TDC 2019
Florianópolis
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Java Venha conhecer as principais novidades da linguagem e da plataforma Java

Desde o seu surgimento, a evolução do Java como linguagem e como plataforma tem sido acompanhada ativamente pela comunidade brasileira.

Renova-se continuamente, sempre incorporando novos paradigmas e recursos selecionados pela comunidade a cada novo lançamento.

A trilha apresentará palestras sobre a evolução da linguagem e da plataforma, ciclo de atualizações, bem como experiências de mercado sobre a utilização da versão atual reunindo profissionais reconhecidos pelo mercado.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Java não é mais de graça. E agora?
Bruno Souza

Por mais de duas décadas Java tem sido gratuito. De repente você entra na internet e boom: agora terá que pagar! Sério mesmo?! Informações desencontradas, posts pra lá e pra cá, todo mundo irritado? O que é verdade nisso tudo? Essa sessão vai responder isso para você! E mais além, irá mostrar como as mudanças no licenciamento do Java podem afetar seu projeto e sua carreira. Venha participar dessa conversa esclarecedora, traga suas dúvidas e saia daqui mais confiante para continuar usando sua linguagem favorita.

Organizando as regras de negócios com Specification em aplicações Java
Murillo Grübler
Como desenvolvedor, em algum momento você já se deparou com aquelas condições que verificam se o objeto satisfaz determinado critério. E por muitas vezes, tais condições se repetiam e repetiam em diferentes fluxos, dificultando a manutenção e o seu reúso. Nessa talk, entenderemos como o padrão Specification pode ser uma boa solução para separar regras de negócio e como aplicá-lo em um sistema em Java.
11:10 às 12:00 Java e modularidade, um passeio cronológico
Nancy Lyra
Classificada como robusta e confiável, antiga e estável, a Plataforma Java apresenta até a sua versão 8, uma estrutura monolítica e de difícil manutenção. Na contramão das arquiteturas mais recentes de microserviços, prega reuso mas não incorpora no seu kernel os conceitos reaprovetáveis. Aliás, que kernel? Um simples “Alô, mundo” carrega mais de 300 classes e leva 100ms pra ser executado, em média. Só a partir da versão 9 que o conceito foi, finalmente, incorporado ao JDK. Permitindo que aplicações e bibliotecas usufruam do conceito de modularidade. Nesta apresentação, faremos uma breve viagem cronológica e divertida sobre a plataforma e traremos exemplos práticos utilizando o jShell.
Combatendo code smells em Java
Emmanuel Neri

Code smells são um dos maiores vilões nos nosso código, onde muita vezes dificultam o entendimento do código, proporcionam armadilhas nas implementações e frequentemente ocasionam bugs em produção, com isso, essa apresentação tem como objetivo mostrar os benefícios de produzir códigos limpos através de boas práticas como SOLID, clean code, entre outras, que promovem hábitos de desenvolvimento para não cairmos nessas armadilhas causadas pelos code smells.

12:10 às 13:00 Reactive Programming usando Spring e Java
Tomas Kroth
Reactive Programming está crescendo cada vez mais no mercado. Mas migrar para um paradigma completamente diferente de implementação pode ser difícil no início. Nessa palestra vamos olhar, na teoria e na prática, os benefícios que programação reativa pode trazer para solucionar problemas sob um nova ótica.
13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Revendo Effective Java em 2019
Edson Yanaga
Joshua Bloch acabou de nos presentear com a 3.a edição de "Effective Java", mas 10 anos se passaram desde a última edição. Toda uma nova geração de desenvolvedores deveria poder se beneficiar desse conhecimento - mas perdeu a onda passada. Já é hora de revisitar todo esse maravilhoso conteúdo, e atualizar as suas habilidades para as últimas versões da Plataforma Java. Junte-se a nós nesta sessão de live coding sobre o livro Effective Java (e aprenda inclusive algumas dicas adicionais)!
15:10 às 16:00 Encontrando dependências desatualizadas ou com falhas de segurança em aplicação Java
Marcio Frayze David

Alguns times ainda só se preocupam em atualizar as dependências de seus projetos quando precisam de um recurso novo ou quando algo deixa de funcionar. A desculpa normalmente é a mesma: falta de tempo. O resultado disso é que aos poucos a aplicação enferruja e, quando decidem finalmente atualizar as dependências, aparecem várias incompatibilidades, necessidade de reestruturações ou refatorações no código e muita dor de cabeça. Apresento então formas de encontrar facilmente as dependências que estão desatualizadas e também aquelas que possuem falhas de segurança conhecidas. Além disso, exploro um pouco a ideia de quando e como realizar a atualização destas dependências.

Construindo uma arquitetura de testes
SANDRO GIACOMOZZI / Alisson Medeiros

Aprenda a montar uma arquitetura de testes para facilitar a vida dos desenvolvedores da sua equipe. Monte uma biblioteca de testes utilizando Junit, mockito, assertj, rest-assured e testContainers. Teste suas APIs rest de forma fácil e rápida. Aplique plugins de cobertura e mutação.

16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 Como aumentamos a produtividade adotando uma única tecnologia
Gabriel Feitosa
Desenvolver um produto complexo nem sempre é tarefa para uma só linguagem de programação, porém adicionar várias linguagens de programação pode trazer muito mais improdutividade adicionando complexidade onde não deveria existir. Nesta talk, vamos falar dos problemas que enfrentamos com o desenvolvimento da Conta Azul Mais e como unificar o desenvolvimento com Java nos trouxe a capacidade de escalar time, produto e sistema.
Introdução a Event Sourcing com Kafka
Marcelo Ohashi
Muitos Devs estão criando microsserviços a algum tempo promovendo o compartilhamento de funcionalidades através do uso de massivo de API’s. Porém, constantemente encontramos grandes desafios quando nos deparamos com a próxima necessidade de negócio. Estamos passando por um momento onde não podemos nos dar ao luxo de descartar dados que podem (incluindo no futuro) ser muito úteis para o negócio. Mostrarei alguns conceitos e um exemplo real de como podemos fazer uso de Event Sourcing para trazer mais flexibilidade e resiliência as arquiteturas de microsserviços.
17:40 às 18:30 The quest to the language Graal: one JVM to rule them all
Elder Moraes
É, Frodo... não é fácil ter que trabalhar em projetos com múltiplas linguagens que não se integram nativamente. É como uma jornada rumo a Mordor: cheia de perigos, ciladas e batalhas épicas contra hordas de Bugs (pode chamar também de Orcs). Nessas horas, todo programador gostaria de ter amigo igual ao Sam. Alguém que lhe desse interoperabilidade entre Elfos, Anões, Java, Python, Scala, Node.js... e que ainda permitisse você criar uma nova linguagem! Esse amigo existe. E não é o Sam. O Sméagol o chamaria de Precioso, mas seu nome é Graal VM. E nessa sessão mostraremos como ele vai revolucionar a forma como você pensa e constrói software.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019

10 às 19h

CentroSul

Av. Governador Gustavo Richard, 850
Centro | Florianópolis - SC

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, gerentes e profissionais da área de Desenvolvimento


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Bruno Souza
Bruno Souza
ToolsCloud
Emmanuel Neri
Emmanuel Neri
Jaya Tech

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade

TDCOnline


Realização

Internet