TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha DevTest Porque todos devem se preocupar com a qualidade técnica

Dentro de um time de desenvolvimento todos os papéis são responsáveis pela entrega. Conhecer do negócio é importante para todos os membros do time, não só para alguns.

Assim também se faz importante os membros de um time conhecer tecnicamente o seu produto e como desenvolve-lo com maior qualidade.

Por isso essa trilha se faz presente: para inserir o mindset de qualidade durante todo o processo de desenvolvimento, principalmente na parte técnica.

Coordenação


Patrocínio Trilha


Sofist

Apoio Trilha


Somos Educação - Plural

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Como testamos React Native no Nubank
Newton Rhomel Beck Angelini / Fellipe Chagas
## Arquitetura do React Native - Camada de navegação - Camada de container - Camada de view ## Testes de unidade - O que é teste de unidade - Como escrevemos nossos testes de unidade (https://github.com/facebook/react/tree/master/packages/react-test-renderer) ## Testes headless (integração) - O que é teste de integração - Como escrevemos nossos testes de integração (https://github.com/callstack/react-native-testing-library) ## Testes E2E - O que é um teste E2E - Como escrevemos nossos testes E2E (https://github.com/wix/Detox) ## Pirâmide de testes - O que é - Motivação de uso (relação custo/benefício de cada tipo de teste)
Testando APIs GraphQL
Daniel Cândido / Carlos Leal
Existem várias maneiras de se testar uma API padrão REST, seja via endpoints (caixa preta) ou internamente pelos controllers (caixa branca). Agora surge uma nova tecnologia para desenvolvimento de API's que altera a forma de comunicação entre cliente e servidor, o GraphQL. E agora? Como validar as mutations e queries? Essas perguntas também eram comuns para nós quando decidimos adotar o GraphQL. Nessa apresentação abordaremos as diferenças entre os serviços REST e GraphQL, e contaremos como testamos nossas mutations e queries de forma simples, rápida e robusta com Graphene, banco em memória, mocks e análise de cobertura.
11:10 às 12:00 Karatê DSL - Automatizando testes de API de forma simples
Samuel Lucas / José Ernesto da Silva Barbosa
Já imaginou poder desenvolver seus testes de API utilizando a sintaxe do Gherkin? Recentemente tive a oportunidade de utilizar o Karatê DSL para automatizar os testes de API em um projeto. Nesta palestra, irei compartilhar como você pode construir testes de API para REST e SOAP de forma simples - com relatórios em html, cobertura de código, execução paralela, sintaxe simples e diversas funcionalidades.
12:10 às 13:00 2 Ferramentas para Entregar Código 2x Mais Rápido (Ainda HOJE!)
Rodrigo Moutinho / Elder Moraes
Já parou para pensar na quantidade de tarefas que você precisa fazer todos os dias que poderiam ser muito mais rápidas e confiáveis? Pois é! Com a correria do dia-a-dia as vezes não percebemos o quão improdutivo estamos resolvendo apenas um problema um atrás do outro. Existem muitas ferramentas disponíveis no mercado, mas duas em especial podem transformar totalmente sua produtividade em tempo de desenvolvimento. Participe dessa palestra e aprenda como turbinar seu ambiente com um único comando, entregando seu código muito mais rápido!
Automatizando testes Android e iOS com o mesmo código
Eduardo Finotti

A automação de testes para dispositivos móveis ainda assombra muitos profissionais do meio da qualidade de software. Porém, é tão simples quanto escrever testes pra web.

Em 2 meses foram implementados todos os fluxos principais do aplicativo da Delivery Much, e pasmem: Android e iOS. E agora a cereja do bolo: COM O MESMO CÓDIGO!

Vou mostrar o caminho das pedras, de como iniciar o projeto de automação de testes mobile (Android e iOS), utilizando o framework CodeceptJS + Appium.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 ArchUnit: Garantindo a integridade dos seus padrões arquiteturais em Java
Edlaine Zamora / Erika Silva
Garantir que todas as pessoas sigam um padrão arquitetural em uma aplicação é desafiador. O crescimento do codebase, rotatividade de pessoas desenvolvedoras na equipe e prazos de entrega apertados, entre outros, são fatores que podem influenciar em modificações indesejáveis na arquitetura. Criar um mecanismo automatizado que garanta a integridade da arquitetura da sua aplicação torna-se essencial. Com o ArchUnit é possível criar testes automatizados dos padrões arquiteturais através de definições de regras a fim de que elas sejam respeitadas por toda a equipe.
Testes de integração em microservices
Claudenir Freitas / Otávio Prado
Microservices é o assunto da onda, mas como realizar testes de integração com demais serviços para garantir a qualidade do mesmo?
15:10 às 16:00 Automatizando testes funcionais em aplicações Unity
Vitor Cardoso / Yuri Luz de Almeida
Cada vez mais comum no desenvolvimento de aplicações/jogos móveis, desktop e web, a Unity oferece desafios para o time de QA automatizar seus testes funcionais. Nesta apresentação, iremos falar sobre nossa experiência para desenvolver testes automatizados para aplicativos/jogos Unity e exibir os resultados desse trabalho de pesquisa que começou há 1 ano atrás na Gazeus Games. Também faremos uma demonstração prática de testes automatizados para aplicações/jogos móveis desenvolvidas nessa poderosa plataforma.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Fake News: Test Smells Não Existem
Altieres de Matos
Muito se fala sobre “Code Smells” e boas práticas de programação, no entanto pouco se fala da qualidade de casos de testes escritos por desenvolvedores. Poucas empresas dão a devida atenção a qualidade de casos de testes escritos por desenvolvedores e acabam desperdiçando recursos durante a manutenção de casos de testes automáticos. Nessa talk vou apresentar alguns “Test Smells” que acabam passando despercebidos durante o desenvolvimento de software. Apresentarei também uma ferramenta para validar a efetividade dos casos de teste automatizados escritos durante o desenvolvimento de software.
Abstrações Funcionais de HttpClient em Java 11 para Automação de Testes
Ramses Almeida / Thiago Carreira Alves Nascimento
O objetivo dessa palestra é apresentar as APIs nativas HttpClient do Java 11 e como elas podem ser usadas para testes automatizados de API Rest. Apresentaremos uma forma de construir abstrações funcionais a fim de facilitar seu uso, construindo Functions (síncronas e assíncronas) para cada método de Request e um Objeto de Especificação para o Request (Specs). Mostraremos também como esse Objeto de especificações pode ser construído a partir de um HOCON, cuja estrutura poderá ser igualmente reutilizada para testes stress/performance em Scala. Adicionalmente, mostraremos como esse modelo pode ser integrado com Junit 5 e a biblioteca Vavr para obter resultados mais robustos.
17:40 às 18:30 Criando testes de contrato da forma mais fácil possível
Carlos Leal / Cleydiane Lima de Sousa
A grande maioria dos produtos/projetos, precisam consumir dados de serviços terceiros. Como garantir que cada um desses serviços, e suas rotas, estarão sempre íntegros para que o seu produto não quebre? A partir dessa necessidade, surgiram os testes de contrato. Martin Fowler descreve perfeitamente este conceito no seu artigo “Contract Tests”: https://martinfowler.com/bliki/ContractTest.html. Nessa apresentação vamos retirar toda burocracia possível desse processo e mostrar, na prática, como em pouco tempo, você pode ter testes de contrato robustos, de fácil escrita e como isso pode impactar positivamente no desenvolvimento do seu projeto.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 17 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Qualquer pessoa que deseja ajudar o seu time, tecnicamente, a entregar um software de qualidade.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Altieres de Matos
Altieres de Matos
DB1 Global Software
Edlaine Zamora
Edlaine Zamora
ThoughtWorks
Eduardo Finotti
Eduardo Finotti
Delivery Much Brasil
Erika Silva
Erika Silva
Thoughtworks
Ramses Almeida
Ramses Almeida
PayCertify
Samuel Lucas
Samuel Lucas
CWI Software
Vitor Cardoso
Vitor Cardoso
Gazeus Games

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online