TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Node.js O poder do javascript no back-end

Em 2019 o Node.js continua sendo a plataforma mais utilizada no mundo de acordo com o stackoverflow, alem de ser uma das plataformas mais amadas da atualidade.

Com uma comunidade grande e participativa, a plataforma vem crescendo e se atualizando constantemente da mesma forma que as especificações do Javascript.

O Node.js tem se consolidado como uma plataforma que proporciona alta performance e escalabilidade para suas aplicações. A plataforma também garante alta produtividade para os desenvolvedores.

Descubra o que há de mais inovador nesse ecossistema e como ele pode te ajudar no desempenho e produtividade na sua carreira e na sua empresa.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 NodeJs Formas e Caches
HIGOR Henrique Alves

Alguns dos principais conceitos para todos os mecanismos e engines que usam JavaScript, para que como desenvolvedor, você tenha um maior conhecimento sobre o funcionamento da V8, conhecer um pouco de suas entranhas faz com que isto lhe ajude a raciocinar sobre as características de desempenho que o seu código pode prover.

Web Scraping com Puppeteer: Consuma sites "client side" de forma simples
André Lins
O objetivo dessa apresentação é falar sobre o Puppetter que é uma biblioteca Node.JS que oferece uma API de alto nível para controlar o Chrome ou o Chromium através do protocolo DevTools. Com ele podemos realizar Scraping de forma simples em sites que possuem o carregamento dos dados de forma dinâmica, realizar testes automáticos ou até mesmo automatizar tarefas. Nessa apresentação iremos focar no contexto de scraping trazendo exemplos de como consumir sites "client side".
11:10 às 12:00 Construindo um sistema respiratório com microservices
João Pedro Jesus da Silva

E se seu microservice fosse uma molécula? Nessa palestra vamos construir um sistema respiratório com NodeJS e Moleculer.js, usando técnicas simples e também umas bem curiosas no desenvolvimento de microservices, vamos observar como cada microservice se comporta e claro como eles se comunicam uns com os outros.

12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Zero to Hero - Node.js Asynchronous
Claudiney Junior

Nada pior do que nao entender exatamente uma das maiores vantagens do Node.js. Nesta talk falaremos desde o princípio do Event Loop até o famigerado Async/await com exemplos práticos, hands on e muita conversa com os participantes.

14:10 às 15:00 GraphQL, da especificação à implementação
César Lawall
Criada pelo Facebook, o GraphQL apresenta-se como uma alternativa ao modelo REST que é tão utilizado atualmente. Nesta apresentação, vamos mostrar um pouco da especificação, os problemas que ela se propõe a resolver e uma implementação simples, mostrando como ela encaixa-se perfeitamente com qualquer modelo de dados.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Como utilizar o Node.js com bancos de dados relacionais. Uma abordagem com Knex.js e Bookshelf.js
Wesley Lopes
Utilizar um banco de dados relacional com Node.Js para muitos é um caminho cheio de desafios. Para ajudar a trilhar esse caminho apresento o Knex.Js que é um query builder, e o Bookshelf.Js que é um ORM, ambos para auxliar e facilitar a comunicação da aplicação com o banco de dados de uma forma prática e segura.
Utilizando um microsserviço para comunicar com recursos externos, a anatomia de um gateway node.
Cassiano Raimar Silva
Nesta apresentação irei abordar as partes que compõem um microsserviço que realiza o papel de um gateway, tendo um contrato interno e realizando uma chamada a um recurso externo (uma api rest por exemplo). Além dos componentes do gateway, os cuidados com autenticação, validação de contratos, logs e testes automatizados são alguns assuntos que serão abordados. Nem só de vitórias é feito um caminho... Irei comentar também sobre algumas lições que aprendi.
16:40 às 17:30 Entenda porque o gRPC é uma ótima alternativa ao REST
Daniel Galleni
Descubra a tecnologia por trás do sucesso de empresas como Google, Netflix, Docker e MaxMilhas. Resolva problemas de escala, latência e comunicação entre APIs, aprendendo na prática a fazer streaming, uma alternativa não tão nova assim, mas que se apresenta muito mais robusta que o modelo REST.
Testes de API em aplicações gRPC com NodeJs
Karini Magalhães / Gustavo da Silva Rodrigues
O gRPC é um framework de chamada de procedimento remoto desenvolvido pelo Google. Um dos maiores ganhos em utilizar esse tipo de chamada é em performance, uma vez que seus dados são transportados de forma binária. Nesta talk, vamos utilizar o NodeJs e sua stack de ferramentas para construir uma suite de testes de API em nível de usuário, para garantir seu funcionamento e a qualidade relacionada as regras de negócio.
17:40 às 18:30 Habilitando HTTP/2 e Conversando com o Browser
Matheus Donizete Matos da Silva
Como funciona o HTTP/2 com NodeJS? Entenda as implicações, abordagens e recursos existentes para auxiliar na performance das suas aplicações web abordando também a Web Cache API e questões de performance na integração entre cliente e servidor.
A dive into Cors - aprofundando nas políticas de Cors e preflight
Ana Gomes
"Origin http://localhost is not allowed by Access-Control-Allow-Origin". Já é uma rotina se deparar com esse erro durante o desenvolvimento de um projeto de front end. E aí para resolver, recorremos ao backend ou algum bypass, ou qualquer outra gambiarra que funcione. Mas será que realmente sabemos o que está por trás disso e a forma ideal de resolver? Recentemente passei por mals bocados com essa configuração e gostaria de repassar o que aprendi enquanto resolvia os problemas relacionados.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 15 de Junho de 2019

10 às 19 h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Pessoas desenvolvedoras, testers e entusiastas do ecossistema Javascript no geral.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

André Lins
André Lins
Softplan
Claudiney Junior
Claudiney Junior
Banco Original

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira