TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha JavaScript Venha se divertir e atualizar o seu conhecimento de JavaScript!

JavaScript é a única linguagem presente ao mesmo tempo no browser, servidor, desktop e mobile. Uma linguagem dinâmica, que possibilita o uso de orientação a objeto e uso de conceitos de linguagens funcionais ao mesmo tempo, permitindo assim um grande leque de possibilidades e diversão.

A linguagem mais utilizada no GitHub, com aproximadamente o dobro de Pull Requests da segunda colocada.

Já madura, estando presente no cenário comercial junto com as principais linguagens, não para de ser atualizada para ser cada vez mais divertida.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 CSS in JavaScripto, o Anti Pattern que deu certo
Igor Luiz Halfeld

Quem olhou o CSS in JS na primeira vez e pensou, "QUE GAMBIARRA É ESSA VÉI?", acho que todo mundo inclusive eu, quero falar aqui desse "movimento", os benefícios e malefícios que eles trazem, e também como eles funcionam por debaixo dos panos (vou implementar um pra ficar melhor de entender).

Como criar um mapa temático interativo com dados abertos e D3.js
Helder da Rocha
D3.js (Data-Driven Documents) é o projeto mais popular do GitHub: é a principal biblioteca de visualização de dados usada na Web, popular entre jornalistas de dados e usada em infográficos premiados de grandes portais como o New York Times. Baseada totalmente em padrões abertos, oferece uma coleção de ferramentas para facilitar o mapeamento de dados a componentes gráficos em SVG em Canvas. Esta apresentação irá demonstrar como construir um mapa temático interativo usando D3 e dados abertos obtidos de portais públicos e construir um mapa temático iterativo com tecnologias abertas: HTML, CSS, JavaScript, SVG, D3.js, CSV e GeoJSON.
11:10 às 12:00 ASTs - o poder nas suas mãos
Maira Tavares Araujo Bello
Hoje, quem trabalha com JS já está acostumado a ter seu código transformado. Pré-processadores, transpiladores, formatters, linters, bundlers, agora são todos parte do nosso dia-a-dia. Mas como essas ferramentas funcionam? E o que acontece se você tiver um caso de uso especial, que não já exista pronto por aí? Nesta talk falarei sobre Abstract Syntax Trees (ASTs), a base de todas essas transformações. Explicarei o que são e como usá-las para construir suas próprias ferramentas.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 JavaScript the Tough Parts: Closure, Execution Context & Lexical Scope
Guilherme Scotti
Todos os dias desenvolvemos ou usamos alguma aplicação que possui JavaScript, mas você sabe a importância da Closure nas funções que você escreve no dia a dia? sabe como encapsular funcionalidades com escopo? ou como o Execution Environment do JavaScript atua nessas situações? Se você não sabe a resposta para essas perguntas, ou tem dúvida sobre alguns dos principais fundamentos do JavaScript, essa palestra poderá te ajudar a entender melhor
14:10 às 15:00 Web APIs rochedas!
Antonio Neto
Inspirado pela palestra de Zeno Rocha na NEJS Conf 2016 sobre o tema "Web APIs You Didn't Know Existed". Nesta apresentação pretendo falar sobre as APIs JavaScript na Plataforma Web, principalmente Browser APIs relacionadas a desenvolvimento de PWAs, e as coisas incríveis que podem fazer. Além disso, como aproveitar o poder dessas APIs para criar experiências melhores para seus usuários.
JavaScript, para onde vamos? (FishBowl)
Durante esta atividade teremos um coordenador de trilha mediando, e inicialmente 4 convidados + 1 cadeira livre. O mediador escolherá um tema para a discussão. Os demais participantes ouvem a discussão. Quando algum dos espectadores quiser entrar na discussão, ele levanta-se e ocupa a cadeira livre do Fishbowl.
15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 IA + JS , Deu bom?
Letícia Pedroso

Nesta apresentação vamos conhecer a lib Brain.js, biblioteca do Javascript para construção de algoritimos com redes neurais artificiais, analisar sua performance e criar um classificador de texto.

Deno, o patrão ficou maluco?
Raryson Pereira Rost
Ryan Dahl, o criador do Node.JS falou sobre os principais erros que ele cometeu ao criar o Node.JS e como isso não é mais possível de corrigir. Ryan também comentou que está trabalhando em um novo superset do Javascript voltado para o backend. O Deno. Quero conversar com vocês sobre o Deno, sobre a filosofia que programar no backend deveria ser tão simples como programar no frontend e como o Deno quer vir para te proporcionar isso. Também quero fazer um comparativo entre o Deno e o Node e mostrar para vocês como que os dois são relacionados e as diferenças.
16:40 às 17:30 Programação Funcional e Reativa para Web na Prática
William Grasel

Passado o hype de programação reativa de alguns anos atrás, foi tempo suficiente para esse conceito e suas ferramentas amadurecerem em meio a comunidade. Nessa apresentação veremos técnicas avançadas de programação assíncrona, muito além de callbacks, promises e async/await, para domar todo tipo de fluxo de dados com facilidade, utilizando um pattern muito antigo chamado Observable. Tudo isso em meio a exemplos práticos com novas ferramentas para seu dia a dia!

17:40 às 18:30 AWS Lambda - Back-end sem servidor é possível?
Felipe Trevisan

AWS Lambda - O que, por que e como fazer a sua aplicação ter alta disponibilidade e escalabilidade de maneira eficiente.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sábado, 12 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores, Arquitetos, Fullstack, Entusiastas, Estudantes, Curiosos


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha JavaScript

Igor Luiz Halfeld
Igor Luiz Halfeld
Estratégia Concursos
William Grasel
William Grasel
Itaú Unibanco

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online