremos entender o processo de tomada de decisão e mudança de tecnologia em um projeto, além de entender como o Django traduz aplicativos web em tempo real em cada idioma disponível, de acordo com as preferências do usuário. Por fim, os participantes serão capazes de aplicar os conhecimentos apresentados em qualquer aplicativo Django funcional que eles venham a desenvolver.
Extraindo e estruturando dados de documentos escaneados
Rafael Silva de Aguiar / Denys Farias

Vamos apresentar como utilizamos a tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres (OCR) para extrair os textos de arquivos solicitados por analistas em nossa empresa e estruturá-los em dados tabulares. Abordaremos as dificuldades e soluções utilizadas para que possamos ler os arquivos de forma otimizada e principalmente na utilização da Inteligência Artificial para conseguirmos estruturar o texto extraído em linguagem natural para uma estrutura compatível com o documento de cartão de ponto a ser avaliado pelo analista. Além de conhecer como automatizar esse processo em Python, o participante conhecerá mais sobre o Google Cloud Vision API e o algoritmo K-Means.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 12 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, pesquisadores ou interessados em conhecer as possibilidades da linguagem Python. Tanto para os que estão aprendendo e se interessam em se engajar mais na comunidade quanto para pessoas com anos de experiência.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Python

Amanda Savluchinske
Amanda Savluchinske
Vinta Software
Anne Kelly Ribeiro da Silva
Anne Kelly Ribeiro da Silva
Inspirada na Computação E Avanade
Denys Farias
Denys Farias
Techvirtus
Lidiane de Souza Monteiro
Lidiane de Souza Monteiro
InspirAda na Computação
Luiz Bentes
Luiz Bentes
CESAR Manaus
Mariana Campos
Mariana Campos
Tempest Security Intelligence
Rebeca Sarai
Rebeca Sarai
Vinta Software
Wilson Oliveira
Wilson Oliveira
Samsung Ocean Center

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online