TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Games Desenvolver é divertido? Imagina desenvolver coisas que divertem

A proposta da Trilha Games é apresentar trabalhos, projetos e tecnologias voltadas ao Desenvolvedores e Designers de Jogos digitais.

Seu objetivo é integrar principalmente os desenvolvedores independentes e também de estúdios já consolidados, visando fortalecer este mercado nacional que, apesar de estar em franca expansão, ainda tem muito a crescer e se desenvolver.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Jogos Além do Entretenimento: Uma experiência no ensino de Saúde do Idoso
Julio Matos / ALINE RODRIGUES RESER
Você já pensou como jogos podem fazer muito mais que apenas divertir? E para isso não precisam ser jogos "sérios", mas sim interessantes e divertidos? Pois se não pensou, vamos propor este desafio demonstrando como utilizamos elementos de jogos para desenvolver empatia e também o currículo em disciplinas de Saúde do Idoso em vários cursos na área de Saúde da UFRGS.
Playability: a importância das métricas de usabilidade para Jogos Digitais e Jogos em Realidade Virtual e Aumentada
Pollyana Notargiacomo

A usabilidade, que na área de jogos digitais recebe a denominação de playability, constitui um campo de estudo/aplicação essencial, dado que exerce influência direta sobre a experiência do jogador. Com a atual disponibilidade de diferentes tipos de interfaces e de interações (gráficas, realidade virtual e aumentada, tangíveis, vestíveis, sensores etc.), que convivem com outras consagradas como teclado, mouse e joystick, torna-se fundamental explorar na documentação e nos testes questões de usabilidade aplicada. Assim, a palestra contextualiza o tema e consolida diferentes propostas de heurísticas para instituir formas de avaliação de jogos digitais e jogos em realidade virtual e aumentada.

11:10 às 12:00 Otimização gráfica com o Intel GPA
Jomar Silva / Danilo Cominotti Marques

O Intel Graphics Performance Analyzers é um conjunto de ferramentas gratuitas desenvolvidas pela Intel para auxiliar desenvolvedores de jogos e aplicações com uso intensivo de gráficos durante o processo de otimização do seu software. O Intel GPA ajuda a identificar rapidamente gargalos de processamento (GPU/CPU) e auxilia a ajustar o balanço de utilização entre CPU e GPU para maior performance. Serão apresentadas as principais ferramentas do Intel GPA, da instalação à utilização das ferramentas.

12:10 às 13:00 Por que desenvolvi um Framework de Jogos 3D em Java? Só para ter trabalho?
Francisco Isidro Massetto

Mas, com tantos frameworks e ferramentas de desenvolvimento de jogos disponíveis, eu fui querer fazer mais um? Na verdade, a pergunta inicial é outra: Por que eu DEVO fazer um framework de jogos, mesmo com todos os disponíveis no mercado? A resposta, que vamos discutir juntos, é simples: para aprender Fundamentos e entender como as coisas funcionam nos bastidores. Quanto mais conhecimento sobre problemas complexos você tiver, certamente suas habilidades serão ampliadas, para você se tornar um Game Developer diferenciado no mercado.

A importância dos fundamentos na solução de problemas avançados
Kaique Queiroz / Francisco Isidro Massetto

Cada vez mais, ferramentas de desenvolvimento de jogos oferecem a possibilidade de criar um jogo com pouco ou nenhum código. Mas o que fazer quando as ferramentas oferecidas não comportam uma solução para seu problema? Para não ficar preso aos limites estabelecidos pelo o que um motor de jogos te oferece, é essencial o conhecimento das bases que o formam, de modo que seja possível expandir ou recriar suas ferramentas, para que elas sirvam de suporte, e não empecilho, para a criação de seu jogo.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Montréal, a major player in video games
As one of the world?s top five video game production cities, Greater Montréal is renowned for the expertise and creativity of its talent. Since Ubisoft?s arrival in 1997, the world?s largest video game producers and many qualified workers have chosen to come to Montréal for its vibrant creative and artistic energy.
15:10 às 16:00 Usando o Blender e o Unity para começar a desenvolver seus jogos em VR para educação.
Cleiton Feitosa

A realidade virtual a cada dia se torna mais popular, principalmente após a tecnologia ser inserida em celulares com o auxilo dos óculos para realidade virtual. Por que não desenvolver aplicações para educação usando esta tecnologia? Esta palestra mostrará como unir o Unity com o poderoso software de código aberto Blender criando jogos para celular em VR. Serão dados alguns exemplos de jogos que podem ser criados para educação, mas esta palestra também está aberta aos que estão interessados em apenas apender a desenvolver um ambiente em VR usando estas ferramentas.

Live coding: criando um jogo em Unity3D em 10 minutos!
Vítor Bruno de Almeida

Criar um jogo pode parecer uma tarefa muito complicada. Um jogo pode precisar de vários artistas, programadores e designers, mas nessa talk vamos mostrar que é possível criar um jogo divertido, partindo do zero, em apenas 10 minutos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 MedRoom - Como empreender e inovar o mercado de games sérios - Parte I
Sandro Nhaia / Luiz Felipe Aroca

A MedRoom navegou por um caminho inexplorado em sua missão de impactar de uma maneira disruptiva a educação e a saúde com realidade virtual. Vamos ouvir da equipe da MedRoom todos os desafios de como foi sair do papel com uma idéia e todos os seus desafios de empreender no brasil. Criar um pipeline de produção de jogos quebrando barreiras de qualidade gráfica. Como criamos mais de 7 mil estruturas do corpo humano em menos de um ano, Os nossos desafios de otimização, criação de ferramentas para captura facial e corporal, detalhamento de nossos pacientes virtuais realistas e quais os próximos passos na nossa jornada.

17:40 às 18:30 MedRoom - Como empreender e inovar o mercado de games sérios - Parte II
Sandro Nhaia / Luiz Felipe Aroca

A MedRoom navegou por um caminho inexplorado em sua missão de impactar de uma maneira disruptiva a educação e a saúde com realidade virtual. Vamos ouvir da equipe da MedRoom todos os desafios de como foi sair do papel com uma idéia e todos os seus desafios de empreender no brasil. Criar um pipeline de produção de jogos quebrando barreiras de qualidade gráfica. Como criamos mais de 7 mil estruturas do corpo humano em menos de um ano, Os nossos desafios de otimização, criação de ferramentas para captura facial e corporal, detalhamento de nossos pacientes virtuais realistas e quais os próximos passos na nossa jornada.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Game Designers, Game Developers, Estudantes das áreas de Computação, Game Design, Produtores de Audio e Multimídia, além de entusiastas e profissionais da área de audiovisual


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

ALINE RODRIGUES RESER
ALINE RODRIGUES RESER
Funcionaria Pública
Julio  Matos
Julio Matos
Gradium Software & Comunicação

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online