TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Microservices Conheça as novidades no universso de Microsserviços

Microserviços tem uma arquitetura diferenciada, onde busca fragmentar funcionalidades da aplicação, as tornando independentes.

Venha conhecer como a arquitetura de Microsserviços funciona, quais suas vantagens, como pode melhorar seu projeto e como vem sendo aplicada por expecialistas.

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Sobrevivendo à escala: padrões para evoluir microserviços resilientes a falhas
Alexandre Freire Kawakami

Falhas vão acontecer. Todo o tempo. Essa é uma realidade inevitável para sistemas distribuídos em escala e a Nubank não é uma exceção. Nos últimos anos investimos cada vez mais em maneiras de tornar nossos sistemas mais resilientes. Um dia foi um DDoS interno. Em outro uma API de terceiro ficou fora do ar. Em outra deletaram um banco de produção. Nesta palestra vamos explorar maneiras de lidar com falhas e evitar com que elas ocorram (da próxima vez), com casos reais que levaram às suas implementações. Venha conhecer técnicas como circuit breakers, sharding, vantagens e desvantagens de migrar fluxos para assíncronos, monitoramento, canary deploys, deploy contínuo e gradual rollouts.

11:10 às 12:00 Microservices como uma arquitetura evolutiva: Lições aprendidas
Luram Archanjo
Ao longo dos anos a arquitetura de microservices vem sendo amplamente adotada, por prover inúmeras vantagens como: heterogeneidade tecnológica, escalabilidade, desacoplamento etc. Nesse sentido a arquitetura de microservices atendem as definições de uma arquitetura evolutiva, ou seja, uma arquitetura projetada para mudanças incrementais até mesmo mudanças de linguagens. Nesta palestra, iremos discorrer quais foram as decisões para adotar frameworks e técnicas como: Spring, Vert.x, gRPC, Event-driven Architecture numa arquitetura para uma solução de meio de pagamento no qual throughput e response time é crucial para a sobrevivência do business.
Os percalços de microsserviços
Fabio Rodrigues e Souza
A Arquitetura em microservices é uma realidade para muitas empresas, é muito aclamada e com toda a razão! Mas é importante conhecer os riscos e cuidados que temos que tomar ao adotar essa arquitetura, para não acabarmos com um elefante branco no meio da sala.
12:10 às 13:00 Service Mesh e Sidecars com Istio e Envoy
Rafael Benevides

A primeira geração de micro-serviços, foram primeiramente construídas em cima do Netflix OSS e mais algumas anotações do Spring Cloud annotations misturados com a lógica de negócios. A próxima geração de micro-serviços utilizará sidecars e service mesh. Nesta sessão, você terá um contato com Envoy e Istio. Dois projetos opensource que irão mudar a forma que você escreve aplicações Java usando Kubernetes. Vejo como utilizar o Envoy e o Isto para gerenciar o tráfego, introduzir falhar A/B testing, dark launches, mirroring, e talvez muito mais.

13:10 às 14:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
14:10 às 15:00 Microserviços Supersônicos e Subatômicos com Quarkus
Pedro Henrique de Oliveira Silva / William Siqueira
Cansado de inúmeros re-deploys e esperar o servidor para testar seu código durante o desenvolvimento? Usar APIs antigas e pesadas e inúmeras configurações? Venha conhecer Quarkus! Vamos mostrar como criar aplicações para microserviços usando Java com quarkus.io que utiliza GraalVM para geração de aplicações nativa com um modelo de desenvolvimento ágil e focado na produtividade do desenvolvedor. Vamos juntos criar uma aplicação CRUD com Quarkus, com API REST, com segurança, conexão a um banco de dados, testes unitários, criação de imagem Docker e imagem nativa para ser executada sem o uso da Máquina Virtual do Java (JVM).
15:10 às 16:00 Utilizando o padrão outbox para garantir consistência numa arquitetura event-driven: o caso da In Loco
Rafael Acevedo
Na In Loco, possuímos uma arquitetura de microsserviços responsável por veicular anúncios em larga escala, atendendo a mais de 3 milhões de requisições por minuto. Para criá-la, enfrentamos um desafio: como executar alterações em uma entidade quando múltiplos serviços armazenam suas diferentes partes? Garantir consistência de dados em microsserviços orientados a eventos é difícil, mas existem alguns padrões para nos ajudar. Nessa talk, contaremos um pouco da nossa jornada na implementação do padrão outbox para garantir a consistência de dados na arquitetura, utilizando o Kafka e o Debezium para propagar mudanças em entidades transacionalmente e com pouca alteração no código dos serviços.
Logs efetivos: um impacto direto na observabilidade de microsserviços
Izael Effemberg
Todos sabemos a importância que o tratamento adequado de logs tem, ainda mais em ambientes cada vez mais complexos e heterogêneos. Mas será que levamos tão a sério assim este elemento tão importante? Nessa talk traremos a importância dos Logs e seu papel fundamental na melhora contínua dos nossos serviços e produtos, apresentando como podemos ser efetivos na hora de: interpretar a experiência do usuário; observar e entender o comportamento das nossas aplicações; como obter insumos para tomada de decisões em nossos produtos, e quanto pode nos custa essa prática.
16:00 às 16:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

16:40 às 17:30 RabbitMQ + Nomad + ElasticSearch: uma alternativa simples e barata para microserviços
Marcelo Oikawa
Não é novidade que microserviços ainda é um tema amplamente discutido. Porém, o uso de filas é uma alternativa interessante em fluxos que podem ser assíncronos. Nessa apresentação vamos mostrar como o time de produtos pagos da OLX substituiu boa parte de seus microserviços usando filas através de uma arquitetura simples e barata. No entanto, não basta apenas substituir, temos que aprender a monitorar, testar, evoluir e documentar de uma forma diferente da que fazíamos com microserviços.
17:40 às 18:30 Criando e monitorando uma aplicação com mais de 50k de requests por minuto
Rafael Pazini

Mostrarei como criamos e monitoramos a aplicação de Seller Invoices no Mercado Livre, aplicação que é respnsável por criar todas as notas fiscais geradas no brasil e na argentina e que foi desenvolvida 100% aqui no brasil :)... Mostrar o conceito de async, filas e retrys que usamos para conseguir ter isso tudo monitorado e funcionando.

18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Desenvolvedores de Softwares, Gerentes de Projetos, Analistas de Negócios, Estudantes da área de tecnologia, entusiastas e curiosos do mundo dos códigos.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Microservices

Izael Effemberg
Izael Effemberg
ThoughtWorks
Rafael Pazini
Rafael Pazini
Mercado Livre

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online