TDC 2019
São Paulo
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha TDC4Women Uma Trilha onde Elas palestram, mas TODOS assistem!

A trilha é destinada para quem está começando sua jornada em t.i ou pensando em mudar de carreira ou até mesmo quem ama APRENDER e trocar CONHECIMENTO.

Venha aprender sobre programação, testes, design, liderança, metodologias ágeis, e mais!

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Militar e Data Scientist: como foi implantar o primeiro HUB de inovação em Segurança Pública do Brasil e fazer Data Literacy
Priscila Marangoni
Ser especialista em resultados e resiliente de plantão. Durante minha carreira atuando em ambientes predominantemente masculinos – militar, tecnológico e governamental – ser maker, atuar em rede, hackear o sistema, compor soluções e fazer as conexões certas entre pessoas e ecossistemas tem sido a chave para soluções sustentáveis. Quero compartilhar essa trajetória e inspirar mais mulheres falando de inovação, Data Analytics e Data Literacy (semelhante ao processo de alfabetização, significa alfabetização de dados que é a capacidade de ler, entender, criar e comunicar dados como informação) em cenários desafiadores.
Pessoas, o elo mais fraco na segurança da informação.
Ruth sartoratto

A palestra aborda estatísticas de pessoas conectadas na internet no Brasil, faixa etária das pessoas que estão conectadas. Os tipos de riscos que a internet pode oferecer. Os ataques cibernéticos como podem ocorrer e por fim, dicas de como se proteger.

11:10 às 12:00 Ruby Without Rails: desenvolvendo aplicações Ruby com outras ferramentas
Milena Mayumi Costa

Ruby não é só Rails! É preciso reconhecer que o Rails é uma das ferramentas web mais importantes da atualidade, colaborando muito para a disseminação do Ruby. Porém, é importante explorar os recursos da linguagem também com outras opções, já que problemas diferentes exigem ferramentas diferentes. Nessa talk, vamos analisar os cenários onde o Rails não é a melhor escolha e aprender na prática como desenvolver aplicações Ruby com Rack e Sinatra.

Os Algoritmos podem ser racistas? Reflexões sobre tecnologia e racismo estrutural.
Bárbara Fraga dos Santos Aguilar
O objetivo da palestra é propor uma reflexão sobre como o racismo presente na estrutura de nossa sociedade é constantemente reforçado durante a construção e desenvolvimento de diversas tecnologias do nosso dia a dia.
12:10 às 13:00 APIs: o que são? Onde vivem? O que comem? Como agregam valor?
Maiara Rodrigues / Andreia Silva

Não são poucas as vezes que ouvimos falar em APIs - e nem são poucos os cases de sucesso nos quais temos o protagonismo delas. As Application Interface Programs (Interface de Programação de Aplicações em português) estão possibilitando a comunicação dos mais diversos dispositivos, ampliando as possibilidades e permitindo agregar valor à todos os segmentos de negócio. Nessa talk, iremos introduzir o que são APIs e como elas são agentes no processo de transformação digital.

Android sem filtros: o que há por trás de um aplicativo
Jessica Corrêa

Seja para interagir com os amigos, compartilhar conteúdo, se deslocar pela cidade, pedir comida, fazer negócios, ficar por dentro das novidades e muito mais; aplicativos móveis tem sido cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Mas você já parou pra pensar em como os aplicativos são desenvolvidos? O que é utilizado e qual o processo até que eles estejam na Google Play para você baixar? E ainda quem são as pessoas e o que elas estudam para desenvolver? Nesse papo irei abordar, sem filtros, o que há por trás de um aplicativo.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 A introdução da mulher no mercado da Inteligência Artificial
Letícia Pedroso

Todas nós mulheres sabemos como o mercado da tecnologia funciona dentro da nossa realidade, e como nem sempre se faz favorável, como podemos aumentar o número de mulheres exercendo funções importantes no mercado? Talvez essa pergunta não tenha apenas uma resposta, mas eu acredito que o apoio entre nós mesmas seja um fator importante para encorajar novas mulheres tomando a frente para assuntos como Inteligência Artificial. Nessa palestra, vamos conhecer grandes mulheres representantes de comunidades de inteligência artificial, como podemos iniciar nossa carreira e estudos na área, e fazer crescer nossa presença nesse meio.

Deep learning afinal oque é?
Laura Damaceno de Almeida
Você sabia que a Inteligência artificial é muito mais que machine learning? Oque você acha de conhecer sobre a área responsável pelo aprendizado autônomo do computador?
15:10 às 16:00 Otimizando o QA em times ágeis
Carol Vilas Boas

Levando em consideração o que o Scrum prega, um time de desenvolvimento deve ser multidisciplinar, ou seja, deve conter pessoas com o conhecimento necessário para realizar toda as entregas, focando muito mais em generalistas do que em especialistas.

E é comum, nesse cenário, encontrar o papel do analistas de qualidade, pessoa especialista e responsável em uma unica parte da entrega, tornando o ágil em uma pequena cascata.

Mais recentemente o QA Coach vem ensinando os times, de uma forma geral, sobre como todos os integrantes podem e devem garantir a qualidade da entrega, fazendo-os utilizar, no momento correto o chapéu de QA.

Vuejs & Cypress - Iniciando a jornada com testes End-To-End.
Silvana Lima
A palestra a seguir tem o objetivo de apresentar uma visão geral da ferramenta Cypress e usá-la em um projeto Vuejs. Destino à pessoas que têm interesse em iniciar a jornada com testes end-to-end fazendo o uso do Cypress em conjunto com Vuejs.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Apresentando o Laravel, um framework para desenvolvimento rápido.
Lorena Dutra
Para quem acredita que o árduo trabalho de codificar deve ser uma experiência agradável e criativa para ser verdadeiramente gratificante. O Laravel é uma ótima opção para minimizar a dificuldade durante o desenvolvimento, pois proporciona a facilitação de tarefas comuns em projetos Web permitindo que seja desenvolvido um trabalho de forma estruturada e rápida. O Laravel é um framework PHP fullstack, bastante completo e cheio de recursos disponíveis que auxiliam os profissionais. Nesta conversa vamos discutir quais são estes recursos e como podemos utilizá-los para facilitar nossa vida como desenvolvedores.
Codar com qualidade é possível
Jakeliny Gracielly
Debito de código faz qualquer desenvolvedor chorar. Erros, retrabalhos comprometem ate os métodos ágeis. Vamos conhecer práticas, ferramentas, conceitos, técnicas e formas de criar códigos de qualidade e tirar todo tabu de tempo x qualidade.
17:40 às 18:30 Sendo o patinho feio
Camila Macedo
Tudo começou com Ada Lovelace, uma mulher à frente de seu tempo, mais ainda somos o patinho feio. Gostaria de poder compartilhar com vocês um pouquinho da minha história de vida, minha carreira e o meu ponto de vista assim como e o porque eu acredito que a área de TI e a comunidade OpenSource tem um pontencial fantástico de mudar vidas e promover meritocracia e igualdade.
Fishbow
Fishbow - Trilha TDC4Women
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 20 de Julho de 2019

10 às 19 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Vila Olímpia | São Paulo - SP

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

A Trilha TDC4Women é um espaço inclusivo e que promove a diversidade em todas as suas formas. A nossa trilha é um espaço onde as mulheres organizam e palestram, mas a troca de conhecimento e a participação é PARA TODOS.


Investimento

presencial:R$ 145,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Carol Vilas Boas
Carol Vilas Boas
Vilas Boas IT
Jessica Corrêa
Jessica Corrêa
Digital House e CucoHealth
Priscila Marangoni
Priscila Marangoni
Governo de SC

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

instituição Parceira

TDC Online