A tecnologia evolui cada vez mais rápido e as empresas precisam se adaptar aos novos tempos. Modelos de negócio antes estabelecidos são abruptamente ameaçados por produtos e serviços emergentes. Vivemos e trabalhamos em um mundo de sistemas interligados, onde muitos dos problemas que enfrentamos são dinâmicos, multifacetados e inerentemente humanos.
O Design Thinking atua em diversas áreas e propicia a criação de ideias de negócio inovadoras de forma sistemática e organizada.
Usar a metodologia do Design Thinking não significa ser necessariamente um designer, mas envolver pessoas em um processo que pode impactar e gerar resultados na vida de nossos usuários.
Com esta trilha, queremos ajudar profissionais de diversas áreas a pensar em seu produto ou serviço de um ponto de vista holístico, do início ao fim, com o uso de estratégias centradas no usuário.
Te convidamos a fazer parte dessa trilha onde iremos mostrar uma visão prática de como escalar suas entregas e conquistar clientes através da cultura de inovação, a colaboração, empatia, cocriação, tangibilização e testes.
Quarta-feira, 9 de Junho de 2021
09h às 19h
ACESSO REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE
1 trilha: de R$ 145 por R$ 110
2 trilhas: de R$ 290 por R$ 198
3 trilhas: de R$ 435 por R$ 285
* preço válido até 26/04,
veja tabela completa
1 trilha: de R$ 145 por R$ 130
2 trilhas: de R$ 290 por R$ 230
3 trilhas: de R$ 435 por R$ 330
* preço válido até 28/05,
veja tabela completa
1 trilha: R$ 145
2 trilhas: de R$ 290 por R$ 260
3 trilhas: de R$ 435 por R$ 370
* preço válido até 10/06,
veja tabela completa
Horário | Conteúdo |
---|---|
09:00 às 09:30 |
Abertura do evento e mini keynotes
No palco da Stadium, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades. |
09:35 às 10:25 |
De falhas a maior transação de software no Brasil: como tomar controle da sua carreira.Bruno GhisiKeynote TDC Ao longo da sua trajetória você terá inúmeras oportunidades, na verdade são inúmeros caminhos que podem ser trilhados. Algumas pessoas vão querer se desenvolver cada vez mais para serem as referências técnicas, outras irão buscar desenvolvimento para liderarem pessoas. Algumas irão empreender, outras buscarão trabalhar em empresas pequenas, outras multinacionais, sejam no Brasil ou fora. O que você precisa fazer para aproximar da sua missão a cada passo e deixar um legado ao invés de colecionar logos? O que você precisa fazer para tomar decisões pro-ativas e não aguardar as propostas no LinkedIn? Como medir a balança do aprendizado e recompensa financeira? Nesse palestra pretendo contar muito do que vivi ao longo de quase duas décadas e aprendizados que tive na jornada. |
10:30 às 10:45 |
Abertura da trilha pela coordenação
Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha. |
10:50 às 11:25 |
Como fazer uma Transformação Organizacional e Cultural através do Design ThinkingGuga FerreiraEstamos vivendo um momento de grande volatilidade nos aspectos sociais e econômicos. Falar que ?a mudança é uma constante? e que ?só sobreviverão as empresas que se adaptarem? está tão clichê e fora de moda. Já sabemos que o melhor caminho é a adaptação, a mudança, a transformação... Mas o que poucos falam é COMO FAZER? E mais, como fazer uma transformação mantendo a competitividade do negócio e a motivação dos colaboradores. |
11:30 às 12:05 |
Frameworks são suficientes para potencializar o processo criativo?Cíntia Citton / Victor Hugo Rocha de AraújoNo nosso grupo de estudos investigamos e discutimos sobre a criatividade a partir da perspectiva das neurociências. Recentemente, lançamos nosso primeiro material consolidado para começar uma conversa mais profunda que possa nos ajudar a compreender as diferentes camadas da nossa mente que entram em ação quando estamos em processos criativos. Conhecer nos permite explorar caminhos para estruturar sessões que levam em consideração esse funcionamento. |
12:10 às 12:45 |
Design de serviços na educação pública: Um case práticoMarlon Gonçalves / Caio DibA educação pública no Brasil é desafiadora, está em constante transformação e existem muitas oportunidades de melhoria e evolução a partir do design de serviços. Vamos compartilhar aprendizados e desafios para a criação de produtos digitais utilizando a abordagem do design que envolve usuários, servidores públicos e equipes de desenvolvimento dentro de um órgão governamental. Neste processo, tivemos experiências práticas sobre adaptação de metodologias de mercado para a realidade pública, a formação de cultura digital entre equipe e a criação de sistemas pedagógicos e administrativos com experiências de usabilidade bem-sucedidas. |
12:50 às 13:50 |
Networking e Visitação a Stands
Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento. |
14:00 às 14:05 |
Abertura da trilha pela coordenação
Aqui os coordenadores se apresentam e fazem uma introdução para a trilha. |
14:10 às 14:45 |
Who designs the design thinker: Aprendizados aplicando design thinking em uma grande corporaçãoRogerio RossiBooking.com tem uma forte cultura data-driven e nos últimos anos muitas mudanças aconteceram devido ao design thinking. Vou compartilhar algumas delas e minha experiência organizando cursos internos e facilitando workshops para vários de times diferentes.
|
14:50 às 16:05 |
Human-centred design em tempos de criseLaura Tissot Teixeira / Bárbara Mendonça / Karol OliveiraPainel Digital desta Trilha
|
16:10 às 16:25 |
Networking e Visitação a Stands
Intervalo para fazer networking e conhecer os estandes do evento. |
16:25 às 17:00 |
Lean Inception é Discovery?Lucas GomesUma pergunta que é feita de forma repetida no treinamento de Lean Inception: Lean inception é Discovery? Nesta palestra irei trazer a resposta para esta questão com dois cases no qual pude vivenciar e refletir sobre a execução de uma boa Lean Inception, através do Design Thinking levando em consideração o Duplo Diamante. |
17:05 às 17:40 |
Internet das Coisas ou Internet do Caos? Construindo soluções inovadoras e disruptivas que agreguem valor aos seus usuários.Samira e Silva Amaral RibeiroUltimamente, percebe-se como tendência a criação de soluções, aparentemente sem um estudo prévio da experiência que estas podem proporcionar a seus usuários. Soluções como uma cafeteira que envia e-mail; ou uma geladeira inteligente com LCDs, processadores ARM, gigas de RAM, WiFi, VMs, só para evitar abrir a porta da geladeira, são realmente úteis? Desenvolver a empatia por meio de técnicas de IHC (como pesquisa de UX, personas, jornadas, dentre outras), pode contribuir para a adoção de uma solução inovadora que agregue valor para o usuário. Este artigo investiga as implicações da utilização de práticas de IHC, para idealização de soluções inovadoras, por meio de um estudo de caso de IoT. |
17:45 às 18:20 |
Product Discovery da Universidade de Cambridge para times em processo de transformação ágilAsnate Caline Ferreira de SouzaQuando pesquisamos técnicas de product discovery, é comum que elas suponham que temos times com dedicação exclusiva e experientes em processos criativos. Mas em muitas empresas, alguns funcionários atuam em várias squads, e ainda não passaram pelo processo de desenvolver uma ideia do zero. Nessa palestra, falo sobre minha experiência adaptando e aplicando a Shaping Horizons Methodology, processo de discovery criado pela comunidade alumni da Universidade de Cambridge. Entenda como sair do desafio para o protótipo validado em duas sprints e com 2h de dedicação diária do time. |
18:25 às 18:45 |
Open Space
|
18:50 às 19:05 |
Encerramento
Após a apresentação de resultados do dia, no palco da Stadium, muitos sorteios fecharão o dia. |