TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JavaScript Venha se divertir e atualizar o seu conhecimento de JavaScript!

JavaScript é a única linguagem presente ao mesmo tempo no browser, servidor, desktop e mobile. Uma linguagem dinâmica, que possibilita o uso de orientação a objeto e uso de conceitos de linguagens funcionais ao mesmo tempo, permitindo assim um grande leque de possibilidades e diversão.

A linguagem mais utilizada no GitHub, com aproximadamente o dobro de Pull Requests da segunda colocada.

Já madura, estando presente no cenário comercial junto com as principais linguagens, não para de ser atualizada para ser cada vez mais divertida.


Esta trilha foi duplicada devido à grade procura. Veja a grade de palestras da outra sala

Coordenação


Patrocínio Trilha


Conta Azul

Apoio Trilha


Capta Tecnologia em Sistemas
embarcadero

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Client-side Rendering, Server-side Rendering, Pre-rendering, Hybrid Rendering
Luiz Henrique Nascimento dos Anjos
Para entregar o melhor software, o desenvolvedor front-end precisa entender onde seu código vai rodar. É possível executar o JavaScript no navegador, no servidor em tempo de execução, pré-renderizar e servir assets estáticos ou utilizar abordagens híbridas. Vamos conversar sobre cada uma dessas estratégias, entender os pontos fortes e quando cada uma é mais adequada.
Como funciona o javascript?
Lais Lima
Podemos considerar javascript uma das linguagens mais famosas da nossa atualidade, mas você sabe como ela funciona por debaixo dos panos? Você sabe o que acontece quando você declara ou invoca uma função? Termos como Threads, Call Stack, Global Execution Contexts serão abordados afim de entendermos até um pouco sobre performance.
11:10 às 12:00 JavaScript além da web
Tiago Vasconcelos
Antigamente o JavaScript era uma linguagem totalmente dependente de navegadores e durante muitos anos evoluiu nessa plataforma. Mas, há alguns anos, ele tem ganhado força fora desse ambiente, graças ao node.js, e não somente no back-end. Vou mostrar como podemos usar o JavaScript dentro de várias outras plataformas.
Web Components com Vanilla.js
Alefe Souza
Você sabia que no front-end moderno você pode criar elementos customizados sem utilizar frameworks? Nessa talk teremos uma introdução a API de Custom Elements e saberemos mais sobre o futuro dessa tecnologia.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Stand-Up: A Alquimia Front-End
Rodrigo Pokemaobr

Na alquimia clássica, tínhamos a busca incessante para a cura de todas as doenças e a vida eterna a partir dos mais diversos elementos e campos da ciência. Nesse stand-up iremos ver a busca incessante do front-end em busca da resolução de todos os problemas através dos frameworks filosofais.

Combinando AMP com PWA: Experiências rápidas, confiáveis e seguras na WEB
Ane Caroline Bastos Lima

O Accelerated Mobile Pages (AMP) é uma maneira de criar páginas para conteúdo estático que renderiza rapidamente. Os Progressive Web Apps (PWA) são experiências confiáveis, rápidas e envolventes na web. Nesta palestra irei mostrar como os PWA e as páginas AMP funcionam muito bem juntas. Abordarei os conceitos dessas tecnologias, a diferença entre ambas, como podem se relacionar entre si, os benefícios e será demonstrada uma aplicação na prática.

JavaScript SEO: o que você precisa saber sobre sites JavaScript
Vitoria Maldonado Cabral
Uma das linguagens mais utilizadas do mundo para desenvolvimento de sites é o JavaScript. Mas você sabe como o Google e outros buscadores interpretam sites em JS? Nós vamos entender como o crawler se comporta em relação a sites JS e quais os cuidados que você deve ter dentro da sua estratégia de SEO.
14:10 às 15:00 Server-Side Rendering e Universal Apps com Vue.js e Nuxt.js: Conceitos, Vantagens e Exemplos Práticos
Erick Eduardo Petrucelli
Vue é um framework JavaScript progressivo. Pode ser usado para incrementar páginas existentes (naquela vibe old school estilo jQuery), mas seu verdadeiro poder aparece ao criar Single-Page Applications totalmente baseadas em componentes, webpack e rotas... Tantas maravilhas que deixam toda a responsabilidade no client-side, até esquecermos que o server-side pode fazer mais. O quanto SSR e Universal Apps realmente são relevantes em aplicações modernas com frameworks como o Vue? E como o Nuxt, o framework por cima do framework, ajuda nisso? Afinal, realmente vale a pena? Tais questões serão alvo de discussão durante esta talk e seus exemplos práticos.
Angular Ivy e React Fiber, o que podemos aprender com as engines de renderização utilizando o poder do debugger.
Vinicius Rodrigues
Os não tão novos queridinhos desses frameworks que vieram para resolver problemas similares de maneira diferente, dissecados e apresentados de uma maneira amigável. Nessa apresentação quero dividir com vocês o que aprendi com o Ivy e o Fiber, discutir um poucos dos 'internals' desses frameworks e como eles facilitam as nossas vidas como desenvolvedores e, por fim, levantar uma pergunta, será que eles são tão diferentes assim?
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 React 16.x: Way Beyond Hooks
Matheus Brasil
At the stage of the last ReactConf, Dan Abramov unveiled a new API for React called Hooks. And it's only part of the noise when new big features come all the "Should I refactor my whole app?" discussions. But besides hooks, you might have heard about other cool stuff like Suspense and Concurrent Rendering. In this talk, we’ll look at how they fit together with other minor changes that have been recently announced and the expected timeline for their availability.
Angular extreme performance and pro tips!
William Grasel

Angular continua entre os frameworks dominantes do mercado, e não importa qual o seu framework favorito, precisamos sair da nossa bolha e conhecer o que cada framework está trazendo de novidade para o mercado, bem como tirar o melhor proveito do que há de melhor de cada um deles. Essa palestra vai te apresentar o que há de mais quente no mundo do Angular, quais são as novas ferramentas disponíveis no framework, e como tunar sua aplicação da melhor forma, aproveitando da melhor forma todos os recursos disponíveis!

16:40 às 17:30 Tutorial: transformando dados públicos em mapas interativos
Helder da Rocha
Existe um universo imenso de dados publicamente acessíveis através de portais públicos de instituições internacionais e de vários países. A Web oferece muitas ferramentas que podem ser usadas para revelar padrões e correlações através de visualizações interativas. Esta apresentação irá demonstrar na prática como utilizar dados obtidos de diversos portais públicos e construir um mapa temático iterativo utilizando apenas tecnologias abertas: HTML, CSS, JavaScript, SVG, Canvas, D3.js, CSV, GeoJSON.
Programação Assíncrona em JavaScript - do básico ao avançado
Marcel Gonçalves dos Santos

Estamos acostumados a programar utilizando um fluxo de execução síncrono. Porém, nos dias de hoje, programar em JavaScript contempla inúmeras operações assíncronas. Desde um simples timer utilizando setTimeOut, passando por respostas a eventos do DOM ou requisições assíncronas AJAX até operações de I/O como a escrita de um arquivo. A compreensão e domínio da programação assíncrona é essencial para o desenvolvedor JavaScript moderno. Nesta palestra serão apresentados inúmeros conceitos e exemplos relacionados a programação assíncrona. Falaremos sobre fluxo de execução de um programa, programação assíncrona, callbacks e closures, promises, generators e funções async.

17:40 às 18:30 Usando event sourcing e Typescript para auditar sua aplicação
Lucas Santos

Você já pensou em controlar cada aspecto de sua aplicação? Poder voltar no tempo e desfazer o que foi feito sem nenhum problema? Corrigir erros e bugs em um piscar de olhos? Então provavelmente o Event Sourcing é o que você está procurando, e ele fica ainda melhor quando usamos Typescript!

Nesta talk vamos ver:

  • Organização de código baseada em uma arquitetura DDD + MVC
  • Como usar Typescript para tipar seu código usando eventos e melhorar drasticamente sua produtividade
  • Como usar Typescript para gerenciar entidades e eventos de forma que você possa controlar o fluxo de dados completamente
  • Como aplicar o padrão event sourcing em sua aplicação
Analisando código usando o compilador do TypeScript
Giovanni Bassi

O compilador do TypeScript é aberto e possui APIs que podemos utilizar para entender as estruturar de código TypeScript, JavaScript, e até mesmo JSON. Nessa palestra veremos como fazer para ler esse código, entender sua AST (Abstract Syntax Tree) e até mesmo fazer modificações.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos, Fullstack, Entusiastas, Estudantes


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alefe Souza
Alefe Souza
iMasters / AS.dev
Lais Lima
Lais Lima
Cosmobots
Matheus Brasil
Matheus Brasil
Beakyn Company
Vinicius Rodrigues
Vinicius Rodrigues
UOL (Boa Compra)

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online