TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Arquitetura Java II Venha conhecer as novidades e tendências de arquitetura Java para alavancar seus projetos

A trilha irá apresentar novas tecnologias, arquitetura de sistemas, praticas e modelos aplicados a desenvolvimento de sistemas em Java que irão maximizar sua produtividade, melhorar o desempenho e a vazão de seus sistemas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Micronaut: Mudando a maneira como construímos microservices
Luram Archanjo
Ao longo dos anos a arquitetura de microservices vem sendo amplamente adotada em conjunto com o Spring Boot. Mas recentemente, estamos presenciando a ascensão dos microframeworks como Micronaut, que inovou o modo de como construímos microservices provendo baixo consumo de memória, rápido startup, non-blocking e outras importantes características que irei demonstrar e conceituar nesta palestra.
Designing Bulletproof Code
Otávio Santana

There is no doubt about the benefits of good coding practices bring, such as clean code, easy maintaining, and a fluent API. However, do best practices help with data integrity? This discussion came up, mainly, with new storage technologies, such as the NoSQL database, that do not have native validation that the developer usually faces when working to SQL schema. A good topic that covers clean code is whose objects expose behavior and hide data, which differs from structured programming. The goal of this presentation is to explain the benefits of using a rich model against the anemic model to get data integrity and bulletproof code.

11:10 às 12:00 Supersonic, Subatomic Java with Quarkus
Rafael Benevides
Uma aplicação Java inicializando e pronta para atender requisições em menos de 10ms e ocupando menos de 40MB no disco? Com Hibernate ORM conectado a um banco de dados, servidor web Undertow, Resteasy, CDI e JTA? Venha ver como o Quarkus torna isto possível em cima do Graal/SubstrateVM. Além disso, o Quarkus ainda oferece uma excelente experiência para o desenvolvedor, blindando-o da complexidade do GRaal VM. Você não precisa aprender uma nova tecnologia por quê o Quarkus suporta os melhores padrões como Hibernate/JPA, JTA, CDI, JAX-RS, Eclipse MicroProfile e muito mais! Uma demo de 5 ms está inclusa
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Serverless com Java, dá certo?
Leandro Del Sole
Será introduzido o conceito de Serverless, suas vantagens e desafios. Além disso, exploraremos o ecossistema existente para a utilização de Serverless com Java e as características específicas das alternativas abordadas. Por fim, juntos responderemos se dá certo ou não.
ArchUnit: Garantindo a integridade dos seus padrões arquiteturais em Java
Edlaine Zamora / Erika Silva
Garantir que todas as pessoas sigam um padrão arquitetural em uma aplicação é desafiador. O crescimento do codebase, rotatividade de pessoas desenvolvedoras na equipe e prazos de entrega apertados, entre outros, são fatores que podem influenciar em modificações indesejáveis na arquitetura. Criar um mecanismo automatizado que garanta a integridade da arquitetura da sua aplicação torna-se essencial. Com o ArchUnit é possível criar testes automatizados dos padrões arquiteturais através de definições de regras a fim de que elas sejam respeitadas por toda a equipe.
14:10 às 15:00 Gerenciamento de transações em ambientes distribuídos sem queda de performance
Elder Moraes
Eba! Temos um ambiente elástico com escalabilidade automática! Agora tudo está resolvido: podemos distribuir e orquestrar nossos serviços sem qualquer preocupação. Não é bem por aí. Já parou para pensar em suas transações? Será que elas escalam junto com seu ambiente? O modelo ACID pode não ajudar muito. Transações distribuídas menos ainda. Como fazer então? Para isso existe o padrão de Sagas! Com ele é possível não apenas resolver esse problema, mas também manter-se alinhado à abordagem cloud native. Se combinarmos com a arquitetura serverless, fica ainda mais interessante. Junte-se a nós e vamos juntos aprender a como superar esse desafio de forma inteligente.
Padrões essenciais de mensageria para integração de sistemas
Helder da Rocha
Os 65 padrões de integração de sistemas (enterprise integration patterns) permitem construir aplicações distribuídas integrando serviços independentes com baixíssimo acoplamento. Aprender a identificar e usar esses padrões fornece ao arquiteto de software recursos para projetar soluções de integração entre sistemas que normalmente não se comunicariam entre si. Esse conhecimento é essencial quando precisa integrar com serviços na nuvem, IoT, microsserviços, Big Data, serviços legados, entre outros. A palestra destacará alguns padrões essenciais discutindo suas aplicações.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como fazemos autenticação OAuth de internet e mobile no Itaú.
Lilian Lima / Diego Junior da Silva Pereira
Supondo que você precise desenvolver uma solução de autenticação OAuth pra sua aplicação como faria? Para 2 aplicações continuaria aplicando a mesma solução? E se o seu ecossistema fosse composto por mais de 120 apps? Pois bem, nós precisamos e queremos compartilhar o case com vocês. Queremos dividir como a autenticação está acontecendo de forma única, centralizada, simples e transparente para o cliente, tudo isso com apenas uma injeção de dependência e algumas configurações num console. Vem conferir os desafios, abordagem e tecnologia utilizados na construção dessa solução.
16:40 às 17:30 Serviços Reativos na prática com Webflux, Kafka e DynamoDB.
Vinicius Soares / Cléber da Silveira
Hoje em dia a programação reativa vem ganhando espaço no mercado e os principais players estão investindo pesado na construção de frameworks e ferramentas para dar suporte a isto. Mas a dúvida principal é como e onde encaixar este tipo de programação e adequar ao melhor cenário no seu projeto. Mostraremos dois cases onde a programação reativa foi uma excelente escolha e resolveu perfeitamente o problema do projeto.
17:40 às 18:30 Service Layer para migração de dados de sistemas legados para a tecnologia Cloud
Daiana Cambruzzi Ávila / Marcel de Souza Borges

Quando uma empresa decide evoluir seus sistemas para tecnologias atuais, é necessário visar a migração dos dados dos sistemas legados para os novos, portanto, é essencial construir uma ferramenta para realizar essa migração de modo eficiente. Demonstraremos um case de como desenvolvemos APIs de Service Layers para recepção e manutenção de dados destas migrações para as nossas aplicações cloud, utilizando tecnologias como Apache Camel, WildFly, WildFly Swarm (Thorntail), ActiveMQ, MongoDB, JSON Schema, documentação das APIs com Swagger, com serviços isolados (microservices), escaláveis, com tratamento de falhas e principalmente sem replicação das regras de negócio das aplicações cloud.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Arquitetos e Desenvolvedores sênior Java


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Cléber da Silveira
Cléber da Silveira
DBServer Assessoria de Sistemas
Edlaine Zamora
Edlaine Zamora
ThoughtWorks
Erika Silva
Erika Silva
Thoughtworks
Lilian Lima
Lilian Lima
Banco Itaú

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online