TDC 2019
Florianópolis
Um dos maiores encontros de comunidades e empresas no Brasil

Trilha STADIUM Sexta Uma seleção de palestras do evento apresentadas no auditório principal

O The Developer's Conference tem MUITAS trilhas e é comum ficar em dúvida entre qual trilha participar!

A trilha Stadium é composta de uma seleção de palestras das trilhas do mesmo dia, escolhidas pela sua representatividade e apresentadas no auditório principal.

Além de você poder se inscrever nela, a trilha Stadium é aberta para todos os participantes inscritos no mesmo dia em outras trilhas.

É o TDC garantindo a pluraridade de informação de uma maneira democrática e cheia de conteúdo.


Contaremos com intérpretes de libras nas trilhas Stadium, tanto presencial como online, ampliando a acessibilidade do conteúdo do TDC.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Alinhavando o papel do gerente de produto
Augusto Rückert
Vamos conversar sobre as habilidades e responsabilidades essenciais para o gerente de produtos dentro da organização, tendo como guia os três conhecimentos essenciais da confecção de roupas: Modelagem, Corte e Costura.
Framework ain’t silver bullet
Paula Andrea Hurtado
Você que já é product manager ou que está se preparando para entrar nessa jornada, já deve ter ouvido falar de um bom número de siglas e frameworks. Mas já parou para pensar se você está usando cada um deles no momento certo? Nesta palestra eu trago um apanhado de frameworks, para que juntos consigamos ampliar o horizonte das possibilidades de ferramentas que existem para apoiar a tomada de decisão, entendendo em quais situações cada um funciona melhor e como eles estão interligados.
11:10 às 12:00 Como a plataforma de buscas do ifood funciona
Lucas Viecelli
Nessa palestra vou abordar todos os desafios que tivemos pra implementar um novo modelo de buscas, que fosse mais fácil de implementar novos recursos e escalar. Mostrar resultados de performance e decisões importantes que influenciaram o modelo adotado.
12:10 às 13:00 Por que esse container não roda?
Hevellyn Gomes

Que microserviços em containers são a atual a arquitetura de desenvolvimento de aplicação, isso todos sabemos. Mas e quando o container morre sem dicas nenhuma, ou o deploy passa a ser lento sem mais nem menos? Nessa talk vamos trocar ideias a respeito dos TOP 7 problemas e seus troubleshootings.

Chaos Engineering com Kubernetes
João Brito

Como técnicas de Chaos Engineering podem ser aplicadas ao cluster kubernetes e aplicações e assim alcançar maior resiliência e estabilidade para seus clientes.

13:10 às 14:00 Como aumentar a resiliencia do seu time
Sebastian Ferrari

O que fragiliza seu time de desenvolvimento? Decisões de arquitetura, conhecimento e comunicação com o cliente de forma centralizada podem se tornar pontos fracos (e gargalos) diminuindo a resiliência do seu time perante a complexidade de acontecimentos inesperados impactando o fluxo de entrega de valor, inovação dos projetos de sua organização e finalmente a motivação do seu time. Vou te contar os pilares que aumentaram a resiliência na área de desenvolvimento da Taller, com um time enxuto e 100% remoto. Alguns sendo o Fluxo Unificado, maneiras de compartilhamento de conhecimento, cadências de Kaizen, pair programming, core time, contratação colaborativa e liderança distribuída.

14:10 às 15:00 Construa testes efetivos através do princípio F.I.R.S.T
Elder Moraes
?Escrever testes? Pra quê?! Coloca em produção que a gente entra lá e testa na mão mesmo!? Certamente você já ouviu isso, e provavelmente mais de uma vez. A verdade é que, se talvez seja caro escrever testes, pode ser ainda mais caro não fazê-lo. Pior do que isso, só quando se escreve testes ruins. Nesta sessão falaremos sobre a abordagem F.I.R.S.T para construção de testes. Com ela você vai escrever testes que realmente fazem sentido, e elevar os resultados do seu projeto a outro nível. Junte-se a esse bate papo e crie os melhores testes da sua vida ainda hoje.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Implantando modelos de Deep Learning em Azure Container Instance
Thaissa Bueno Sanches
Um dos principais desafios que os cientistas de dados e engenheiros de ML e DL enfrentam com frequência é que, depois de terem treinado o modelo, eles precisam implantá-lo em escala de produção, para realizar o treinamento de modelos é amplamente aceito e muitas vezes necessário o uso de GPU, porem para realizar inferência nem sempre precisa de uma GPU, porem a mesma poderia acelerar e muito o desempenho na inferência, vamos testar uma modelo de deep learning com Keras e com o Tensorflow como backend, e analisar o desempenho na inferência em GPU e CPU e como colocar em produção e expor um modelo como uma API Rest, para ser consumido por qualquer aplicação.
16:40 às 17:30 Edição de Texto Rico usando estruturas de dados imutáveis
Guilherme Vierno
Com o novo modelo de distribuição de conteúdo multi-canal em que o estamos inseridos atualmente, foi preciso reinventar os editores de texto que usamos na web. Irei mostrar como fazer editores de texto no browser que utilizam estruturas de dados imutáveis como estado, o projeto *Draft.js* do facebook e os desafios de construir um editor de texto JavaScript open-source.
O Presente e o Futuro do TypeScript.
Glaucia Lemos

Quais são as features futuras previstas para o Typescript? O que hoje eu posso fazer para auxiliar no desenvolvimento em JavaScript com Ts? Qual será o futuro do TypeScript? Durante essa palestra, falarei um pouco da história do TypeScript e a importância dele no uso em diferentes frameworks. E qual será o roadmaps previstas para o nosso transpilador JavaScript mais amado por todos!

17:40 às 18:30 Ludocentrismo no design de experiências de usuários na área de saúde
Daniel Martins / Andréa de Oliveira Costa Andrade

Nesse relato de experiência (com direito a post mortem de acertos e erros) apresentarei um case de aplicação do método de design thinking e ferramentas de design de serviços e gamificação, na criação de uma solução para melhoria da experiência de consultas de pacientes do setor de oncogeriatria de um hospital.

Gestão de Prioridades ajudando o design em Mudanças culturais de desenvolvimento.
Renato Custódio
Mudança cultural de desenvolvimento de produtos digitais é um movimento muito necessário. Porém isso nem sempre é um trabalho fácil e tranquilo de ser realizado. Durante este tipo de processo, geralmente o ambiente fica bastante caótico fazendo com que as áreas percam seu controle e organização, isso não é diferente com o design. Nestas situações é crucial uma boa gestão de prioridades para que nenhum recurso ou esforço seja desperdiçado ao até mesmo que isso impacte no engajamento do time. Mas, por que prioridades? E, como se gere isso? Pretendo aprofundar e apresentar os principais pilares de uma gestão de prioridades para times de design, pois projetar produtos no caos não é saudável.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 26 de Abril de 2019

10 às 19 h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Investimento

presencial:R$ 290,00 /R$ 145,00 (estudante)

online: gratuito

Estudante com carteira de estudante e aluno ou ex-aluno de cursos e carreiras da Globalcode pagam meia nas trilhas Stadium! Porém é necessário um código promocional para se inscrever.
Saiba como conseguir o seu código promocional de estudante ou aluno.

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Andréa de Oliveira Costa Andrade
Andréa de Oliveira Costa Andrade
Faculdade Pernambucana de Saúde
Glaucia Lemos
Glaucia Lemos
Microsoft
João Brito
João Brito
Getup Cloud

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet