TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Agile Coaching II Valorizando mais pessoas do que processos para potencializar o ambiente de alta performance.

Nesta trilha, você poderá ouvir sobre experiências de outros e outras Agile Coaches e poderá aprender com os erros e acertos alheios, além de compartilhar o que esta realizando na organização que atua.

Mostraremos na prática o princípio "Pessoas mais do que processos" do manifesto ágil através de cases de atividades relacionadas a pessoas exercendo papel de Agile Coach nas organizacoes, treinando, ensinando, mentorando e desenvolvendo outras pessoas, tanto tecnicamente através dos frameworks do guarda-chuva Agile, como pessoal e profissionalmente através de técnicas de gestão, coaching e mudança de mindset.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Falhem comigo e sejamos melhores
Juliano de Paulo Ribeiro
Só os melhores vencem. Só os fortes sobrevivem. Não são permitidas falhas nesse mundo competitivo e cada erro será cobrado de você de maneira que não o cometa novamente. Parece um discurso exagerado, meio darwinista, mas posso afirmar com pouca chance de errar que muitas empresas, gestores e mesmo os seus funcionários ainda pensam dessa forma. Nesse cenário tão hostil, como implantar uma cultura ágil?
O que aprendi ao expandir meu papel de Agile Coach além dos times
Wesley Zapellini
Após o final de 2017 minha atuação como Agile Coach se expandiu. Era antes limitado a um time e passei a lidar com desafios de organizações ou áreas inteiras. Tive a oportunidade de vivenciar experiências muito enriquecedoras pessoal e profissionalmente nestes últimos 2 anos. Nesta sessão pretendo compartilhar estas experiências enquanto agente de mudança, na forma de lições aprendidas e recomendações. Abordarei assuntos relacionados a todo o ciclo de vida de uma mudança/evolução, desde a "venda" da ideia até o encerramento das atividades. Se você está realizando ou gostaria de realizar uma mudança no seu ambiente de trabalho e gostaria de se preparar melhor, venha comigo!
11:10 às 12:00 A rota de um Dinossauro em busca do caminho mais certo e não do mais rápido
Aline Neves de Azevedo / Luan Fleck dos Santos
Ambev, a maior cervejaria do mundo, tem passado por uma revolução na sua maneira de tocar projetos de tecnologia e inovação. No início, achamos que cumprir as rotinas do Scrum, trocar alguns nomes como, "projetos" por "produtos", "times" por "squads", fariam que nossas entregas fossem muito mais rápidas, "ágeis". Infelizmente, descobrimos que o tradutor que usamos para a palavra "Agile" estava errado e estamos aprendemos na pele a diferença entre Eficiência e Eficácia. A ideia dessa palestra é dividir como essa mudança de cultura está sendo no dia a dia e como estamos fomentando uma guinada na maneira que pensamos e entregamos nossos resultados.
Como 3 agile coachs conseguem sustentar a agilidade organizacional em uma empresa de 1400 colaboradores?
Mauricio Correa
Um dos principais temas sobre as mudanças ágeis nas organizações é falar sobre a manutenção e sustentação da agilidade nas organizações. Compartilharei os aprendizados que tivemos durante a jornada da transformação e sustentação, no viés não somente do núcleo de desenvolvimento e concepção de produto, mas de outras áreas que complementam a cadeia de valor das empresas. Falaremos sobre atalhos e dinâmicas que conseguimos usar, que problemas enfrentamos no dia-a-dia, que práticas utilizamos que deram certo e, como elevamos a melhoria de clima organizacional de 67% para 84%. Se você está inserido neste contexto, vamos trocar experiências!
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Psicobiologia do estresse em agentes de mudanças durante a transformação ágil
Marcos Wagner Rodrigues dos Santos / Ewerton Santos (Ton)
O que acontece física e psicologicamente com o agilista que lidera um programa de transformação? O que acontece com as lideranças mais próximas e que “quebram as primeiras pedras” em empresas resistentes? Existem diversos conteúdos mencionando impactos da gestão de mudanças nas pessoas envolvidas numa transformação ágil, mas pouquíssimas referências abordam os impactos na vida do próprio agente de mudança em plena transição. Pensando nisso, decidimos juntar na mesma palestra, a visão de um psicanalista especializado em fatores psicossomáticos e um executivo de agilidade organizacional, que estuda as competências da liderança e dos agentes de mudanças em implementações de larga escala.
Desafios e Soluções de um Agile Coach ao Expandir os Horizontes de uma Empresa
Dionei Piazza
Depois de 30 anos entregando Sistemas e Automação para as indústrias têxteis, uma organização entende que precisa mudar! Como o Agile Coach pode abordar esta transformação Ágil quando a cultura da empresa é orientada apenas por “realizar”? Neste talk, além dos erros, acertos e aprendizados, compartilharei abordagens, técnicas e ferramentas que estou utilizando para alinhar e atender as expectativas, formar times, buscar a melhoria dos processos, garantir a qualidade das entregas, além, é claro, de ajudar os clientes em seus negócios.
14:10 às 15:00 Como um Agile Coach pode ajudar a criar uma startup full-remote e distribuída?
Thomas Kuryura

Já ouviu falar sobre um Agile Coach trabalhando com um time remoto? E um Agile Coach ajudando a criar uma startup remota do zero? Nesta apresentação vamos falar da jornada que realizamos na pequena startup Agility Scales fundada por Jurgen Appelo o criador do Management 3.0 e como ajudei como Agile Coach da empresa a atingir a auto-organização e não necessitar mais desse papel.

Governança Ágil e as ações do Agile Coach como Agente de Mudança
Alexandre Corsi Abdalla

Com este mundo VUCA alinhado com a 4 Revolução Industrial, as empresas estão transformando suas estruturas, layout e formas de trabalho para entregarem além de produtos e serviços, experiências para seus clientes. Para isso, o papel do Agile Coach veem crescendo sua importância e necessidade a cada ano, no qual quando alinhado à uma Governança Ágil estruturada e com propósito definido, suas ações são mais fortes e alinhada a estratégia da organização. Neste contexto será apresentado as ações da Gov.Ágil da TOTVS criada a 1 ano, com resultados obtidos, erros e acertos e estratégia definida para os próximos anos, alinhado até mesmo com o RH da organização.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Team Building e Agilidade - desenvolvendo equipes de alta performance
Tiago Magalhães / Fernanda Barbosa
Você já pensou em cuidar de quem cuida? Essa foi a cena que nós como Agilistas vivenciarmos. Tínhamos algumas disfunções em nosso time de Agilistas que apenas com a aplicação de frameworks ágeis como Scrum e Kanban não conseguíamos resolver. A questão central era como transformar nosso grupo em uma equipe de alta performance? Se você quer entender como o Team Building contribuiu para transformação dessa realidade essa palestra é para você! Compartilharemos de forma simples as práticas que utilizamos para explorar a consciência das pessoas sobre seu propósito e sobre o propósito do time bem como práticas para melhoria da comunicação e relacionamento.
Agile Retrospectives: Usando-a ao seu favor para iniciar seu Kaizen
SHEILA KIMURA
Sua retrospectiva está sendo efeitva? Existe melhoria de fato no seu time e na sua empresa? Nesta palestra teremos um exemplo de como organizar essa sessão para que ela tenha um objetivo bem definido e relevante, de fato, as necessidades de melhorias a serem trabalhadas. Além disso, veremos como iniciar um kaizen real a partir de uma retrospectiva bem estruturada. Bora mudar a cultura de ritos que parecem só consumir tempo e cumprir tabela para sessões efetivas de melhoria contínua?
16:40 às 17:30 Do diagnóstico ao aumento de Produtividade - O Case Vagas.com
Thulio Ultramari Rosa Prudente

Imagina que você acabou de mudar de empresa e será o Agile Coach de um novo time.

Este time teve outros Ágiles Coaches antes e já faz os rituais do Scrum. Até limites de WIP nas colunas do Kanban ele tem.

  • Por onde começar?
  • Será que esse time precisa de você?
  • Como encontrar os melhores pontos de alavancagem?
  • Como você pode ajudar esse time a melhorar?

Nessa palestra vou mostrar como foi realizado o diagnóstico da equipe e quais obstáculos precisavam ser superados. Entenda quais intervenções foram feitas para alcançar os resultados esperados e como isso melhorou não só a motivação da equipe, mas também os processos e o negócio como um todo

Estruture seu negócio para a agilidade
ISABELA GAYNO
Não basta ter equipes fazendo stand-ups, retrospectivas, planejamento ágil, histórias de usuários e outras práticas ágeis que visam mudar a cultura e fornecer resultados. Um fator-chave de sucesso é como a organização é estruturada. Este case passará pelos reais por quês, e como este case foi replicado para transformar uma equipe operacional de uma big Telco no maior projeto de B2B da América Latina e entregar resultados excepcionais com redução de 60% de eliminação de desperdício com melhorias de ciclos. Esta apresentação vai percorrer o porquê, o que e como de toda a abordagem, compartilhando as experiências boas, as sangrentas, os sucessos e as armadilhas.
17:40 às 18:30 Suportando a Transformação Ágil através de QA Coaching Imersivo
Daniel Castro
É notória a importância do Agile Coaching no processo de Transformação Ágil, endereçando questões relacionadas às metodologias de gestão e superando ou contornando as barreiras culturais e políticas. Porém, a promoção da agilidade de forma sustentável demanda o desenvolvimento de competências técnicas por parte dos times e a adoção de práticas e ferramentas que garantam sua capacidade de delegar atividades e automatizar processos 'meio', focando em performar as atividades 'fim' que realmente agregam valor às entregas do projeto. Neste contexto, surge a proposta do Coaching Técnico Imersivo como tracionador do desenvolvimento técnico habilitando os times à trabalharem de forma realmente ágil.
Agile Coach ou Engenheiro DEVOPS ? E agora, quem poderá me ajudar ?
Guayçara Gusmon Gonçalves / Wesley Soares Oliveira
Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha? Essa pergunta revela a mesma dificuldade que surge em boa parte das organizações quando se pensa na contratação de um único papel para elevar a maturidade ágil de um time. Esta palestra ajudará a esclarecer os objetivos e skills necessários para saber identificar qual o melhor profissional em cada momento, e principalmente irá ressaltar um terceiro papel: O PAPEL COLABORATIVO, que é praticado por estes dois profissionais. Então depois de compartilharem o mesmo time, o mesmo mindset de agilidade e as mesmas dúvidas; agora estão vindo compartilhar o mesmo palco do TDC através dessa palestra, que será conduzida por uma Agile Coach e um engenheiro DEVOPS.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Terça-feira, 16 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Daniel Castro
Daniel Castro
StuDocu | StudeerSnel
ISABELA GAYNO
ISABELA GAYNO
TempoAcademy
Juliano de Paulo Ribeiro
Juliano de Paulo Ribeiro
Aspercom Educação Corporativa
Mauricio Correa
Mauricio Correa
Zenobia Sistemas Ltda
Wesley Zapellini
Wesley Zapellini
Plataformatec

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online