TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Node.Js Javascript em alto desempenho e escalabilidade no servidor

Node.js é a plataforma de desenvolvimento que mais cresce no mundo, sendo usada desde startups que estão apenas engatinhando até grandes empresas como Google e Facebook.

A plataforma não só amadureceu rapidamente pelo apoio e suporte da comunidade, como se tornou a principal opção para quem precisa de alto desempenho e escalabilidade em suas aplicações.


Esta trilha foi duplicada devido à grade procura. Veja a grade de palestras da outra sala

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Criando sua primeira api com NodeJs
Amarilis camargo

Demonstrando a criação de uma api rest com nodejs.

11:10 às 12:00 Melhores práticas de segurança para suas APIs com Node.js
Icaro Caldeira

Segurança é um ponto de extrema importância para todas as aplicações. Nesta apresentação, vamos compreender como funciona algumas das principais vulnerabilidades que podem atingir a aplicação e entender como nos defender delas. Além disso, utilizaremos as melhores práticas para defender a sua aplicação Node.js.

ElasticSearch + Node.js = como isso seria possível?
Camilla Martins

Conheça mais sobre a aplicação do ElasticSearch Head, um plugin web em Node.js onde você pode conferir a saúde de seus nós e cluster de Elastic, com arquitetura através de um grunt server. A união entre DevOps e aplicações em Node.js é muito além do que só automatizá-las: faz parte do processo de DevOpsTools.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 REST ou GraphQL: E agora?
Rodrigo Branas

Nesta palestra, vamos abordar as origens do protocolo HTTP entendendo seu propósito incial e a evolução até Roy Fielding propor a utilização dos seus recursos na modelagem de uma nova forma de interagir por meio do REST. Além disso, o objetivo é entender onde estão os pontos fracos do REST e como eles podem impactar a sua aplicação e por fim entender como o GraphQL amadurece este modelo por meio da formalização de uma query language.

14:10 às 15:00 Testes de API em aplicações gRPC com NodeJs
Karini Rodrigues Magalhães / Gustavo da Silva Rodrigues
O gRPC é um framework de chamada de procedimento remoto desenvolvido pelo Google. Um dos maiores ganhos em utilizar esse tipo de chamada é em performance, uma vez que seus dados são transportados de forma binária. Nesta talk, vamos utilizar o NodeJs e sua stack de ferramentas para construir uma suite de testes de API em nível de usuário, para garantir seu funcionamento e a qualidade relacionada às regras de negócio.
Node CLIs: Ame-as ou Deixe-as! Melhores praticas e publicação no npm.
Beatriz Herculano de Oliveira
Você sabia que você pode fazer uma CLI application em Node? Muito provavelmente sim, mas nunca usou isso como uma opção. CLI applications estão no nosso dia a dia de desenvolvedores, e abrem portas pra automatização, mas é claro que sempre vai ter aquele toque mágico das libraries do npm.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Reconhecimento facial com Node.js
Renan de Arimathea

Você já se perguntou o quanto inovador pode ser a utilização do Node.Js? Sim, essa linguagem apresenta diversas possibilidades para se programar e inovar no mercado. Nesta palestra aprenda a como realizar um reconhecimento facial, iremos demonstrar o funcionamento passo a passo, e as principais tendências de utilização no dia a dia.

16:40 às 17:30 Chatbots em Node.js com Bot Framework
Alefe Souza
Já pensou em desenvolver chatbots de forma simples e rápida utilizando apenas Node.js? Com o Microsoft Bot Framework você pode! Nessa talk aprenderemos o conceitos do desenvolvimento de bots utilizando este framework, como utilizar o LUIS e alguns serviços cognitivos para melhorar ainda mais o seu chatbot, e como enviá-lo para serviços conhecidos como o Telegram, Skype e até a Cortana.
Event Loop : entendendo o node por baixo dos panos
Kamila de Fátima Santos Oliveira
Nesta talk pretendo explicar como funciona o event loop, a arquitetura event driven, Call Stack, Multi threading e Task Queue,
17:40 às 18:30 Usando event sourcing e Typescript para auditar sua aplicação
Lucas Santos

Você já pensou em controlar cada aspecto de sua aplicação? Poder voltar no tempo e desfazer o que foi feito sem nenhum problema? Corrigir erros e bugs em um piscar de olhos? Então provavelmente o Event Sourcing é o que você está procurando, e ele fica ainda melhor quando usamos Typescript!


Nesta talk vamos ver:


    Organização de código baseada em uma arquitetura DDD + MVC
    Como usar Typescript para tipar seu código usando eventos e melhorar drásticamente sua produtividade
    Como usar Typescript para gerenciar entidades e eventos de forma que você possa controlar o fluxo de dados completamente
    Como aplicar o padrão event sourcing em sua aplicação
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

10 às 19h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Entusiastas da plataforma, empresários, desenvolvedores front-end, desenvolvedores back-end, estudantes de cursos relacionados à tecnologia.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alefe Souza
Alefe Souza
iMasters / AS.dev
Camilla Martins
Camilla Martins
Cortex Intelligence
Renan de Arimathea
Renan de Arimathea
Santander Brasil

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online