TDC 2019
Recife
O encontro de comunidades e empresas no Brasil

Trilha Kanban e Lean Da filosofia do Lean ao pragmatismo do Kanban. Aplicando mudanças evolucionárias em toda organização.

Um ato de liderança do Sakichi Toyoda que realizou melhorias na máquina de tear da sua mãe, se tornou a base para o pensamento evolucionário que transformou a indústria de manufatura e serviu de inspiração para pensamento ágil.

O outro ato de liderança, agora do David J. Anderson, expandiu este pensamento através do Método Kanban para todas as indústrias existentes hoje, ajudando as empresas a se tornarem eficientes e eficazes.

O que os participantes irão encontrar nessa trilha:

- Como dar os primeiros passos com esses métodos

- Ações pragmáticas com Lean e Kanban

- Relato de experiência de pessoas aplicando Lean e Kanban

- Métricas e gestão de fluxo

Palestras

Importante: A grade de palestras está sujeita a alterações sem prévio aviso.
Conteúdo
08:00 às 09:00 Credenciamento e recepção dos participantes

Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal.

09:00 às 10:00 Abertura do evento no Auditório Principal

Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores.

Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades.

10:10 às 11:00 Shusa - Na defesa de um fluxo de valor orientado ao cliente
CHRISTOPHER THOMPSON
Estudar processos, desenhar fluxos de valor e tornar visual (kanban) todos (ou quase todos) fazem. Definir responsáveis por partes com Product Owners, Product Managers, líderes de melhorias (kaizen) ou de frentes já vem acontecendo. Qual o problema então? Conflitos, muitos conflitos! Metas divergentes, objetivos e interesses que muitas vezes levam a brigas entre áreas e departamentos até que finalmente alguém que por motivo de "crachá", tempo de casa, amigo do chefe, etc. acaba por vencer. Quem perde? Só o Cliente. Trabalhar o fluxo de ponta-a-ponta com responsabilidade e defender o Cliente (sempre) é uma função fundamental em uma jornada lean, conheça este super gestor de fluxo, o Shusa.
11:10 às 12:00 Transformando uma empresa tendo apenas 1 restrição. "Não parar ninguém!"
Jose JR

A palestra fala sobre as dificuldades e desafios em plantar a Agilidade em uma empresa que atua Internacionalmente com Certificações CMMI, IT Mark, MoProsoft e MPS-br projetizada fortemente, onde o CEO preferia o computador do que lidar com as pessoas. O comando e controle existia com a pressão da Diretoria de Operações e Financeira atuava diretamente na area de desenvolvimento e priorização do atendimento e desenvolvimento, o Caos estava instaurado na área de Operações e sufocava as pessoas com mais de 400 itens de trabalho que não parava de crescer.

Processos Mapeados, o que faço agora? Uma visão do uso do Kanban
RICARDO POLITO / Warly Silva
A presente palestra versa sobre como utilizar o Kanban para auxiliar na implantação de processos. Partindo da experiência em mapeamento de processos de diversos órgãos do governo, dentre IBAMA, MPOG, MDS e outros. Proponho utilizar a abordagem evolucionária do Kanban para melhorar a forma de implantação de processos e principalmente auxiliar na evolução dos mesmos. O foco da palestra é demonstrar que num mundo VUCA de constantes evoluções, o uso de uma abordagem AS-IS e TO-BE de processo precisar ser mais dinâmica e promover o a evolução constante.
12:00 às 13:00 Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
13:10 às 14:00 Do Fabril ao ágil : 5 aprendizados do modelo fabril japonês aplicados a times ágeis
Francisco Fujimoto / Cristiano Oliveira

Trazer uma nova perspectiva sobre a gestão de times ágeis. Fazendo um paralelo entre as experiências tanto na gestão de pessoas em um ambiente fabril quanto em um ambiente com foco na era do conhecimento e economia criativa. Além de quebrar mitos e também trazer curiosidades em relação da cultura japonesa.

Metrificando o que realmente importa
SALGER LUIZ DE OLIVEIRA / Renato Guarato
Nesta palestra vamos demonstrar a importância e o impacto que o fluxo mapeado tem sobre as métricas que colhemos. Trabalhar com métricas de vaidade pode trazer prejuízos grandes aos times envolvidos. Além de alguns termos teóricos, queremos apresentar casos reais, demonstrando suas falhas e também os ajustes para que chegássemos a métricas realistas e consequentemente ganhos nos times envolvidos.
14:10 às 15:00 LEAN: A3 em 3 passos
Cristiane Simons
A3- Esta ferramenta do LEAN muito utilizada no apoio para elaboração e acompanhamento de PDCAs apresentada em 3 passos.
Componentes de antifragilidade nas cerimônias ágeis: Uma abordagem prática
Petrus Junior Evangelista

Existem vários elementos de antifragilidade inseridos em sistemas para mitigar suas fragilidades. Podemos encontra-los nas cerimônias e técnicas ágeis. Eles foram introduzidos para diminuir ou eliminar fragilidades encontradas nas formas de gerenciamento anteriores. Ex.: Na Toyota, o gerente da linha de produção não conseguia melhora-la por ser mal visto pelo time uma vez que apontava atrasos, erros e nunca se responsabilizava. Para mudar, inverteram a situação e colocaram um cordão (andon) que podia ser puxado por qualquer funcionário que identificava uma anomalia e um painel para contar o tempo da linha parada. Com isso, o gerente precisou mudar o foco e os problemas da linha diminuíram.

15:00 às 15:30 Coffee-break e Networking

Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos.

Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.

15:40 às 16:30 Da visualização à discussão do propósito: Kanban para chatbots com propósito
Daniel Alfenas / Diego Howes
Vamos mostrar como aumentamos o sucesso na criação e curadoria de chatbots com a adoção da Kanban. Iniciando com um sistema de trabalho visual e com limitação de WIP, aumentamos a colaboração entre desenvolvedores, curadores e pessoas de negócio, aumentando a maturidade e levando a discussões sobre o propósito do chatbot e (incrível!) a rediscutir o propósito dos serviços fornecidos por nossos clientes, dos quais os chatbots são apenas uma parte.
ESTUDO DE CASO: Aplicação de métricas Lean para análise e melhoria em processos de manutenção de software
Luciano Galvão
Um estudo de caso sobre análise de desempenho do processo aplicado em um projeto de manutenção de software através da coleta de métricas Lean, com o objetivo de propor sugestões de melhoria ao processo, além de uma nova forma de analisar seu desempenho. A organização não realizava coleta e análise destas métricas. Inicialmente, foi identificada a cadeia de valor do projeto. Com os dados históricos relacionados ao fluxo das atividades no passar do tempo, foram calculadas e analisadas as métricas lead time, CFD, beat time, throughput, beat time e cycle time. A partir da análise dos dados, foram identificadas oportunidades de melhoria para o projeto.
16:40 às 17:30 Fit4Purpose e como liderar organizações em busca do produto certo
Marco Dubovski / Andressa Chiara
O uso do Kanban é reconhecido e comprovado como forma de melhorar eficiência. Mas Lean Kanban é muito mais do que isso: aplicado na busca da aderência ao propósito de organização e consumidores, ele inicia uma revolução na forma como trabalhamos. Nesta palestra apresentaremos alguns cases onde o Fit4Purpose e a busca pelo produto certo guiou a criatividade e o engajamento de pessoas comuns, gerando resultados incríveis.
17:40 às 18:30 Vamos entender melhor o KMM (Kanban Maturity Model) antes de crucificá-lo?
Andrea Pinto
Olá! Nessa apresentação tentarei desmistificar alguns pontos em relação ao KMM. Como uma das referências utilizadas pelo David Anderson para a criação do KMM foi o CMMI, noto que há um incômodo na comunidade em relação ao modelo, as pessoas estão assumindo que o KMM é prescritivo, engessado. Quero descrever como os níveis de maturidade funcionam, qual a "lógica" por trás da arquitetura sugerida e com isso apresentar uma nova perspectiva do modelo para o público. Considero o KMM uma ferramenta muito poderosa, é uma sugestão muito bem embasada de um roadmap para melhoria evolutiva e contínua de uma organização.
18:40 às 19:00 Encerramento e Sorteios

No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura.

Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia.

Data e Local

Sexta-feira, 11 de Outubro de 2019

10 às 19 h

Universidade Católica De Pernambuco - UNICAP

Rua Almeida Cunha (estacionamento dos alunos)
Boa Vista, Recife - PE

Informações sobre Data e Local


Público Alvo

Profissionais de diversas áreas que buscam a melhoria dos seus times, processos, e produtos.


Investimento

presencial:R$ 290,00

Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.


Palestrantes da Trilha Kanban e Lean

Andrea Pinto
Andrea Pinto
Accenture
CHRISTOPHER THOMPSON
CHRISTOPHER THOMPSON
Lean Institute Brasil
Cristiane Simons
Cristiane Simons
Banco Itaú
Francisco Fujimoto
Francisco Fujimoto
TQI Consultoria e Desenvolvimento Ltda
Jose JR
Jose JR
Knowleged 21
Luciano Galvão
Luciano Galvão
FADE-Projeto CIn/Samsung
Marco Dubovski
Marco Dubovski
Serasa Experian
RICARDO POLITO
RICARDO POLITO
Penox Gestão em Tecnologia

Patrocinadores

Diamond



Silver



Patrocinios e Apoios Trilha e Workshop


Programa +Diversidade


Atendimento Corporativo


Realização

Instituição Parceira

TDC Online