TDC 2019
Belo Horizonte
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha UX Design Design como gerador de impacto nos negócios

Todos conhecemos exemplos de design de produtos e serviços ruins. A porta USB (que só dá certo na terceira tentativa). A experiência de ter que correr para conseguir pegar o seu voo de conexão do outro lado em muitos aeroportos. A pequena porta do exaustor na Estrela da Morte de Star Wars.

Todos nós também conhecemos designs icônicos, como o canivete suíço, a simplicidade da página inicial do Google ou a experiência dos visitantes da Disneylândia.

Tudo isso é um lembrete constante de como um design forte pode estar no centro do seu sucesso comercial, tanto em ambientes físicos, de serviço como em digitais.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 PO e UX Designer atuando juntos em favor da entrega de valor
Lídia Silva Ferreira
O ágil propõe times multidisciplinares, onde o trabalho em equipe leva a um objetivo em comum e é preciso ter uma boa comunicação. Mas quando é possível ir além, promovendo sinergia e cooperação entre os papéis, os resultados podem ser ainda melhores. É o caso dos papéis de PO e UX Designer, que bem trabalhados e inseridos em um processo ágil, podem ser a chave para a concepção de um produto centrado no usuário. Nesse case, apresento uma situação real onde o trabalho em par de PO e UX Designer resultou em um sistema de qualidade, onde o ágil rodou com naturalidade, com um time autônomo e criativo, impactando positivamente em suas entregas e soluções.
Product Discovery Framework: um modelo validado com 181 usuários que ganhou o Prêmio Mundial IBM Beacon Awards 2019
Jefferson Alex Silva

Como validar seu novo produto, sabendo que a falta de validação leva 59% das startups à falência? Uma resposta é o Framework para Product Discovery que criamos, onde a integração dos conhecimentos do Product Owner, do UX Designer e do Desenvolvedor, proporcionou validar o produto com 181 usuários, através de um processo de 4 etapas, simples de estruturar e totalmente replicável. O resultado? Desenvolver um ERP inovador em apenas 10 meses e ter o projeto como 1º lugar mundial no IBM Beacon Awards 2019.

11:10 às 12:00 Priorização de recursos baseados em testes de usabilidade
Patricia Prado

Existe muito valor nas regras de negócios dos sistemas legados, mas ao longo do tempo, sua consistência é impactada por novas abordagens, conceitos e até mesmo novas plataformas. Conhecemos ferramentas de priorização que ajudam a minimizar o desgaste de um software, mas como definir qual aplicar? Como traçar uma estratégia que seja viável? Testes e observações rápidas ajudam a direcionar o esforço de desenvolvimento para os recursos que agregam mais valor ao produto. Descubra como aplicar isso na prática, sem muita firula ;)

Como definimos as OKRs do time de UX
Amanda Ulitska

Nosso time de UX decidiu adotar a metodologia de OKRs para definir nossas metas como time de forma a contribuir com as metas organizacionais. Essa palestra traz minha percepção sobre quais diferenças e resultados isso trouxe para nós.

Inserindo a cultura UX
Bruno Vasconcelos
Nesta palestra você verá como foi o desafiante processo de implementar a cultura UX num ambiente onde ela ainda não é realidade. Apresentarei um case de sucesso e mostrarei como o envolvimento de toda a equipe, sobretudo os Desenvolvedores, foram cruciais para o sucesso.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Design Antecipatório - Desafios Éticos e como essa tendência de UX pode mudar nossa relação com a tecnologia.
Gustavo Lamounier

O desenvolvimento tecnológico em direção às experiências antecipadas é aguardado por muitos, uma vez que o cérebro humano não foi feito para o número de escolhas que temos que tomar diariamente.

Nessa conversa quero falar um pouco sobre esse novo campo do design e os desafios éticos que enfrentamos durante o desenvolvimento de sistemas de antecipação baseados em aprendizagem mecânica (machine learning). Falaremos também sobre temas como privacidade, propriedade (de dados), nível de automação, bolha de experiência e livre arbítrio.

Título da apresentação Implementando processos em uma não tão startup assim.
Fabio Yuji Matsuda / Leonardo Pinto Velozo

Hoje, após 5 anos da sua criação, a MaxMilhas contabiliza 1,5 milhão de passagens emitidas, mais de 20 bilhões de milhas negociadas e um faturamento que cresce 300% ao ano, em média. E tudo isso sem ter tido um único aporte. Com mais de 350 funcionários, manter sua agilidade de design e desenvolvimento já não é mais a mesma, e então, o momento em implementar processos para automatizar atividades e para manter a velocidade é essencial. Desta forma, como a área de User Experience está se estruturando para manter a MaxMilhas crescendo na mesma velocidade de alguns anos atrás?

14:10 às 15:00 Do fogão a interface. Como estamos melhorando a experiência dos restaurantes no iFood
Denis Piaia

Entender o usuário é o primeiro passo para desenvolver melhores soluções. Porém quão fundo você mergulha neste oceano? As vezes é preciso sair da cadeira confortável e fritar uns hambúrgueres com o usuário para sentir o que ele sente. E é sobre isso que vamos falar! Sobre como sair do conforto e enfrentar o mundo selvagem!

UX Writing: Conteúdo e Forma no Desenho de Experiências Digitais
Alice Saraiva
Vamos desenvolver o projeto e depois pensamos no conteúdo… - Muitos projetos digitais começam assim: à base de lorem ipsum, sem conteúdo real. A produção é empurrada para o final e é realizada com prazos curtíssimos, no melhor estilo de entrega express, pelas mãos de redatores que não têm uma conexão com o produto. São projetos que perdem a oportunidade de explorar todo seu potencial, por uma simples razão: a falta de substância.  O UX Writing traz uma nova visão para o desenvolvimento de produtos digitais. O conteúdo é considerado uma dimensão estratégica da experiência do usuário e deve convergir para uma direção: atender as necessidades do usuário e os objetivos de negócio.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 UX também fala de Negócios?
Heryk Slawski

Muito se fala sobre a inovação em startups e novos negócios, mas e quando falamos de uma gigante como uma Telecom? Nesta talk, Heryk irá apresentar seus insights e aprendizados trabalhando em uma Squad recém formada, as diferenças, negociação, prototipagem, aproximação com desenvolvedores e como está criando uma cultura de design.

16:40 às 17:30 Como construir um Design System eficiente e escalável.
Guilherme Gonzalez
Design System é um dos temas da vez, mas entre tantos artigos, livros e conteúdo, poucos realmente sabem ou já conseguiram construir um Design System realmente eficiente e duradouro. Pretendo contar como estou fazendo isso na maior empresa de saúde da América Latina, a Dasa.
17:40 às 18:30 Do desafio a aceitação: Criando um time de UX do zero.
Andriéli Pecenin

Em março de 2018 fui convidada para participar de um novo projeto da empresa que atuo. Se este desafio não bastasse, ouve-se a iniciativa da criação de um time de UX, ao qual ingressei. O cenário era o seguinte: Empresa com quase 30 anos de mercado, software legado, nenhuma referência interna no assunto, a responsabilidade de aprender e disseminar uma nova cultura e muitos desafios pelo caminho. Como quebrar esses paradigmas? Nesta oportunidade quero abordar de forma leve, divertida e realista as experiências inspiradoras adquiridas pelo meu time com esta iniciativa, enaltecendo as dificuldades enfrentadas na trajetória, as resistências e como demonstrar o valor desta cultura.

Design Skills Spectrum: Proposta de um framework para equilibrar skills na contratação de UX designers
Daniel Lugondi
A apresentação tratará aspectos relevantes de um modelo de contratação de UX designers, a partir de um estudo de caso, em uma empresa do setor de telecomunicações. O conteúdo ainda perpassará aspectos que envolvem a composição e distribuição dos designers em times, atribuições, equilíbrio de skills, compartilhamento de conhecimento a partir de chapter, assim como oportunidades para aprofundamento da pesquisa, mentoria e desenvolvimento profissional.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Quinta-feira, 13 de Junho de 2019

10 às 19h

UniBH - Campus Buritis

Av. Prof. Mário Werneck, 1685 - Estoril
Estoril | Belo Horizonte - MG

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Designers, Desenvolvedores, PO (Product Owner), Empreendedores, Curiosos


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Lounge +Diversidade e Carreiras: Você poderá assistir às palestras que acontecem nesta área no mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes desta trilha

Alice Saraiva
Alice Saraiva
Badaró UX & Tech
Amanda Ulitska
Amanda Ulitska
Mega Sistemas
Bruno Vasconcelos
Bruno Vasconcelos
Grupo Monetizze
Heryk Slawski
Heryk Slawski
Zup Innovation
Patricia Prado
Patricia Prado
Ideativo Design

Patrocinadores

Diamond





Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira