TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Design Thinking Desenvolvendo soluções e entregando valor com métodos e ferramentas centrados no usuário

Apresentar e compartilhar conhecimento sobre Design Thinking e outros métodos centrados no usuário

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Morte as reuniões de Brainstorming longa vida ao Lightning Decision Jam
Alexandro Upits Leal
Reuniões de Brainstorming gastam um tempo valioso, geram discussões que não levam a nada e só fazem a equipe perder tempo, pois as ideias levantadas acabam sendo sempre as dos líderes (naturais ou de cargo) e nunca dão o mesmo espaço para todos. Vamos jogar ela fora e abraçar o Lightning Decision Jam que vai fazer sua equipe sair com ações para serem implementadas sem briga e em pouco tempo independente do tamanho do problemas e o mais importante com ordem de prioridade!
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11:10 às 12:00 Design thinking e storytelling: criando empatia (e rentabilidade) para além da jornada do herói.
Nessa Rodrigues

Persona, mapa de calor, jornada do herói, trackear utm... quem nunca? Tudo isso é bem legal e pode fazer muito pelo posicionamento e relacionamento da empresa com os públicos, mas podemos (e devemos) ir além disso para entender de verdade os diferentes tipos e contextos em que os clientes se encontram. Nesse bate papo vamos ver alguns cases e compartilhar ferramentas que alguns d.thinkers usam para ir além da famigerada jornada do herói.

Design Thinking e Lean Startup - Inovação e empreendedorismo através do design thinking
Cecília Rosa

Design Thinking e Lean Startup - Inovação e empreendedorismo através do design thinking

Através de imersão, análise, ideação e prototipação o design thinking se propõe a observar e solucionar problemas complexos e transformar a maneira de resolver as coisas e somado a conceitos do Lean Startup podemos ter uma forma mais eficaz de transformar modelos de negócios e auxiliar na concepção das ideias, uma abordagem de inovação centrada no ser humano, integrando as pessoas, tecnologia e negócios.

12:10 às 13:00 Design Sprint Ideation: Assertividade na previsão do fluxo de caixa
Gisele Morilha

Nesse mini talk apresentarei um case de utilização de Design Sprint para identificar e estruturar melhorias na previsibilidade de fluxo de caixa em um cliente. Durante 3 dias realizamos a dinâmica com colaboradores de diversas áreas da organização com o intuito de construir planos de ações que possibilitaram: validar a confiabilidade das informações, diminuir a discrepância entre o planejamento previsto X realizado e aumentar a conscientização sobre a importância da previsibilidade do cash flow nos processos de tomada de decisão.

Design Sprint: Entregando valor antes de Codar
Alexandro Upits Leal
A utilização do Design Sprint está muito no hype, mas para que ela realmente serve? Nesta apresentação vamos mostrar as vantagens de utilizar e quando passar longe. Quais foram os acertos e erros que tivemos ao tentar utilizar uma metodologia que pede concentração total de uma equipe durante 5 dias e como vender esta idéia em uma empresa que não quer perder tempo nem dinheiro.
O fim do conto de fadas: o Design Sprint dos sonhos não existe.
Kamila Oliveira
Depois do boom do lançamento do livro Google Design Sprint, muitas empresas passaram a referenciar e fazer uso da metodologia como os ensinamentos dispostos na bíblia sagrada. Obviamente, inúmeros resultados positivos foram obtidos com a aplicação desses ensinamentos. O que não falam é que nem tudo são flores. Aplicar todo o método exatamente nos moldes descritos no manual é um grande desafio e muitas vezes falhamos por não querer enxergar que o contexto vivido pelos autores do livro é completamente diferente da realidade das empresas brasileiras. Essa palestra tem como objetivo compartilhar quedas, tombos e arranhões obtidos como aprendizado durante o processo de descoberta do DS ideal.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Evangelizando stakeholders
Mateus Alberto Lima

Algumas áreas, como Produtos ou Desenvolvimento, vez ou outra (ou sempre) se encontram no cabo de guerra em meio a diferentes stakeholders e seus interesses...?temos que fazer ASSIM?! Contudo, entre outras grandes vantagens, o Design Thinking tem o poder de facilitar esse relacionamento interpessoal, diminuindo o desperdício gerado por decisões equivocadas. Através de um approach de negócios, veja as vantagens de se trabalhar expectativas sem ficar de rodeios ou ?pisando em ovos?. E ainda melhor, deixando satisfeitos mesmo aqueles que abriram mão de seu projeto.

Inovando na cadeia da construção civil
Mariana Vidal

O tema da palestra é baseada no trabalho que venho realizando a um ano na primeira Venture Building do mundo focada na indústria da construção civil. Em um primeiro momento analisamos as metodologias mais vigentes no mercado, e acabamos criando um framework híbrido de design thinking, design sprint, lean UX e agile, com ciclos que somavam uma entrega real de valor e pudesse ser metrificado e qualificado. O papel de UX na construção das startups foi muito além da usabilidade e empatia, andou de mãos dadas com o negócio e votos de decisões, uma atuação muito pautada em UX Strategy e alinhado a metodologias.

Centrada no Usuário, como uma grande empresa está mudando sua cultura e forma de trabalhar
Matias Schertel de Oliveira
Novas empresas e startups em geral já nascem com a experiência do seu usuário no centro das atenções? Mas e as grande empresas, com milhares de usuários e uma história de vários anos? Como elas podem fazer para mudar não somente sua forma de trabalhar, mas também sua cultura? Como Design Thinking Coach e UX advocate na SAP gostaria de mostrar algumas ações que estão sendo tomadas para mudar o rumo da empresa e sua forma de pensar.
15:10 às 16:00 Design Thinking - A arte de pensar
Juliana Martins
É intrigante como os adultos estão tão presentes em tantos meetups e congressos para falar de criatividade e inovação enquanto os jovens são assustadoramente domesticados em um sistema massante de ensino regular.[Nós adultos] Falamos tanto sobre arriscar e errar, mas somos pouco tolerantes as criações e erros dos alunos em fase escolar. Falamos sobre cocriar, mas não incentivamos o trabalho em grupo. Não é só difícil esperar resultados diferentes, é bastante incoerente...
Engenharia concorrente como ferramenta de excelência no design de soluções
Samuel Crescêncio

Nesta palestra vou abordar como a junção de design thinking com engenharia concorrente possibilitou a uma empresa resolver em 4 dias um problemas que há 5 anos não era resolvido.

De quebra, conseguiu desenvolver em 4 meses a melhor solução do mercado, que a possibilitou dobrar seu faturamento e ser vendida em menos de 2 anos.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Neurodesign 4 N00bies
Daniel de Sant'anna Martins

Nos últimos tempos, a neurociência cognitiva tem feito grandes avanços no estudo da mente humana e o comportamento de consumo. Têm se estudado mais sobre o cérebro humano nos últimos 5 anos de que toda a existência do cérebro em seus 200 mil anos de idade. Assim como o neuromarketing, o neurodesign surge na conjugação interdisciplinar de áreas de conhecimento como a estética (de objetos físicos ou virtuais), áreas específicas do cérebro que lidam com cognição, motivação e engajamento. Mas será que pode ser mais do que isso? Vamos descobrir juntos!

Observar, definir para idear. A Realidade Aumentada no processo de decisão de compra.
Cinthia Costa

A Realidade Aumentada (RA ou AR - Augmented Reality) é uma tecnologia emergente poderosa que permite uma experiência mais rica e imersiva. Em pesquisas realizadas em 2018 pelo time de UX Design do SIDIA, o varejo foi identificado como uma das áreas onde o AR está sendo muito aplicado e em constante crescimento. Então, a questão a ser desvendada foi: como o AR pode contribuir no processo de compra online de um móvel para casa? A apresentação mostrará o estudo sobre a tecnologia em discussão, com o foco em aplicações para smartphones, e sobre a abordagem de design centrado no usuário, que colaborou na identificação dos pontos de contato relevantes para a tecnologia AR atuar.

17:40 às 18:30 Design Thinking no Setor Público Brasileiro
Rodrigo Narcizo

O design thinking tem sido uma abordagem cada vez mais utilizada no setor privado, mas será que o mesmo acontece no setor público? Vamos descobrir nesta palestra, que aborda três eixos principais: inovação por meio do design thinking no contexto do setor público (que lida com problemas complexos); mindset do design thinking vs mindset do setor público; e diversos casos reais do uso do design no setor público.

Pense criativo: exercícios para estimular a criatividade e o autoconhecimento
Janine Costa / Diego Morsoletto Cardoso
Criatividade não é mágica. No Design Thinking, colocamos no canto o que já sabemos ou achamos que sabemos e procuramos uma nova perspectiva. Buscamos sempre olhar para o problema e encontrar uma solução criativa. E criatividade pode ser aprendida, desenvolvida e aprimorada. Quando damos um passo atrás na inovação, o que encontramos é o pensamento criativo. Nesta palestra, vamos apresentar exercícios que irão ajudar a estimular a criatividade e o autoconhecimento.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 25 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

UX, Designers, Devs, POs, basicamente qualquer pessoas que desenvolva soluções


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Cinthia Costa
Cinthia Costa
Sidia Samsung
Daniel de Sant'anna Martins
Daniel de Sant'anna Martins
CESAR / D+1 Design & Jogos
Gisele Morilha
Gisele Morilha
Objective Solutions
Mateus Alberto Lima
Mateus Alberto Lima
HostGator América Latina
Rodrigo Narcizo
Rodrigo Narcizo
Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

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