TDC FUTURE
O PAPEL DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO AMANHÃ

TRILHA COMMUNITY LOUNGE QUINTA

Apoio

DB Tech
Sebraex

O que é uma trilha?

A trilha é um evento híbrido, presencial em Porto Alegre e remoto na sua casa, que tem a duração de um dia inteiro com sete palestras e um painel de discussão.

Data e Local

Quinta-feira, 7 de Dezembro de 2023

09h às 19h

UniRitter
Rua Orfanotrófio, 555 /
Alto Teresópolis Porto Alegre - RS
ACESSO PRESENCIAL OU REMOTO COM TRANSMISSÃO ONLINE

Programação / Palestras Time Zone: GMT-3

Programação desta Trilha:

09:00 às 10:00

Abertura das Trilhas

10:10 às 10:25

Abertura Community Lounge

10:30 às 11:00

É possível trabalhar com Tecnologia sem ser da Tecnologia?

GEORGE LUIZ GARRIDO
Tecnologia para Todos: Navegando em um Mundo Digital Sem Ser um Expert em TI

11:05 às 11:35

Transformando negócios com RPA

Lorena Dutra
Descubra como a Automação Robótica de Processos (RPA) está revolucionando as empresas, otimizando processos e impulsionando a eficiência. Nesta conversa, exploraremos como o RPA está transformando negócios, reduzindo custos, eliminando erros e liberando recursos para atividades estratégicas.

11:40 às 12:10

O que você precisa saber para ir longe na área de TI

Anderson Burnes
Nesta palestra irei falar sobre mercado de trabalho e minha trajetória na área de TI, o que tive de estudar, sacrifícios, network, tudo o que fiz nesses 23 anos de trajetória até chegar onde estou, passando pela área de estágio, suporte, desenvolvimento e coordenação. Além disso darei dicas de como aumentar suas habilidades e competências para se tornar mais competitivo no mercado de trabalho.

12:15 às 12:45

Sinergia Digital: Estratégias para Integrar Empreendedores de TI e Pequenos Negócios

Gustavo Moreira / Tatiana Ximenez
Nesta palestra, desvendaremos métodos práticos para fortalecer as conexões entre empreendedores de TI e pequenos negócios, impulsionando o crescimento mútuo. Descubra como a integração estratégica pode abrir portas para inovação, parcerias e o florescimento conjunto no dinâmico ecossistema empresarial.

12:50 às 13:20

A definir

13:25 às 13:55

Comunicação Eficaz para Equilibrar Resultados e Bem-Estar das Equipes

Julio Cesar Santoro Bachion
Conduzir equipes ao sucesso em projetos requer uma abordagem integrada. Utilizando técnicas de PNL, CNV, Mentalidade Ágil e cultura data-driven, combinadas com metas claras e objetivos bem definidos, podemos enfrentar desafios em diferentes contextos de projeto (com base no modelo Cynefin). O fator humano desempenha um papel crucial em nossos resultados, muitas vezes esquecido em favor de ferramentas de processo. Nesta apresentação, exploraremos como a comunicação eficaz, alimentada por dados, pode lidar com desafios em projetos críticos e em contextos de cultura organizacional e de pessoal complexos.

14:00 às 15:00

Intervalo para almoço

Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:05 às 15:10

Abertura Community Lounge

15:15 às 15:45

Como a ética pode moldar o futuro da inteligência artificial

Alexandre Sacco Xavier
Vamos falar sobre uma iniciativa global do IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos, que abrange TI também) que visa incluir, de forma explícita, valores éticos no projeto e desenvolvimento de sistemas autónomos e inteligentes, para que estes possam interagir de forma adequada com o ser humano. É cada vez mais frequente o desenvolvimento de novas máquinas e sistemas para ajudar e auxiliar os seres humanos em várias atividades do dia a dia, quer a nível profissional, quer a nível do lazer. Para garantir que estes sistemas estejam alinhados com o que se espera deles, em termos de benefícios e bem-estar dos seres humanos, é necessário considerar conceitos de ética aplicada aliados à tecnologia.

15:50 às 16:20

Da Ideação à Execução: Integrando Agilidade e Design

Gabriel Viégas / Maurício Candido
Neste talk exploramos práticas de uma execução eficiente que supera desafios, conectando as ideias à materialização de projetos/produtos impactantes para o negócio, integrando com maestria Agilidade e Design. Uma abordagem para profissionais que buscam resultados excepcionais, onde cada etapa do processo se torna uma oportunidade para inovação e eficiência.

16:25 às 16:55

Deu match! Finanças & Inovação

Adriana Coelho Vieira
O programa Jornada para empreendedoras do BTG Pactual tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino, através de uma jornada de capacitação com perfil de 77% de mulheres negras, 100% moradoras de comunidades e periferias, 60% mães e 90% das participantes tem como única fonte de renda seu próprio negócio em uma jornada de 6 semanas. Como PO de IT Funds e especialista em desenvolvimento ágil, a partir de scrumban realizaram-se sprints para autoconhecimento (o Eu Empreendedora), Gestão Financeira, Gestão de Tempo, Precificação, Vendas, Gestão de Redes Sociais, Design de Produtos e Serviços, A Arte de se Relacionar Networking, Expansão do Negócio e Banca de Pitch para a última sprint.

17:00 às 17:30

Inteligência Artificial Generativa na produção automática de conteúdo

Gabriel Tobias Fuhr
A palestra irá tratar sobre o projeto GZHBOT, que produz conteúdo de previsão do tempo automaticamente em GZH utilizando Inteligência Artificial Generativa. O projeto é baseado em uma arquitetura de microsserviços na nuvem e utiliza modelos de linguagem de larga escala (LLM) para produzir o conteúdo automaticamente. Essa entrega possibilitou que a Redação se desvinculasse da produção desse tipo de conteúdo, focando os seus esforços na elaboração de conteúdo com mais profundidade. Além do aumento da produtividade, é evidente o ganho em audiência, uma vez que estamos explorando conteúdos que, no passado, não eram abordados devido à falta de ?braço?.

17:35 às 18:05

Pauta BOMBA do que NÃO FAZER em COMUNIDADES

Andre Sanches
Sabe aquela lista de erros, falhas e c@g@d@s (simmmmm) que fazemos quando não dominamos a arte de trabalhar em Comunidades? Além de mostrar uma listar claro, em cases práticos do que NÃO FAZER, compartilharemos o lado bom da história. E no final eletrizante, VOCÊ DECIDE! #Spoilers #ElementosIA

18:10 às 18:30

Encerramento Lounge
Programação sujeita a alterações

Coordenação TRILHA COMMUNITY LOUNGE QUINTA


Indefinido

Patrocinadores

Diamond



Silver



Community Lounge


Patrocínio Trilha


Instituição Parceira


Realização