TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Python Aprenda o estilo de vida Pythonico!

Python é uma das mais requisitadas e populares linguagens de multi-propósito.

Nesta trilha, além de recursos da linguagem teremos muita interação com a melhor parte da linguagem, a sua comunidade!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Crawleando E-commerces com Scrapy
Bruno Andrade Santos
Nessa apresentação você vai entender a diferença entre Crawler e Scrapper, além de ver como extrair ricas informações de maneira simples e extremamente prática, usando a biblioteca Scrapy
Quanto dinheiro você está perdendo por não programar em Python
Henrique Bastos
Python é uma das linguagens que mais crescem no mundo e uma das linguagens mais acessíveis para iniciantes. As oportunidades não param de surgir, mas como aproveitá-las? Nessa palestra eu quero te provocar para refletir sobre o estado atual das coisas para você não ficar refém dos lugares comuns e estimular sua consciência sobre como Python pode ajudar o seu bolso.
11:10 às 12:00 Job seeker: uma aplicação em Python para análise de vagas de empregos
Juliana Strieder Philippsen

Nessa talk apresentarei uma aplicação desenvolvida em Python, utilizando a biblioteca Scrapy, para coletar dados de vagas de emprego na área de TI, e a análise destes dados para gerar um panorama da demanda do mercado. Usarei a cidade de Maringá (PR) como exemplo, onde a ideia é divulgar periodicamente os resultados obtidos no canal da comunidade. Do mesmo modo, a aplicação poderá ser utilizada por outras pessoas que tenham interesse em produzir este tipo de informação.

IA FLorestas_LOucas
Lucas de Barros Teixeira
Utilizando a + incrível BIBLIOTECA de Python para aprendizado de máquina com código aberto. Através de uma abordagem simplista e engraçado aprenderemos sobre "scikit-learn", usando uma ferramenta on-line e open-source. Inteligencia artificial não é e nem deve ser um "bicho de 7 cabeças" ! Como iniciar, aprender, pensar e codificar junto ao tema! Proponho a todos 'codarmos' (live code mesmo) um modelo usando 'RANDOM FLOREST'
Otimizando sistemas em Python com Kibana, Elasticsearch e APM
Bruno Gomes França / Yuri Piratello
Sua aplicação legada está uma carroça e você não sabe nem por onde começar a arrumar a casa? Quer saber quais páginas ou endpoints do seu sistema mais impactam seu servidor? Quer entender por que algumas páginas que seus usuários acessam demoram para carregar? Quer visualizar de maneira fácil o que seus usuários estão acessando e em que momento? Então prepare-se para o maravilhoso mundo do Kibana+APM e descubra como resolver esses problemas.
12:10 às 13:00 Conhecendo o Jinja2: um mecanismo para templates no Flask
Kamila de Fátima Santos Oliveira
Neste talk, demonstrarei como se desenvolve uma aplicação semelhante a um CRUD utilizando o Flask e o Jinja2 e explicar algumas funcionalidades deles.
Levando o mundo GraphQL para o Django com o Graphene
Daniel Cândido / Marlon Chalegre
GraphQL é uma tecnologia em ascensão que está alterando a forma como clientes e servidores se comunicam. Em Python, temos como experimentar e usar esta nova tecnologia sem dificuldades e já integrado ao maior Framework Web existente, Django. Através da biblioteca Graphene e sua extensão Graphene-Django podemos usufruir do ambiente GraphQL (queries, mutations, schema e interface interativa) integrado aos recursos do Django, utilizando nossos próprios Models. Nesta apresentação, traremos exemplos reais e contaremos um pouco do nosso aprendizado ao termos implantado e utilizado a estrutura GraphQL / Graphene / Django por mais de um ano em produção.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Engenharia de Qualidade na Prática com Python
Bruno Rocha

A Engenharia de Qualidade é a área do desenvolvimento de software que atua na automatização de testes funcionais que visam garantir a qualidade (QA) de sistemas. O papel do engenheiro de qualidade mescla-se com o papel do QA (Analista de Qualidade) ao entender requisitos de qualidade e criar cenários de testes, do DevOps sendo responsável por preparar o ambiente de automação (CI), do desenvolvedor por criar e manter frameworks e bibliotecas para automação de testes, escrever testes automatizados com foco nas métricas de qualidade. Python é a principal tecnologia envolvida nos cenários DevOps e Qualidade.

15:10 às 16:00 Vamos falar um pouco sobre Árvores Binárias de Busca e alguns de seus algoritmos e aplicações?
Nicolas França

O objetivo dessa apresentação é apresentar a implementação de algumas estruturas de dados para árvores binárias de busca, algoritmos relacionados a elas e aplicações das mesmas com base no meu estudo de Iniciação Científica no Instituto de Computação da Unicamp.

Um dos principais motivos dessa submissão é saber que entrevista de empregos para empresas como Facebook, Google, Amazon e Microsoft costumeiramente cobram esse tipo de assunto. Outro ponto é o divertimento em implementar uma estrutura de dados relativamente simples mas muito poderosa.

Vamos ter códigos em Python e em C++.

Ligthing Talks
Caroline Dantas / Guto Maia / Sérgio Ramos de Faria
Lighting talks da comunidade Python.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Testar a integração sempre vale a pena
Eduardo Mendes

A ideia dessa talk é formar um bate papo sobre a inportancia de testes de integração e mostrar como sua vida pode ser mais fácil com as ferramentas certas. Vamos explorar um pouco sobre os tipos de teste e como/onde usar cada um deles.

Criando sistemas de recomendação com Python
Jose Fernando Tavares
A proposta da talk é inicialmente uma apresentação sobre os elementos básicos dos sistemas de recomendação para web, mostrando a diferença entre sistemas colaborativos e baseados em conteúdo. Apresentaremos alguns algoritmos de predição mais utilizados e utilizaremos o scikit-surprise, um add-on SciPy para Python, para mostrar como criar e testar estes algoritmos. Até mesmo quem está iniciando a conhecer o Python pode criar, testar e aprender mais sobre ciência de dados utilizando as ferramentas que a linguagem oferece.
17:40 às 18:30 Estrutura de Dados é <3
FERNANDO MASANORI ASHIKAGA
Eu amo Estrutura de Dados. Apresentação para iniciantes! Se você acredita que isso é possível, venha curtir uma pequena amostra de códigos e discussões apaixonadas. Recursão. Vetores. Pilhas e Filas. Algoritmos de Ordenação: inserção, seleção, mergesort, quicksort. Algoritmos de Enumeração. Boyer-Moore. Teoria dos Grafos. Deixe seus traumas e venha ser feliz.
O melhor do typing: é opcional
Luciano Ramalho
Outro dia eu codava um algoritmo complexo em Python, e topei com um bug que me perturbou por algumas horas. Daí resolvi colocar type hints no código e logo o Mypy me falou onde eu tinha errado! Se alguém me falasse em 2010 que no futuro próximo Python adotaria tipagem estática, eu perguntaria o que a pessoa fumou. Cá estamos em 2019 e o módulo typing está na biblioteca padrão, é suportado por ferramentas livres (ex. Mypy) e proprietárias (ex. PyCharm), e foi adotado em algumas empresas (ex. Dropbox, onde trabalha o Guido van Rossum, que por acaso é o 2º maior contribuidor do Mypy). Eu via com muita desconfiança essa inovação recente do Python, até que resolvi experimentar e estou curtindo. Ajuda a tornar o código mais legível, ao especificar o que as funções?
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Do iniciante ao avançado. Se você tem interesse em programar, ou até aprender a programar. Venha para a trilha de python.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Eduardo Mendes
Eduardo Mendes
Unicamp/dieboldNixdorf
FERNANDO MASANORI ASHIKAGA
FERNANDO MASANORI ASHIKAGA
FATEC São José dos Campos
Henrique  Bastos
Henrique Bastos
Autonomize.se
Jose Fernando Tavares
Jose Fernando Tavares
Booknando Livros
Kamila de Fátima   Santos Oliveira
Kamila de Fátima Santos Oliveira
Devs Java Girl/Cognizant
Luciano Ramalho
Luciano Ramalho
ThoughtWorks

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online