TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Business Agility Criando organizações orientadas por objetivos, centradas em seus clientes.

O Business Agility Model consiste em 9 domínios de interação em 3 dimensões, centrados em torno do cliente, assunto em rápido crescimento no Brasil.

É um modelo onde cada um dos domínios, em cada uma das dimensões é igualmente necessário, inter-relacionado e dependente um do outro.

Assim, a agilidade nos negócios só surge quando a companhia pode ser ágil em todos os domínios e em todas as facetas da sua organização.

Modelos tradicionais de gestão e governança corporativa não conseguem acompanhar as necessidades da economia moderna

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Precisamos falar sobre Agilidade nos Negócios
Marcelo Leite Barros
A agilidade como conhecemos foi iniciada na TI, com times entregando software de valor, em intervalos de tempo menores e com qualidade. E isso deu tão certo que as empresas estão cada vez mais preocupadas em levar agilidade para outros departamentos e para os negócios! Falarei um pouco sobre conceitos dos pilares da agilidade em negócios, além da minha experiência em implementar práticas ágeis para potencializar os negócios. Mas esta não será uma talk essencialmente teórica: a interação da audiência e dos demais palestrantes da trilha será fundamental para transformar este momento em um grande bate papo sobre agilidade nos negócios!
11:10 às 12:00 Priorização e medição de portfólio através da análise de ambiente X complexidade X benefício
Fabio Cruz

Inovação, criatividade e experimentação são palavras presentes no contexto das organizações de todo o mundo, mas, como manter um portfólio seguro o suficiente para executar a estratégia da organização, como manter, sustentar e evoluir o negócio, e ao mesmo realizar projetos ligados a inovação e experimentação?

Quanto dinheiro as organizações perdem ou deixam de ganhar por não diferenciarem a abordagem a ser utilizada em cada iniciativa, de acordo com seu contexto e foco? Responder a estas perguntas será o principal objetivo desta sessão.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Como a agilidade no RH revolucionou o onboarding através de um jogo
Renato Macedo / Daniela Correa da Fonseca
O RH da Dafiti tinha um problema relacionado a integração das novas contratações. O nível de satisfação era baixo, se tratava de um dia exaustivo com palestras de todas as áreas da empresa. O time de agilidade foi convidado para o desafio de tornar o onboarding mais atrativo e dinâmico e como resultado deste trabalho em conjunto (agilidade/RH) foi desenvolvido um jogo com 2 horas de duração, que superou todas as expectativas! Através desta palestra queremos demonstrar como fomos do problema a solução, levando a facilitação e os conceitos ágeis para além da área de tecnologia.
Como a agilidade nos negócios pode ser potencializada substituindo o tradicional especialista?
Muniz Antonio
Diversos estudos apontam que as equipes multidisciplinares estão se tomando um requisito fundamental para a agilidade na era complexa que vivemos e o objetivo dessa palestra é apresentar a importância dos profissionais buscarem capacitação em forma de T, visando diversificar suas habilidades em outras áreas do conhecimento. A ideia é continuar com a comunidade uma discussão que iniciei no LinkedIn e buscar conclusões colaborativas.
14:10 às 15:00 Da transformação a sustentação da agilidade. Sua empresa está conseguindo manter?
Mauricio Correa
Olá, pessoal! Muito se fala em como começar a transformação ágil, mas pouco se fala como manter e sustentar a agilidade! Quero conversar com vocês e contar um pouco sobre o desenvolvimento deste processo – transformação à sustentação da agilidade - na prática. Nesta palestra, conversaremos sobre como manter e sustentar a agilidade com base numa experiência de transformação de vários times de desenvolvimento e também de várias equipes fora deste ambiente (compras, marketing, jurídico, entre outros). Assuntos como: comunicação, framework, métricas, papéis, formas de lideranças e como engajar as equipes envolvidas, serão destaques desta palestra.
Operação ágil: Como isso pode funcionar?
Angélica Canuto
"Operação" tem tudo para ser um termo super genérico. Pensando em organizações ágeis que fornecem softwares para diversos perfis de clientes, podemos facilmente interpretá-la como uma tentativa de "escalar ágil" a partir de um be-a-bá já conhecido e com diferentes tipos de vivências que variam da catástrofe declarada até o "desistir jamais". Como extrapolar a agilidade do nicho dos projetos e vivenciá-la a nível organizacional? A ideia deste papo é compartilhar de forma honesta como estamos revisitando a Operação da Lambda3, com todos os desafios inerentes a lidar com pessoas, com as unidades time que formam e desafios de projetos, considerando o modelo de gestão horizontal que utilizamos.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Evolua a sua empresa de IT e Non-IT com o Modelo de Maturidade por Faixas (MMF)
Thiago Roque / Fábio Trierveiler

Já pensou num modelo que ajuda você a fazer um diagnóstico da situação atual de todas as equipes da sua operação, sejam eles da área de IT ou Non-IT? E que além disso mostre o caminho para se converter em times de alta performance sendo esta a situação desejada por todos? É com o Modelo de Maturidade por Faixas (MMF) que a Softplan está conseguindo fazer isso! Venha conhecer um pouco mais deste modelo de evolução e melhoria contínua com um dos seus criadores e veja como ele poderia ajudar você e a sua empresa.

16:40 às 17:30 Business Agility, pra que te quero?
Ademir Silva / Ivan Ferraz

Business Agility é o tema do momento, mas você sabe exatamente o quê é? Espalhar práticas ágeis nas diversas áreas e departamentos da sua empresa tornará toda organização ágil?. Vamos conhecer as bases que podem ajudar as empresas e negócios ser realmente ágeis e capazes de responder a mudanças.

17:40 às 18:30 Como empresas aprendem - Utilizando System Thinking e Gamificação para o aprendizado organizacional
Ari Amaral / Ewerton Santos (Ton)
Hoje temos falado muito em métodos ágeis, business agility, transformação ágil e digital. Mas entre o que é ofertado e a necessidade do mercado, surgem GAPs intrínsecos aos comportamentos e sistemas que envolvem a forma em como as pessoas e as organizações aprendem. Venha entender os desafios da educação corporativa e erros comuns que as empresas cometem desde a revolução industrial! Essa palestra tem o propósito de mostrar que existe um caminho para as empresas aprenderem melhor e melhorarem seus resultados ! Usando gamificação e System Thinking , junto com aprendizagem emergente, podemos ajudar a ter uma mudança mais consistente e eficaz. Afinal tudo é sobre aprendizagem.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Gerentes, Coaches, C-levels


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Ari Amaral
Ari Amaral
HIflex Consultoria
Fabio Cruz
Fabio Cruz
Hiflex Consultoria
Mauricio Correa
Mauricio Correa
Senior Sistemas SA
Muniz Antonio
Muniz Antonio
SulAmérica e Ibmec
Renato Macedo
Renato Macedo
Dafiti Group

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online