TDC 2016
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Stadium QUARTA Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.

Trilha Stadium Intel Muito mais conteúdo disponível em Florianópolis com transmissão ao vivo

Intel

Mais uma edição do The Developer´s Conference que será realizada com a participação e patrocínio da Intel.

A Intel é patrocinadora do TDC Online permitindo que milhares de pessoas que não podem ir até Florianópolis possam aproveitar o conteúdo incrível do evento através da transmissão ao vivo de todas as palestras da Trilha Stadium!

Mas, não é só isto...

Este ano, além da Trilha Stadium teremos mais uma Sala Intel com uma seleção de palestras de todas as trilhas e que é aberta para todos os participantes do evento e... também transmitida ao vivo!

Ou seja, este ano todos os participantes do evento terão duas opções de sala Stadium e você que vai assistir online terá duas opções de palestras pra assistir ao mesmo tempo!

Conheça as ações Intel durante o TDC 2016 Florianópolis

Data e Local

Quarta-feira, 11 de Maio de 2016

10:00 às 18:30 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

R$ 200,00 /R$ 100,00 (estudante)

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.


Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
STADIUM STADIUM INTEL
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Segurança na Web
Rodrigo Branas
Nesta palestra vamos abordar o processo de autenticação utilizando o protocolo HTTP comparando abordagens mais tradicionais, baseadas em cookies e controle de sessão, com outras mais emergentes por meio de tokens, mais especificamente JSON Web Tokens. Além disso, falaremos também sobre a importância da utilização de HTTPS, baseado em SSL ou TLS, e também de como previnir diversos tipos de ataques como o Man-In-The-Middle, Cross-Site Scripting, ou XSS, SQL Injection, Cross-Site Request Forgery, ou CSRF entre outros.
Os primeiros passos com Xamarin.Forms
Rafael Moura
Nesta palestra vamos entender o que é, e como funciona o Xamarin.Forms, aprender a desenvolver um aplicativo com alta produtividade utilizando essa biblioteca que nos permite compartilhar uma porção imensa de código.
11:10 às 12:00 Negócios e Produtos, um caso de amor ou ódio?
Bianca Luttenschlager
Nessa palestra falarei de toda ligação e necessidade de alinhamento entre as áreas de negócios e produtos. A ideia é mostrar como funciona a estrutura das duas áreas e todo fluxo de atividades que antecedem um grande lançamento. Levarei o case do UOL Host Painel do Desenvolvedor (http://www.uolhost.uol.com.br/paineldev), exemplificando a união dos dois times de uma forma colaborativa.
A Jornada de um Desenvolvedor do Monolito aos Microserviços
Edson Yanaga
Microserviços é o assunto do momento e a maioria das tecnologias discutidas parecem ser apropriadas para projetos novos. Infelizmente a grande maioria dos desenvolvedores não tem o luxo de poder contar com algo partindo do zero, mas certamente tem um legado que gostaria de evoluir para microserviços. Nesta palestra exibiremos uma aplicação Java monolítica e quais foram as etapas executadas para extrair alguns microserviços desta aplicação rumo a uma nova arquitetura. Com muitos exemplos de código e deployment numa plataforma!
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
Hacking Your App Growth - Ferramentas e Práticas para Alavancar o Crescimento do seu App
Wellington Tamaki
Desenvolver um bom aplicativo não é suficiente para encontrar sucesso. No meio dos mais de 1.5M de aplicativos publicados em cada Store, desenhar uma estratégia para se destacar e ser encontrado nunca foi tão importante. Nesta palestra, descubra ferramentas do Google para auxiliar na sua estratégia de aquisição de usuários de forma sustentável e prática; de acordo com seus objetivos.
13:10 às 14:00 Explorando o OpenStack
Renato Serra Armani
Vamos juntos explorar o projeto OpenSource que é um fenomeno mundial para a construção de nuvens públicas e privadas. Entenda como essa poderosa plataforma de Cloud Computing OpenSource e Anti Lock-in pode ser a escolha certa para novos projetos ou para suportar suas aplicações existentes. O objetivo é explorar tanto as funcionalidades como a organização da comunidade e do projeto para desenvolvedores que desejam desenvolver aplicações para nuvem ou que tenham interesses em contribuir com este projeto de grande relevância na industria de TI mundial.
Intervalo para almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Vida de Programador: Do WordPress ao Axe
Andre Noel
O Axe é um CMS escrito em PHP que gera conteúdo estático, em HTML. O Vida de Programador há 5 anos utilizava o WordPress como CMS e agora migrou todo o conteúdo para o Axe, ganhando muito em performance com isso. Nesta palestra será explicado o funcionamento do Axe e como foi escrito o migrador do Wordpress para o Axe (wp2axe).
Gerenciamento de produtos em desenvolvimento de software
Jefferson Kobs
O case de gerenciamento de produtos da Way2 foi criado para organizar as tarefas relacionadas aos produtos em um claro cenário de expansão da empresa. Diante disso, a palestra vai abordar os problemas encontrados durante a organização do método, além de explicar como é feita cada uma das fases abaixo: - Seleção de funcionalidade para backlog dos produtos - Priorização da roadmap dos produtos - Especificação de requisitos com User Stories - Acompanhamento das sprints - Versões e release notes de clientes - Manual atualizado em cada versão do produto Durante a palestra serão feitas demonstrações do método nas próprias ferramentas Jira Agile e Confluence.
Como construir um Roadmap
Alexandre Santos Spengler
Um dos grandes desafios de um gestor de produto é definir os próximos passos deste produto, para onde ele vai e que funcionalidades ele terá. Para ajudar neste processo podemos criar um Roadmap, mas como construir um Roadmap centrado nos objetivos de negócio da empresa? Esta palestra tem objetivo de mostrar como executar este processo, criando e mantendo um Roadmap que represente os objetivos de negócio da empresa e atenda as necessidades dos usuários.
Chega de bola de cristal! Vida longa as Suposições!
Helio Cabral Medeiros
"Levar uma experiência mais agradável ao consumidor, confirmando ou pivotando seu negócio, após validações sucessíveis das hipóteses criadas. Você vai aprender que todas as ideias precisam ser validadas, e descobrirá o benefício da lei dos grandes números. Saberá como posicionar ao centro de sua equipe a colaboração, todas as mentes pensando e direcionadas ao sucesso do produto, ao valor de negócio. Você verá como transformar histórias em suposições, tarefas em hipóteses, um canvas e uma dinâmica para compartilhar histórias e ideias que geram métricas para suas hipóteses. Estas métricas e hipóteses serão jogadas seguindo o ciclo de vida apresentado, e por fim acompanhado em um kanban orientado a métricas, descoberta e aprendizado. Apresentação de conteúdo em slides, concebidos em formato de storytelling, que levará ao público não só o entendimento mas o envolvimento nas etapas propostas para levantamento, definição e execução clara da estratégia de entrega de valor."
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

De dev sênior a data scientist junior: 3 coisas que aprendi
Rodrigo Bastos Vieira
Depois de 15 anos como programador apaixonado por matemática, em 2015 passei a também trabalhar com Data Science, na criação de modelos preditivos e análise de dados. Nessa palestra-relâmpago vou compartilhar as 3 principais lições que tive nessa transição, e que também tem me ajudado a ser um programador melhor.
House of Data - ciência de dados para desenvolvedores
Ana Paula Gomes
Hoje produzimos milhões de dados e temos o desafio de extrair informações relevantes desses dados. Nesta palestra serão exibidas técnicas e bibliotecas que o desenvolvedor poderá utilizar para extrair informações úteis e produzir softwares mais inteligentes.
15:40 às 16:00 Decolando seus micro-serviços na Spring Cloud
Rodrigo Cândido da Silva
Micro-serviços tornaram-se o tema mais quente na arquitetura de software durante o ano passado, e muito pode ser dito sobre os seus benefícios. No entanto, é importante compreender que ao começar a decompor o monolito, entramos no reino de sistemas distribuídos lidando com cenários de transparência de localização, recuperação à falhas, escalabilidade, autonomia, fácil atualização, etc. O projeto Spring Cloud promove ferramentas para facilmente implementar estes conceitos, definindo padrões de implementação para sistemas distribuídos com suporte para gerenciamento de configuração, descoberta de serviços, circuit breakers, roteamento, distribuição de sessão, barramento de controle, dentre outros. Nesta palestra serão demonstrados os conceitos destas ferramentas com a utilização do projeto Spring Cloud e com o suporte da plataforma do Netflix OSS.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de Coffee-break, as mesas de alimentação terão disponíveis café, sucos, frutas e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Como escrever de forma ágil em 7 passos
Leonardo da Silva Lima
TL;DR Elimine distrações e escreva a introdução por último. Escrever é bem diferente de ler. Para textos argumentativos, é importante que, na hora da leitura, o texto se desenvolva com a naturalidade de uma Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Você quer inovar no conteúdo e não distrair o leitor com uma estrutura de texto confusa. A partir da minha experiência híbrida como jornalista e desenvolvedor, desenvolvi sete passos que ajudam do pontapé inicial à conclusão de textos voltados para a web. Estes são os pontos: 1. Feche tudo! 2. Organize suas ideias e faça tópicos com os pontos-chave 3. Pense no diferencial 4. Escreva! 5. Refine 6. Revise! 7. Escreva a introdução"
Pinterest: Marcas e Negócios
Cézar Machado
Dicas e Soluções de como Pinterest é um fator chave de sucesso para empresas. As marcas tem uma história visual a ser contada. Como a 3 maior rede social mundial pode ajudar empresas e negócios alcançarem maiores resultados e fatores perceptíveis para campanhas de sucesso.
Snapchat para empresas
Ariana Luz
Essea palestra é para você que quer compreender como esse aplicativo funciona e como criar conteúdos atrativos para seu público. O objetivo é ensinar desde o planejamento do conteúdo até mesmo a parte de executar o que foi planejado dentro do aplicativo.
React.js: You deserve to know about it
Anderson Aguiar
Escolher uma lib/framework nunca deve ser orientado a opniões alheias somente, conhecer o que se vai usar é a premissa básica para se evitar possíveis dores de cabeça. Conheceremos o real objetivo do React e veremos como ele pode nos ajudar a construir interfaces componentizadas além de entender os principais conceitos do core: Virtual DOM, JSX, Components (props, states, lifecycle) e Unidirectional Data Flow.
17:40 às 18:30 Como se tornar um data scientist
André Carlucci / Marcelo Pias / Marcos de Oliveira dos Santos / Jean Martina / Lucas de Paula
Bate-Papo sobre como se tornar um Data Scientist, o que tem em sua caixa de ferramentas e o que há por vir.
Inovação na Escala da AWS
Julio Machado Faerman
Nesta sessão apresentaremos uma visão dos bastidores das inovações que tornam a nuvem da AWS única.

Mostraremos exemplos das inovação em redes, partindo do backbone inter-regiões, passando por roteadores e pilhas de rede personalizados, até chegar em servidores individuais.

Mostraremos desde exemplos e características de hardware, storage e energia até o topo da pilha, em streaming e processamento de dados em alta escala. Aprofundaremos também nas inovações em bancos de dados, onde a AWS está redefinindo os limites de escalabilidade e performance, reduzindo custos e eliminando boa parte das tarefas administrativas. Participe desta sessão e saia com um entendimento mais profundo das inovações por trás da nuvem.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia muitos sorteios fecharão o dia.

Patrocinadores

DIAMOND


GOLD

SILVER



REALIZAÇÃO