Trilha Agile

Agile no Mundo Real

Há um bom tempo que Agilidade de ser apenas para aventureiros, pesquisadores ou desenvolvedores. Empresas como Forrester, Gartner e o próprio PMI indicam a tempos que o Agile entrou para o "mainstream", forçando os gestores modernos a terem uma posição muito clara a respeito de metodologias ágeis. Participe da trilha Agile, e veja através de palestras e discussões com quem realmente conhece do assunto, como iniciar em práticas e técnicas para aumentar a produtividade no trabalho.


Público Alvo

Gestores, Desenvolvedores, Analistas, Arquitetos, Líderes


Horário Palestra
08:30 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes com café da manhã
09:00 às 10:00 Abertura
10:10 às 11:00 O Product Owner pode desencadear o valor da agilidade para sua empresa
O Product Owner pode desencadear o valor da agilidade para sua empresa
Ignacio Lizarralde
As metodologias ágeis funcionam! Faz tempo que elas foram criadas e milhares de empresas tiram benefícios de uma maior velocidade de entrega e de adaptação do software. Mesmo assim, toda a comunidade IT e os geeks são unânimes: Queremos trabalhar com metodologias ágeis! Porém, poucas empresas testam sua adoção. Nesta palestra vamos falar do Product Owner. Conhecer seu papel, suas atividades e ferramentas. Conheceremos tambem como o PO pode ajudar no uso das metodologias ágeis, para construir um software inovador que aumente a produtividade de seus funcionários e a qualidade de serviço para seus clientes. Tópicos da palestra - A agilidade está bloqueada nas empresas. E só uma fantasia geek? - A agilidade é um médio não um fim. Explique a seu CEO o business case ágil - Do ciclo de vida do projeto ao ciclo de vida do produto - O Product Owner e o SCRUM. - Papel, atividades e práticas do Product Owner - Retornos de experiência de projetos reais. As práticas que funcionaram. - Conclusões

Ignacio Lizarralde
11:10 às 12:00 Experiências reais na adoção e uso de métodos ágeis
Experiências reais na adoção e uso de métodos ágeis
André Lima do Nascimento
Através de relatos de experiência, tanto de casos de sucesso quanto de completos fracassos, busco compartilhar com os presentes minha experiência de quase 5 anos trabalhando de verdade com métodos ágeis.

André Lima do Nascimento
12:00 às 13:00 Intervalo para almoço*
13:10 às 14:00 Scrum & Gamification
Scrum & Gamification
Marlon Luz
O diferencial de sucesso para adoção de redes sociais como FourSquare, RunKeeper, Nike+ entre outras é a característica de Jogo que recebe o nome de Gamification, onde o ato de ganhar pontos e badges pelo desempenho das pessoas trás um contexto de competitividade com a rede de contatos. Essa palestra mostra uma experiência de como usar essa mesma abordagem de jogo para dentro de equipes Scrum fazendo com que as pessoas se engagem mais na adoção do framework e em práticas ágeis.

Marlon Luz
14:10 às 15:00
Painel: Agile no Mundo Real
Painel: Agile no Mundo Real
Todos os participantes
Há um bom tempo que Agilidade de ser apenas para aventureiros, pesquisadores ou desenvolvedores. Empresas como Forrester, Gartner e o próprio PMI indicam a tempos que o Agile entrou para o "mainstream", forçando os gestores modernos a terem uma posição muito clara a respeito de metodologias ágeis. Neste debate, os palestrantes da trilha Agile, irão discutir as principais problemáticas em um processo de adoção ágil, ferramentas, mudanças de papél e idéias para fazer com que Agilidade funcione no mundo "real"

Todos os participantes
15:00 às 15:30 Coffee-break & networking
15:40 às 16:30 Agile Não Funciona
Agile Não Funciona
Felipe Rodrigues de Almeida
A essa altura do campeonato, já deveríamos saber que Agile não funciona. Nesta palestra, o palestrante irá mostrar argumentos e pontos de vista sobre a efetividade dos métodos ágeis em diversos ambientes.

Felipe Rodrigues de Almeida
16:40 às 17:30 TDD e 20 coisas que você precisa saber
TDD e 20 coisas que você precisa saber
Camilo Lopes
TDD é uma técnica utilizada no desenvolvimento de software onde os testes são criados e executados antes do código funcional.Mas, desenvolver utilizando TDD não basta apenas saber como criar os testes automatizado, é preciso entender da dinâmica, saber dar os passos corretos e aprender com os erros.E buscar uma melhoria continua na forma que você resolve os problemas no dia-dia como desenvolvedor de software. Mas, não é tão fácil quanto parece, pois não é apenas criar os testes e seguir o ciclo de vida TDD. É preciso ir além, e se envolver com técnica.Nesta palestra veremos as 20 lições que aprendi quando estamos usando TDD.

Camilo Lopes
17:40 às 18:30 Agile Scaling Model
Agile Scaling Model
Neubio Matos Ferreira
Será apresentado um modelo para escalar agile em toda a organização. Este modelo foi criado pela IBM e se chama Agile Scaling Model. Com a adoção deste modelo a IBM economizou 300 milhões de dólares e aumentou a produtividade de cada um de seus desenvolvedores em 15%.

Neubio Matos Ferreira
18:40 às 19:00 Encerramento e sorteios

* Todos os participantes receberão um sanduíche do SUBWAY na hora do almoço

Obs.: Grade sujeita a alteração

Wagner Roberto dos Santos

Wagner Roberto dos Santos


Wagner Roberto dos Santos é instrutor da Globalcode nas formações Academia Agile e Academia do Arquiteto, professor da FIAP nos cursos de especialização, possui mais de 12 anos de experiência na área de desenvolvimento de sistemas. Atuando atualmente como Arquiteto de Software e Agile Coach pela OCTO Technology. Como arquiteto de software, se especializou na Plataforma Java EE, com experiência em ambientes distribuídos e de alta complexidade. Tendo utilizado tecnologias emergentes como os serviços AWS (Amazon Web Services) para controle de um ambiente em nuvem, NoSQL e Big Data. Ainda como arquiteto, trabalha na facilitação de times na definição de modelos ricos de domínio, favorecendo o uso de processos com o Domain Driven Design. Como Especialista em Agilidade, possui profundo conhecimento em técnicas de coaching e facilitação para liderança de equipes. Com pleno domínio em metodologias ágeis como FDD, Lean Kanban, Extreme Programming (XP) e Scrum. É Autor de diversos artigos para as revistas Mundo Java e Java Magazine. Possui as certificações SCJA, SCJP, SCWCD, SCSNI, SCJWSD, SCBCD, SCEA(I), CSM e ACP. Nas horas vagas mantém o blog http://netfeijao.blogspot.com


André Lima do Nascimento

André Lima do Nascimento


André Nascimento, tem 10 anos de experiência em desenvolvimento de software. Nesse tempo, passou por várias fases e até já acreditou em gestão tradicional, fábrica de software e cronogramas detalhados de atividades. Desde 2007, quando teve seu primeiro contato com Agile, mudou o mindset e vem tentando desenvolver um trabalho voltado para a cultura ágil, gestão participativa e mais recentemente ao Management 3.0. Atualmente é Head da área de delivery de software da Resource IT Solutions, uma das 5 maiores integradoras de TI e negócios do Brasil. É o responsável executivo pelos times de desenvolvimento de Java, .NET, pelos centros de excelência em Cloud Computing, Agile e Mobile e por parcerias estratégicas, como a Microsoft. Adora desenvolver software, principalmente em .NET, plataforma que conhece bastante e até hoje prefere muito mais trabalhar com o Visual Studio do que com planilhas e coisas do tipo J Ano passado também se envolveu e criou uma startup com outros 2 amigos, o Brasil by Bus (www.brasilbybus.com), plataforma para venda de passagens rodoviárias para brasileiros e estrangeiros que viajam pelo nosso Brasil.


Camilo Lopes

Camilo Lopes


Camilo Lopes é Desenvolvedor de Software na ADP Labs, escritor do livro "Guia do exame SCJP" e "Guia Prático JEE com frameworks".Trabalhou na HP Labs onde pode experimentar de forma prática o impacto de TDD no desenvolvimento de Software. Em breve estará lançando seu livro "TDD na Prática" pela Editora Ciência Moderna.


Felipe Rodrigues de Almeida

Felipe Rodrigues de Almeida


Empreendedor nato, viciado em inovação e agilidade. Com mais de 8 anos de experiência, atualmente trabalha com consultoria em arquitetura e processos ágeis para software na Crafters, vivendo um de seus sonhos.

Nos últimos anos tem estudado e experimentado muito na área de linguagens de programação e cultura ágil. Ele também ajuda as pessoas a alcançarem suas metas através de coaching.

Compartilha informações e opiniões através de sua conta no Twitter.



Ignacio Lizarralde

Ignacio Lizarralde


Ignácio é diretor de Operações no Brasil da OCTO Technology, uma empresa francesa especializada em Arquitetura e Agilidade. É graduado na Universidade de Buenos Aires, Argentina (UBA) e trabalhou em diferentes países da América Latina, Europa e África. Vem trabalhando com metodologias ágeis desde 2005, atuando em projetos de de larga escala, incluindo o coaching de times de mais de 50 pessoas, além de trabalhar na formação de equipes e na aplicação de práticas como automação de testes de aceitação e Continuous Delivery.


Marlon Luz

Marlon Luz


Marlon Luz é Evangelista Técnico na Microsoft. Trabalhou junto com o Catraca Livre no desenho e na arquitetura do portal de notícias no Azure.


Neubio Matos Ferreira

Neubio Matos Ferreira


Neubio Ferreira é Consultor de Engenharia de Software, especializado em processos ágeis de desenvolvimento de software. Atuou diretamente em diversas implantações de Agile em organizações, principalmente utilizando Scrum, Extreme Programming, Agile Scaling Model, Agile Modeling e Feature Driven Development.



Data e Local

Domingo, 8 de Julho de 2012

Das 8:30 às 19:00 h

Universidade Anhembi Morumbi

Rua Casa do Ator, 275
Itaim Bibi, São Paulo - SP

Mais informações


Patrocinadores TDC 2012 SP Microsoft Oracle Amazon Web Services Concrete Solutions Nokia DevMedia Positivo PagSeguro Intel Software Google Plusoft InfoQ Brasil Octo Technology Esquilo.Mobi Anhembi Morumbi Globalcode